Marketing Digital em um só Lugar: Criação de Sites, Inbound Marketing, Redes Sociais, Google Adwords, Google Street View e muito mais.

Sites responsivos: o que são e quais as vantagens de a sua empresa ter um

Postado em 28 de novembro de 2018 | por
na categoria Criação de sites
tags , , , ,
com 0 e 0

Sites responsivos são feitos para se adaptarem a qualquer tipo de resolução, sem distorções

Sites Responsivos

Os smartphones ultrapassaram os computadores e se tornaram, a partir de 2014, os aparelhos preferidos do brasileiro para se conectar à internet, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O fato de que os dispositivos móveis vieram mesmo para ficar reforça a importância acerca do desenvolvimento de sites responsivos. Mas você sabe o que são sites responsivos?

Sites responsivos são aqueles projetados de forma inteligente, no intuito de serem adaptados a qualquer tipo de resolução, sem distorções de qualquer tipo. Certamente você já navegou por alguns sites no celular em que a tela até fica ajustada, mas cujas letras são muito pequenas, o que obriga a utilização de zoom. Esses são exemplos de sites não responsivos.

Ao contrário deles, os sites responsivos são capazes de identificar qual é a largura de cada dispositivo e, dessa forma, conseguem determinar o quanto de espaço está disponível e como a página será mostrada para que esses espaços sejam aproveitados de maneira plena.

Ajuste proporcional dos sites responsivos

Você sabia que, além disso, os sites responsivos também ajustam as dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos de uma página para que eles não fiquem desproporcionais? ­­

Desse modo, podemos dizer que os sites responsivos são aqueles que, com o mesmo layout, se ajustam perfeitamente a qualquer resolução de forma harmônica, passando a mesma experiência de leitura ao usuário, independentemente do dispositivo pelo qual está sendo acessado.

Listamos sete razões para as empresas investirem sites responsivos:

  • Aumentar as vendas

De acordo com o relatório Digital, Social & Mobile 2015, 15% dos brasileiros que utilizam a internet em dispositivos móveis fizeram uma compra nos últimos 30 dias.

Os números mostram uma tendência que está em pleno desenvolvimento. Nesse sentido, ter um aplicativo ou um site responsivo para um e-commerce, por exemplo, é uma maneira de aumentar as suas vendas.

  • Impulsionar a taxa de conversão de leads

Além do aumento de vendas, o que por si só já é um ótimo motivo, há também a possibilidade de aumentar a conversão e gerar leads por meio de dispositivos móveis.

Se você utiliza as redes sociais para promover seus materiais, é muito necessário que as páginas sejam responsivas. O usuário poderá estar navegando nas redes pelo smartphone quando visualizar seu link no feed de notícias. E se, ao clicar, a página for desalinhada, é muito maior a chance de ele não converter do que ele abrir novamente o link no desktop.

  • Otimizar a experiência do usuário

Uma experiência eficaz do usuário é fundamental, porque ela costuma trazer resultados concretos. Talvez você não saiba, mas se um internauta acessar sua página via smartphone e não conseguir encontrar o que procura, as chances de ele desistir e partir para outro site (que pode ser o da concorrência) chegam a 61%. Por outro lado, caso a navegação dele tenha sido satisfatória, a probabilidade de ele converter em seu produto ou serviço são de 67%.

  • O Google prefere sites responsivos

Contar com sites responsivos colabora no sentido de aparecer nos resultados de busca, independentemente do dispositivo que o usuário esteja utilizando para realizar a pesquisa. Isso ocorre porque o Google favorece websites responsivos e, sobretudo quando a busca é feita via dispositivo móvel, dá preferência a esses sites. A consequência natural desse processo é o aumento natural do tráfego orgânico.

A intenção do Google é favorecer os sites responsivos ou que possuem uma versão mobile.

  • Página mais veloz

Sites responsivos são mais leves e otimizados para os dispositivos móveis, e por essa razão acabam sendo carregados mais rapidamente do que uma versão desktop. O conteúdo acima da dobra de um dispositivo móvel deve ser carregado em menos de 1 segundo, de acordo com o que recomenda o Google PageSpeed Developers. Já o carregamento completo da página precisa levar menos de 2 segundos.

Contudo, na maioria dos casos, isso se torna inviável quando uma versão desktop do site é carregada em um dispositivo móvel.

  • Redução da taxa de rejeição

Uma taxa de rejeição muito alta pode ser interpretada pelo Google como sinal de que o conteúdo é irrelevante. O problema, nesse caso, é que aumentam as chances de a sua página perder posições no buscador e, consequentemente, ter menos chances de ser encontrada.

Ter sites responsivos reduz a quantidade de usuários que entram em seu site e saem sem interação alguma.

  • Alta nos compartilhamentos em mídias sociais

Cerca de 40% dos brasileiros possuem contas em redes sociais atualmente. Vale observar que esse número não significa usuários únicos, pois uma pessoa pode ter várias contas em diferentes redes sociais. Todavia, não deixa de ser um número significativo.

Ora, as chances de suas páginas serem compartilhadas em redes sociais por esses usuários são muito maiores se eles tiverem uma experiência agradável de navegação, concorda?

Também vale destacar que ter apenas uma única página responsiva deixa a experiência mais agradável também para quem acessa um link que foi compartilhado via celular por outra pessoa.

Se interessou pelo artigo? A Abrasivo Digital tem expertise na criação de sites responsivos. Caso queira saber mais informações, entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso: https://www.abrasivodigital.com.br/contato/ 

x

Comments

Comments are closed.