By Freepik
Conseguir aparecer bem nos buscadores da internet é um desafio, especialmente para quem não compreende muito bem o funcionamento do algoritmo. Mas agora a tarefa deve ficar mais fácil, com o lançamento do guia para ranking de pesquisa no Google.
O documento, divulgado pela empresa em 21 de novembro de 2022, foi batizado de “guide to Google Search ranking systems”, ou, em livre tradução, “guia para os sistemas de classificação da Pesquisa Google“. Ele reúne em um mesmo lugar todas as diretrizes do Google e será um aliado para quem busca um bom posicionamento de seu conteúdo nas pesquisas.
As informações contidas no guia para ranking de pesquisa no Google não são necessariamente uma novidade. A novidade é a reunião dessas informações em um único documento. Isso porque o Google costumava divulgar tais informações de forma descentralizada, em postagens em suas redes sociais e blog.
Agora, com o guia, elas ficam agrupadas em um único lugar e acessível a todos os interessados. Além disso, os profissionais que atuam com marketing digital e outros com interesse no assunto também poderão acompanhar as mudanças de forma mais automática, já que a página deverá atualizar sempre que surgir uma novidade.
O objetivo do Google com o lançamento do guia para ranking de pesquisa no Google é compartilhar as informações sobre o funcionamento do sistema de classificação de seu buscador de uma maneira mais organizada e acessível. O guia, portanto, servirá como um orientador para os produtores de conteúdo e interessados na área. Ou seja, todos poderão compreender melhor como funciona o algoritmo do Google e, dessa forma, terão ferramentas para construir textos com mais sintonia com o buscador.
Mas você pode estar se perguntando por que lançar um guia para ranking de pesquisa no Google. De acordo com o diretor da Abrasivo Digital, Jeferson Lelis, uma das razões seria qualificar melhor os conteúdos. “Do ponto de vista técnico, a compactação dessas orientações em um único local, faz com que uma quantidade maior de pessoas tenha acesso a elas. Isso possibilitará que as pessoas produzam conteúdos com uma qualidade melhor, cada vez mais conectados com o algoritmo. Assim, o sistema de buscas do Google oferecerá resultados ainda melhores às buscas dos usuários”, explica o diretor.
Apesar da divulgação do guia para o ranking de pesquisa no Google, o diretor da Abrasivo Digital faz um alerta. “O Google está facilitando o acesso ao funcionamento de sua ferramenta de ranqueamento, mas a produção de conteúdo não deve focar apenas nisso. É fundamental que os profissionais lembrem que estão escrevendo para pessoas e não apenas para o robô do buscador. Ou seja, é necessário focar no conteúdo de valor e, claro, conectar esse conteúdo de valor às orientações da ferramenta de pesquisa. Porque de nada adianta ter um conteúdo adaptado à ferramenta, se ele não for interessante ao leitor”, afirma Jeferson Lelis.
Outro ponto interessante é que o Google também pretende simplificar a divulgação de suas novas regras, a fim de torná-las mais claras. A ideia é que os próximos updates sejam divididos em duas categorias. Uma, para quando for divulgação de um novo sistema de ranqueamento. Outra, quando for apenas melhorias do sistema em vigor, com o objetivo de potencializar a experiência do usuário.
Nesse sentido, o Google resolveu que sempre que lançar um novo sistema, utilizará a terminologia “system”. Já para as melhorias do sistema que está ativo, essas serão apenas “updates”. “Com a diferenciação das terminologias, o usuário terá mais clareza acerca da novidade implementada pelo Google. Ele conseguirá identificar com muita facilidade se houve mudanças no algoritmo, ou apenas o seu aperfeiçoamento”, esclarece o diretor da Abrasivo Digital, Jeferson Lelis.
A publicação de uma página que traz mais clareza e objetividade sobre o ranking de pesquisa no Google traz muitas vantagens aos profissionais que lidam com produção de conteúdo digital. Então vamos agora compreender algumas dessas vantagens:
Entender o funcionamento das atualizações dos sistemas de classificação do Google;
Compreender o funcionamento do sistema de conteúdo útil;
Saber como funciona o sistema de avaliações do produto;
Entender o sistema que detecta spam;
Tudo isso junto permite que o profissional tenha parâmetros para avaliar o conteúdo que produz atualmente e, assim, possa melhorar o seu conteúdo.
O sistema atual utiliza diversos critérios para definir quais conteúdos devem aparecer em primeiro lugar na pesquisa do usuário. Esse sistema faz várias análises dos conteúdos disponibilizados na rede e, a partir dessa análise, constrói um ranking do que é mais útil ao usuário.
Constantemente, o Google faz uma varredura em seus sistemas e processos, a fim de identificar possibilidades de melhorias ou a necessidade de criar um novo sistema. Todas as atualizações de interesse do público são comunicadas. Mas antes esses comunicados eram feitos pelas redes sociais, não havia um espaço específico para isso.
Conheça agora alguns sistemas de classificação para conseguir ficar bem posicionado no ranking de pesquisa no Google.
BERT
Estuda as diferentes combinações de palavras e os significados que elas expressam.
Informações de crises
O Google identifica se a pesquisa refere-se a alguma crise pessoal ou fato generalizado, para oferecer conteúdos direcionados, de fontes confiáveis.
Eliminação de duplicação
Ao identificar páginas com conteúdos duplicados ou muito semelhantes, o Google faz uma seleção para eliminar os conteúdos repetitivos, oferecendo no resultado da busca aqueles que considera mais relevantes.
Domínio de correspondência exata
O mecanismo identifica os domínios criados com intuito de corresponderem exatamente às buscas dos usuários, evitando dar muita credibilidade a esses sites.
Sistema de atualização
Esse sistema do ranking de pesquisa no Google dá prioridade a conteúdos mais atualizados no caso das buscas relevantes.
Conteúdo útil
Garante que o usuário visualize no ranking de pesquisa no Google prioritariamente conteúdos relevantes e que sejam úteis, escritos de pessoas para pessoas.
E muito mais…
Colocamos apenas alguns exemplos de sistemas que o Google utiliza para montar o ranking. Existem muitos outros funcionando simultaneamente, para entregar ao usuário os melhores resultados de pesquisas.
Ao criar os conteúdos levando em consideração as diretrizes do próprio Google, suas chances de posicionar melhor no buscador aumenta significativamente. Por isso, é muito importante ter uma equipe de profissionais afinada com essas regras e de olho nas atualizações que ocorrem. Dessa forma, você conseguirá aumentar o seu alcance de forma orgânica e aparecer cada vez nas buscas do seu público-alvo.
Se você não tem essa equipe, nós podemos te ajudar. Aqui na Abrasivo Digital, construímos conteúdos integrados e conectados com esses sistemas, para o melhor posicionamento de nossos clientes no ranking de pesquisa no Google. Nossos especialistas em SEO acompanham tudo de perto, para garantir os melhores conteúdos a nossos parceiros.
>> Gostou da novidade? Então conte pra gente o que achou!
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas