O que é um site otimizado para SEO?

Postado em 27 de julho de 2022 | por
na categoria Criação de sites, Marketing, SEO
com 0 e 0

Se você já possui ou pretende fazer um site e não sabe o que significa ter um site otimizado para SEO, pare tudo agora e leia esse artigo até o fim. Porque se o desenvolvimento da sua webpage não passou por essa etapa, será praticamente impossível a página de sua empresa aparecer em destaque no Google e em outros buscadores da internet.

Ou seja, o seu investimento na criação desse site terá sido em vão, e ele dificilmente lhe dará o retorno que você espera. O segredo para o sucesso de um site na internet é otimização para o SEO, e essa é nossa especialidade. Mas agora, a nossa proposta é que você entenda a importância e o que significa essa expressão no universo online, para saber o quanto isso impacta seus resultados.

Entenda o conceito de SEO

SEO e uma sigla em inglês, que significa Search Engine Optimization, ou seja, em livre tradução para o português, Motor de Otimização de Busca. Essa sigla dá nome a um conjunto de estratégias, processos e técnicas que potencializam o desempenho do seu site na internet, fazendo com que ele apareça em posição de destaque nos sites de pesquisas como o Google.

Consequentemente, ele ganha mais visitas orgânicas, ou seja, aumentam os acessos a seu site sem que você precise pagar por essa posição de destaque.

O resultado disso tudo tem impacto direto no tráfego do site, com o aumento natural do número de clientes e, claro, de suas vendas. E quanto mais acesso você recebe, mais ponto o seu site ganha na análise dos sites de pesquisa. Ou seja, é um ciclo que precisa ser mantido.

Mas para você entrar nesse ciclo, o primeiro passo é ter um site que seja totalmente compatível com as exigências dos buscadores. Por isso, ter um site otimizado para SEO é o único caminho para o sucesso no mundo digital. 

Se você se interessa pelo tema, temos um artigo bem completo explicando em detalhes o SEO e dando dicas de implementação. É só clicar aqui para ler. 

O que significa ter um site otimizado para SEO?

Agora que você já sabe o que é o SEO, passaremos à segunda etapa, que é te explicar o que significa, em termos práticos, ter um site otimizado para SEO. Primeiramente, você precisa entender que um bom trabalho de SEO gera aumento em todas as métricas de conversão do site.

importância de ter site otimizado para SEO

importância de ter site otimizado para SEO

Assim, um site otimizado aumenta as visualizações de sua página e faz com que seu site apareça para o público que realmente te interessa

As estratégias de SEO atuam em duas vertentes, chamadas on-page e off-page/link bbuilding. O on-page está relacionado aos aspectos internos do seu site. Por exemplo, temos técnicas específicas para os títulos das páginas, URL, as heading tags, meta tags, domínio, meta-descrição, o conteúdo do site em si etc. Por outro lado, o off-page diz respeito a questões externas, a exemplo da qualidade e quantidade de links externos.

Mas não é só isso, porque buscadores, como o Yahoo, o Bing e o Google, claro, possuem também os seus códigos de conduta próprios. Isso significa que eles possuem exigências próprias que vão além do que levantamos até aqui.

Essas diretrizes impactam diretamente no ranqueamento do site pelos buscadores, por isso elas devem ser atendidas pelos profissionais que trabalham com criação de sites.

Porém, nem todos os profissionais que atuam no mercado sabem da existência desse manual ou têm o conhecimento técnico necessário para implementar essas exigências e criar um site otimizado para SEO de verdade.

Como funcionam as diretrizes do Google em relação ao site otimizado para SEO?

Voltando um pouquinho à ideia inicial desse post, a nossa proposta aqui é te fazer entender a importância de investir em um site otimizado para SEO. Não vamos dar uma aula sobre o assunto aqui, mas vamos te fazer compreender, de uma vez por todas, por que você tem que investir nisso. Portanto, vamos esclarecer o que são, citar e exemplificar essas diretrizes. 

        • Diretrizes gerais

São elas que fazem com que o Google encontre o seu site, faça a indexação dele e, por fim, posicione o seu site no ranking de buscas. Um site otimizado para SEO precisa segui-las. Resumidamente, as diretrizes gerais possuem três objetivos, que são:

  1. Ajudar o Google a encontrar o site;

  2. Ajudar o Google a entender as páginas de seu site; e

  3. Ajudar os usuários a usar e navegar em suas páginas.

Essas regras estão relacionadas, por exemplo, à estrutura de URL, metadados, Googlebot, tags e compatibilidade com navegadores.

        • Diretrizes específicas ao conteúdo 

Aqui, o Google se refere a dicas extras sobre determinados conteúdos que serão postados no site. Elas estão relacionadas por exemplo, ao Google Imagens, vídeos, arquivos rich media safersearch etc.

        • Diretrizes de qualidade

O Google também apresenta uma série de condutas que os profissionais – tanto de programação quanto de criação de conteúdo – devem evitar, se querem um site otimizado para SEO. São comportamentos irregulares, fraudulentos, que o buscador condena. Se o site não observa esses itens, já era. Ele pode, inclusive, ser sabotado e até excluído do buscador. Por exemplo: links ocultos, geração automática de conteúdo, uso de palavras-chaves inadequadas, técnicas de cloaking etc.

        • Core Web Vitals

Você sabia, por exemplo, que o Google possui métricas específicas para avaliar a experiência do usuário em sua navegação pelos websites? E que essas métricas criam um ranking de qualidade de sites responsável por determinar o posicionamento deles nos buscadores? Pois é. Elas são chamadas de Core Web Vitals ou, traduzindo, Principais Métricas da Web. Elas interferem diretamente na qualidade e velocidade do seu site e são fundamentais para quem busca um site otimizado para SEO.

Por que investir em site otimizado para SEO

Por que investir em site otimizado para SEO

Já tenho um site no ar, posso otimizar?

A resposta para essa pergunta é: depende! O profissional precisa avaliar os problemas que o seu site apresenta, as incompatibilidades com os regramentos do Google, para avaliar qual a melhor solução. Às vezes, é muito melhor criar um novo site, que esteja de acordo com as diretrizes.

Até porque, além desse manual, existem outros fatores que devem ser considerados na hora de construir um site. O profissional deve avaliar a adequação do layout, uso de cores, fonte, arquitetura da informação, adequação da linguagem ao seu público-alvo e tantas outras características. 

Na dúvida do que fazer, entre em contato com nossa equipe! Nossos profissionais estão prontos para oferecer a melhor solução disponível no mercado, em se tratando de um site otimizado para SEO. 

x

Comments

Comments are closed.