O Chat GPT virou o assunto do momento, com muitas promessas de transformar a maneira como fazemos busca de informações e como produzimos conteúdos. A ferramenta de inteligência artificial criada pela OpenAI foi projetada para gerar textos a partir de diálogos virtuais, lançada no final de 2022 de forma gratuita. Ou seja, você pergunta, e o Chat GPT te fornece a resposta. E isso vale para todo tipo de pergunta em qualquer área do conhecimento, e já está disponível versão em português. Leia até o final para compreender tudo sobre Chat GPT, como funciona o sistema, os seus benefícios, como utilizá-lo e as principais discussões.
A OpenAI, responsável pela criação do Chat GPT, é uma instituição de pesquisa norte-americana fundada em 2015, com foco em estudos sobre inteligência artificial. Ela é subsidiada por recursos financeiros provenientes de empresas privadas interessadas no desenvolvimento da tecnologia.
Por trás da OpenAI estão grandes nomes envolvidos com tecnologia, como o programador e investidor Sam Altman, atual CEO da empresa; o cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman; e também o cofundador do PayPal, Peter Thiel. Além deles, Elon Musk (Tesla e SpaceX) também participou da criação da OpenAI, mas acabou deixando o grupo, após divergências com parte da equipe.
O Chat GPT é um mecanismo de inteligência artificial programado para responder perguntas de forma automatizada. O banco de dados do sistema de tecnologia artificial é alimentado a partir das informações e materiais disponíveis na internet.
A promessa de inovar a busca por informações tem relação com a forma como o Chat GPT funciona. Atualmente, ao fazermos uma busca na internet, recebemos uma lista de links como resposta. Mas com o uso do Chat GPT, você faz uma pergunta e ele te fornece a resposta pronta, simplificando sobremaneira o processo de pesquisa na internet.
A inteligência artificial apresenta respostas com linguagem simples, ou seja, facilmente compreendida pelo usuário. Mas se o usuário não ficar satisfeito com a resposta, o que fazer? Ele pode pedir novas respostas a essa mesma pergunta.
Mas não é só isso. O Chat GPT também cria conteúdos diversos, como textos, poemas e músicas. Além disso, ele traduz textos, elabora resumos e também faz análise de dados. Tudo isso é possível, porque o algoritmo tem base no machine learning. Essa tecnologia consegue identificar padrões de dados, fazer análises e deve tornar os resultados cada vez mais precisos com o passar do tempo. A construção dos modelos, portanto, é feita de forma automatizada, sem interferência humana.
As camadas que formam o Chat GPT possibilitam que a inteligência artificial analise os significados das palavras e os contextos em que foram empregadas.
Outro grande avanço que o sistema traz é a possibilidade de ser incorporado em outros sistemas. Assim, teoricamente o usuário não precisaria acessar um site específico para realizar a sua busca. Ele poderia, por exemplo, fazer buscas direto do whatsapp, ou do chatbot ou de qualquer outro programa, bastando, para isso, ser incorporado a ele.
Existe uma versão gratuita da tecnologia, mas também já há planos pagos disponíveis. A diferença é que, ao escolher um plano pago, o usuário passa a ter prioridade de acesso. Ou seja, ele consegue fazer suas buscas mesmo quando o sistema apresentar algum tipo de instabilidade. Para dar os primeiros passos no uso da inteligência artificial, basta seguir o nosso passo a passo.
1. Acesse o site oficial do Chat GPT;
2. Clique no link “Try Chat GPT”;
3. Clique em sign up para criar o seu login e senha de acesso (o sistema pedirá apenas um e-mail e a criação de uma senha), mas você também optar por acessar com suas contas do Google ou da Microsoft
4. Se optar por criar a conta, o sistema enviará uma confirmação para o e-mail informado. Então vá para seu e-mail e clique em “verify email adress”;
5. Preencha os campos solicitados (nome, sobrenome e data de nascimento);
6. Confirme o seu número de telefone e digite na tela o código enviado por mensagem SMS;
7. Pronto! Agora é só começar a utilizar o Chat GPT, digitando sua pergunta na parte inferior da página, onde tem “send a message”.
Quando você acessa, surgem as informações de que o sistema:
Está em busca de feedback para ficar mais completo e seguro;
Pode gerar informações incorretas e até ofensivas;
Não é próprio para dar conselhos;
Poderá fazer revisão das conversas em prol de melhorias;
Não é próprio para o usuário compartilhar informações sensíveis;
É otimizado para o formato de diálogo;
Solicita que o usuário dê um retorno se a resposta foi útil;
Pede para compartilhar comentários.
Apesar do avanço que o Chat GPT traz para a pesquisa e construção de conteúdo, ainda há muito que se melhorar e, ademais, há muitos questionamentos a serem feitos. Além de informações imprecisas que o sistema pode trazer, há também a ocorrência de falhas.
A construção textual da ferramenta traz imprecisões, com qualidade bem abaixo daquela produzida por um profissional. Claro que a tendência é que a tecnologia evolua ao longo do tempo, mas não dá para desconsiderar o perigo que é ficar refém exclusivamente de um sistema que funciona de forma mecânica.
Além disso, a evolução da tecnologia também está promovendo o desenvolvimento de sistemas que consiguem identificar textos produzidos a partir de inteligência artificial. Ou seja, a empresa que pretende substituir, por exemplo, a produção de seu conteúdo pelo uso do sistema, deve ficar atenta.
Sistemas desse tipo podem, por exemplo, construir respostas perigosas, constrangedoras e que causem mal-estar aos clientes da empresa. Isso porque o Chat GPT não leva em consideração o público-alvo da empresa, os seus valores, o tom de voz da marca e demais circunstâncias fundamentais na construção da comunicação de uma marca.
Um conteúdo publicado de forma irresponsável, desconectado dos valores da empresa, podem causar danos irreversíveis. Portanto é fundamental fazer o uso consciente e responsável da plataforma.
>> Então qual sua opinião do Chat GPT? Conte pra gente!
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas