Agência de Marketing Digital em Salvador atendendo Aracaju e demais regiões do Brasil, referência em Criação de Sites e Inbound Marketing.

Como criar um bom site: 10 fatores

Postado em 22 de maio de 2023 | por
na categoria Criação de sites, Dicas, Notícias
tags , ,
with 0 and 0

CRP 21 Páginas Criação de SiteA criação de sites, por si só, já é uma estratégia de marketing digital. Mas para que ele traga resultados efetivos ao seu negócio, é necessário levar em conta alguns fatores. Colocar um site no ar hoje em dia é fácil, afinal existem ferramentas gratuitas na internet. Porém, se você quer um site estratégico e que melhore seus números, é fundamental investir nissoAssim, você terá um site exclusivo, customizado para suas necessidades, que facilita a experiência de seu cliente e ainda atende às diretrizes dos buscadores da internet. Tudo isso junto fará com que você apareça bem posicionado nos sites de buscas, como o Google. Ademais, fará com que você ofereça ao seu cliente agilidade na navegação. Conheça então 10 aspectos essenciais para se criar um bom site

1. Boa hospedagem, de preferência no Brasil

Ao contratar uma hospedagem, você não está apenas colocando seu site online. Além disso, você está definindo fatores relevantes, como segurança, velocidade de carregamento, suporte técnico e mais.

Ou seja, a escolha da hospedagem está ligada, portanto, à experiência que você quer proporcionar a seu cliente. Então, opte por uma hospedagem nacional. Além de você ter uma velocidade de conexão maior, o suporte técnico é muito mais ágil.

Por fim, se você precisar recorrer ao Judiciário em razão de alguma demanda contratual, será um problema a mais para resolver. Nesse caso, opte por empresas como a Abrasivo Digital, que além de atuar na criação de sites ainda oferece hospedagem de alta qualidade, com suporte contínuo.

Uma hospedagem de qualidade, portanto, é um diferencial para quem pretende criar um bom site.

2. Para criar um bom site, opte por domínio próprio e de fácil memorização

Outro ponto importante para quem busca criar um bom site é o domínio, ou seja, o endereço eletrônico do seu site. Você precisa ficar atento a duas questões. Primeiramente, ter um domínio próprio (por exemplo, “suamarca.com.br”). Isso fortalece a marca, ajuda na construção da reputação e demonstra mais profissionalismo. Ou seja, passa muito mais credibilidade para clientes, fornecedores e parceiros. 

Além disso, o seu domínio precisa ser simples, direto, objetivo, de fácil compreensão e memorização. Então, escolha um endereço fácil de pronunciar e de escrever, que não deixe dúvidas na grafia. Quanto mais simples o domínio, mais facilmente as pessoas te encontrarão na rede. Portanto, escolha bem o domínio na hora da criação de seu site. 

3. Configuração do sistema de cache na criação de sites

O sistema de cache armazena no navegador as cópias dos arquivos acessados, permitindo mais rapidez e agilidade no acesso futuro aos mesmos arquivos

Ou seja, quando seu cliente revisitar a mesma página, o sistema de cache permite que esses arquivos sejam acessados diretamente da memória do seu computador, sem passar pelo servidor que hospeda a página.

A vantagem é que o usuário ganha muito em desempenho e rapidez de carregamento. Mas é preciso fazer a configuração correta do sistema, para que o funcionamento ocorra conforme planejado.

Então, na hora de contratar uma empresa de criação de sites, verifique se ela otimiza o controle de cache.

4. Camadas de segurança devem ser implementadas na criação de um bom site

Quando falamos em criação de um bom site, um dos pontos cruciais é a segurança.

O Wordfence Security, por exemplo, é fundamental para monitorar as ações que apresentam riscos a seu site. A ferramenta, inclusive, notifica por e-mail o responsável quando há algum problema no site.  Ela também é capaz de já bloquear algumas tentativas de invasão.

Outro exemplo de sistema que contribui para a segurança do site é o cloudflare, uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) otimizada. O sistema aumenta consideravelmente a agilidade de carregamento das páginas.

Além disso, ainda atua no bloqueio de ameaças diversas, inclusive de ataques DDoS (aqueles cujo objetivo é deixar o site indisponível, por meio de uma sobrecarga de acessos mal-intencionados, excedendo a capacidade da rede e derrubando o site).

Essas são apenas exemplos de ferramentas que devem ser utilizadas na criação de sites, para garantir a segurança da página. Adotando essas medidas, você reduzirá drasticamente o risco de invasões e de roubo de dados. Por isso, ao contratar uma empresa de criação de sites, opte por aquela que utiliza variadas camadas de segurança.

5. Implantação de estrutura SEO no código é indispensável na criação de um bom site 

O site de sua empresa precisa estar otimizado para os mecanismos de busca, como o Google. Ou seja, ele precisa respeitar as diretrizes e exigências do buscador

Isso significa que, para criar um bom site, o desenvolvedor deve inserir as estratégias do Search Engine Optimization (SEO) no código. Assim, ele conseguirá atender a critérios que garantirão o bom ranqueamento de sua página nas buscas orgânicas.

Aqui podemos incluir fatores diversos. Por exemplo: a estrutura da URL, sitemaps, rastreamento de URL, otimização de imagens, metadados da página, javascript, tags.

São muitos os detalhes acerca da utilização do SEO no código do site. Se o seu site não traz essas implementações, dificilmente você terá um bom ranqueamento no Google. Portanto, contrate uma empresa que tenha especialistas no assunto. 

6. Certificado SSL instalado é fundamental para quem busca criar um bom site

SSL é a sigla para Secure Sockets Layer, um tipo de certificado digital. Ele determina o nível de segurança da conexão, ao utilizar algoritmos para criptografar as informações trocadas dentro de seu site.

Para identificar o SSL, observe a presença de um cadeado fechado antes do endereço do site, na barra da URL. 

A inserção do SSL dificulta que os invasores consigam ler os dados e informações inseridos no site. Por isso, a importância desse fator para criar um bom site.

7. Ter gestão de conteúdo

Não basta ter um site otimizado, se você não cuida da gestão do conteúdo que será divulgado nele. Então, você precisa planejar tudo o que será publicado no site, desde os conteúdos das páginas fixas até os artigos que serão publicados ao longo do tempo. Esse aspecto é indispensável para quem pretende criar um bom site.

O planejamento deve prever o processo de criação e revisão desses conteúdos, a forma e periodicidade de publicação. Também o acompanhamento e mensuração de resultados e os anúncios pagos. Ou seja, todas as ações de gestão de conteúdo estarão ali.

Há empresas que criam sites e também prestam o serviço de gestão de conteúdo, utilizando ferramentas apropriadas para tornar o processo mais ágil e eficiente. Inclusive, ter acesso a essas ferramentas é uma das vantagens de se contratar uma agência de marketing digital

8. Site responsivo

Site responsivo é aquele que está adaptado a qualquer tela de exibição. Ou seja, o seu site é responsivo quando você tem uma boa experiência ao acessá-lo de qualquer dispositivo, seja um computador, tablet ou celular, por exemplo.

Para criar um bom site, o desenvolvedor deve considerar o acesso às páginas por qualquer tipo de dispositivo. Assim, ele deve realizar as adaptações necessárias para manter a qualidade da experiência do usuário.

Cada aparelho requer um tipo de adaptação. Quando a adaptação está bem feita, a visualização funciona corretamente. Ou seja, sem apresentar distorção no layout ou lentidão no carregamento das páginas. 

9. As boas métricas de Core Web Vitals devem ser consideradas na hora de criar um bom site 

Core Web Vitals é um conjunto de métricas que avalia a experiência do usuário com sua página. Essas métricas analisam, especialmente, a velocidade de sua página e a resposta que ela oferece às interações dos usuários.

O sistema já está, inclusive, incorporado ao algoritmo do Google. Junto com os demais fatores, o Core Web Vitals também interfere no ranqueamento de seu site. Portanto, isso deve fazer parte de um projeto que pretende criar um bom site.

Na própria definição do Google, o Web Vitals é uma iniciativa que auxilia na identificação de oportunidades de melhoria da experiência do usuário.

Assim, se você quer atender aos requisitos da Core Web Vitals, deve contratar uma empresa com expertise na criação de sites. Recomendamos que você entre em contato com a agência Abrasivo Digital. A agência possui equipe específica para criação de sites que atende a todas as exigências e métricas do mercado e dos buscadores. 

10. Após a criação do site, invista em conteúdo relevante com técnicas de SEO

Por fim, aposte em conteúdo de valor com técnicas de SEO. Para criar um bom site, não basta ter um layout bonito e funcional. Você deve ter um bom conteúdo. No planejamento de marketing de sua empresa, inclua as estratégias de marketing digital. Nesse sentido, além de respeitar o SEO, o seu conteúdo deve agradar a quem lê. Então, ofereça informações interessantes. O algoritmo considera esses dois aspectos. 

Portanto, se você quer ter bom site, priorize o conteúdo. Você pode montar uma equipe ou contratar uma agência de marketing digital. A agência oferece vantagens. Por exemplo: equipe qualificada; custos mais baixos; mais competitividade; uso de ferramentas profissionais sem custo adicional; economia de tempo; otimização nas decisões; monitoramento constante dos resultados; ações mais assertivas.

x