Tudo sobre Chat GPT: herói ou vilão? Saiba como usar

Postado em 15 de maio de 2023 | por
na categoria Notícias
tags , , ,
com 0 e 0

conheça tudo sobre chat gptO Chat GPT virou o assunto do momento, com muitas promessas de transformar a maneira como fazemos busca de informações e como produzimos conteúdos. A ferramenta de inteligência artificial criada pela OpenAI foi projetada para gerar textos a partir de diálogos virtuais, lançada no final de 2022 de forma gratuita. Ou seja, você pergunta, e o Chat GPT te fornece a resposta. E isso vale para todo tipo de pergunta em qualquer área do conhecimento, e já está disponível versão em português. Leia até o final para compreender tudo sobre Chat GPT, como funciona o sistema, os seus benefícios, como utilizá-lo e as principais discussões. 

Chat GPT: o que é e como surgiu

A OpenAI, responsável pela criação do Chat GPT, é uma instituição de pesquisa norte-americana fundada em 2015, com foco em estudos sobre inteligência artificial. Ela é subsidiada por recursos financeiros provenientes de empresas privadas interessadas no desenvolvimento da tecnologia.

Por trás da OpenAI estão grandes nomes envolvidos com tecnologia, como o programador e investidor Sam Altman, atual CEO da empresa; o cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman; e também o cofundador do PayPal, Peter Thiel. Além deles, Elon Musk (Tesla e SpaceX) também participou da criação da OpenAI, mas acabou deixando o grupo, após divergências com parte da equipe. 

Conceito 

O Chat GPT é um mecanismo de inteligência artificial programado para responder perguntas de forma automatizada. O banco de dados do sistema de tecnologia artificial é alimentado a partir das informações e materiais disponíveis na internet.

A promessa de inovar a busca por informações tem relação com a forma como o Chat GPT funciona. Atualmente, ao fazermos uma busca na internet, recebemos uma lista de links como resposta. Mas com o uso do Chat GPT, você faz uma pergunta e ele te fornece a resposta pronta, simplificando sobremaneira o processo de pesquisa na internet.

A inteligência artificial apresenta respostas com linguagem simples, ou seja, facilmente compreendida pelo usuário. Mas se o usuário não ficar satisfeito com a resposta, o que fazer? Ele pode pedir novas respostas a essa mesma pergunta. 

Mas não é só isso. O Chat GPT também cria conteúdos diversos, como textos, poemas e músicas. Além disso, ele traduz textos, elabora resumos e também faz análise de dados. Tudo isso é possível, porque o algoritmo tem base no machine learning. Essa tecnologia consegue identificar padrões de dados, fazer análises e deve tornar os resultados cada vez mais precisos com o passar do tempo. A construção dos modelos, portanto, é feita de forma automatizada, sem interferência humana. 

As camadas que formam o Chat GPT possibilitam que a inteligência artificial analise os significados das palavras e os contextos em que foram empregadas. 

Outro grande avanço que o sistema traz é a possibilidade de ser incorporado em outros sistemas. Assim, teoricamente o usuário não precisaria acessar um site específico para realizar a sua busca. Ele poderia, por exemplo, fazer buscas direto do whatsapp, ou do chatbot ou de qualquer outro programa, bastando, para isso, ser incorporado a ele. 

Passo a passo de como acessar o Chat GPT

Existe uma versão gratuita da tecnologia, mas também já há planos pagos disponíveis. A diferença é que, ao escolher um plano pago, o usuário passa a ter prioridade de acesso. Ou seja, ele consegue fazer suas buscas mesmo quando o sistema apresentar algum tipo de instabilidade. Para dar os primeiros passos no uso da inteligência artificial, basta seguir o nosso passo a passo.

1. Acesse o site oficial do Chat GPT;

2. Clique no link “Try Chat GPT”;

3. Clique em sign up para criar o seu login e senha de acesso (o sistema pedirá apenas um e-mail e a criação de uma senha), mas você também optar por acessar com suas contas do Google ou da Microsoft

4. Se optar por criar a conta, o sistema enviará uma confirmação para o e-mail informado. Então vá para seu e-mail e clique em “verify email adress”;

5. Preencha os campos solicitados (nome, sobrenome e data de nascimento);

6. Confirme o seu número de telefone e digite na tela o código enviado por mensagem SMS;

7. Pronto! Agora é só começar a utilizar o Chat GPT, digitando sua pergunta na parte inferior da página, onde tem “send a message”. 

Quando você acessa, surgem as informações de que o sistema:

  • Está em busca de feedback para ficar mais completo e seguro;

  • Pode gerar informações incorretas e até ofensivas;

  • Não é próprio para dar conselhos;

  • Poderá fazer revisão das conversas em prol de melhorias;

  • Não é próprio para o usuário compartilhar informações sensíveis;

  • É otimizado para o formato de diálogo;

  • Solicita que o usuário dê um retorno se a resposta foi útil;

  • Pede para compartilhar comentários. 

Principais questionamentos acerca da ferramenta: herói ou vilã?

Apesar do avanço que o Chat GPT traz para a pesquisa e construção de conteúdo, ainda há muito que se melhorar e, ademais, há muitos questionamentos a serem feitos. Além de informações imprecisas que o sistema pode trazer, há também a ocorrência de falhas.

A construção textual da ferramenta traz imprecisões, com qualidade bem abaixo daquela produzida por um profissional. Claro que a tendência é que a tecnologia evolua ao longo do tempo, mas não dá para desconsiderar o perigo que é ficar refém exclusivamente de um sistema que funciona de forma mecânica.

Além disso, a evolução da tecnologia também está promovendo o desenvolvimento de sistemas que consiguem identificar textos produzidos a partir de inteligência artificial. Ou seja, a empresa que pretende substituir, por exemplo, a produção de seu conteúdo pelo uso do sistema, deve ficar atenta.

Sistemas desse tipo podem, por exemplo, construir respostas perigosas, constrangedoras e que causem mal-estar aos clientes da empresa. Isso porque o Chat GPT não leva em consideração o público-alvo da empresa, os seus valores, o tom de voz da marca e demais circunstâncias fundamentais na construção da comunicação de uma marca

Um conteúdo publicado de forma irresponsável, desconectado dos valores da empresa, podem causar danos irreversíveis. Portanto é fundamental fazer o uso consciente e responsável da plataforma.

 

>> Então qual sua opinião do Chat GPT? Conte pra gente!

x