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Aprenda mensuração de resultados no marketing digital

Postado em 26 de dezembro de 2022 | por
na categoria Marketing, Notícias
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Mensuração de resultados em marketing digital

A mensuração de resultados no marketing digital consiste na avaliação do desempenho daquela estratégia que está sob análise. Ou seja, é o momento em que você verifica se a ação deu certo, se não deu certo e por quê.

Tudo isso, claro, em função dos objetivos que foram traçados. Realizar o levantamento e avaliação de resultados é fundamental para o profissional conseguir identificar quais ações trazem os melhores retornos ao seu negócio

Mas o que são estratégias de marketing digital?

A expressão estratégia de marketing digital tem relação com o plano de ação traçado dentro de uma proposta de atuação nos canais digitais da empresa.

Então, nesse sentido, podemos criar ações para, por exemplo, aumentar as buscas orgânicas (o Google inclusive lançou um guia recentemente), melhorar o engajamento, conquistar mais resultados com as mídias pagas, estreitar o relacionamento com os clientes, captar mais leads etc.

Apesar de cada objetivo específico necessitar de ações direcionadas, estas devem estar de alguma forma conectadas com as metas e objetivos gerais do negócio.

Importância da mensuração de resultados no marketing digital

O monitoramento da performance das campanhas de marketing digital traz inúmeros benefícios, porque permite identificar as ações mais efetivas e também aquelas que não obtiveram êxito. Em uma linguagem bem simples, o achismo acaba cedendo lugar à análise de dados. Ou seja, com o uso de tecnologia e das ferramentas apropriadas, a empresa consegue ter uma medida exata do resultado de suas campanhas.

Com as estatísticas em mãos, fica mais fácil pensar nas próximas ações e estratégias de marketing digital, tornando as decisões muito mais certeiras. Hoje em dia, por exemplo, é possível avaliar cada anúncio feito nas redes sociais, cada postagem.

E qual a importância de tudo isso? A empresa consegue definir melhor em que estratégias investir. A consequência disso tudo é a otimização dos resultados, a redução dos custos e a agilidade e precisão na tomada de decisões.

Se você sabe quais as formas de comunicação que funcionam melhor para sua empresa, você consegue fazer um direcionamento muito mais assertivo de seus investimentos em marketing digital.

Etapas para a mensuração de resultados no marketing digital

Para a implantação de um sistema de avaliação de resultados mais simplificado, porém eficiente, você deve seguir os passos abaixo. 

1º passo: estabeleça as metas e objetivos da mensuração de resultados

Não há como fazer mensuração de resultados em marketing digital se você não tem metas e objetivos bem definidos. Afinal de contas, toda análise de resultado precisa de um parâmetro que indique se a estratégia foi eficiente ou ineficiente.

Portanto, é necessário estabelecer o que você quer com aquela ação, quais são os resultados esperados. Por exemplo, aumentar a taxa de conversão, aumentar o tráfego orgânico etc. A partir da definição de estratégias, você conseguirá compreender, ao final da campanha, se ela foi realmente eficiente.

2º passo: defina os padrões e desvios

Aqui é o momento de compreender quais os resultados que você almeja alcançar, mas considerando os desvios de padrões. Ou seja, é importante entender a margem de “erro” que será esperada, tanto para mais quanto para menos. 

3º passo: determine o sistema de avaliação para a mensuração de resultados

Nessa etapa, você deve estudar as melhores ferramentas para análise e escolher quais serão utilizadas. Além disso, você deve também determinar todo o processo de avaliação, indicando como ele deverá ser feito. Por fim, precisa também definir quem ficará responsável por qual tarefa dentro desse processo de mensuração de resultados de suas ações de marketing digital.

4º passo: compare os resultados encontrados com os previstos

Aqui é o momento de avaliar a efetividade de suas ações. Portanto, não pule essa etapa. É fundamental comparar os resultados que você imaginava alcançar com aqueles que efetivamente foram conquitados. A partir daí, você terá uma visão clara da estratégia de marketing digital escolhida. 

5º passo: se necessário, adote as ações corretivas

Sempre dá tempo de rever uma ação. Portanto, caso os resultados encontrados não estejam em sintonia com o planejado, é hora de pensar em adotar as ações corretivas necessárias. Isso, claro, considerando os desvios normais. As projeções precisam considerar uma margem de erro para mais e para menos.

Dessa forma, leve em consideração essa margem ao avaliar a necessidade de adotar ações corretivas. Estas só devem ser iniciadas, caso o comparativo se mostre fora da previsão de desvio, ou seja, fora do limite aceitável.

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