Tudo sobre planejamento estratégico de marketing

Postado em 27 de maio de 2022 | por
na categoria Marketing
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aprenda a fazer um planejamento estratégico de marketing

A gente já viu aqui no blog que o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão importantíssima para qualquer empresa que tenha projeção de crescimento. Ela permite que o gestor conheça profundamente o negócio e o segmento em que ele está inserido. A partir daí, as tomadas de decisões e direcionamentos ficam mais claros e, por tabela, fica mais claro também qual o melhor caminho a seguir rumo aos objetivos. O planejamento geral, no entanto, não é único e deve servir de base para que sejam desenvolvidos aqueles projetos mais específicos, referentes a cada setor da empresa. Hoje, portanto, vamos falar do planejamento estratégico de marketing, um dos braços desse planejamento geral.

O que é o marketing e qual sua importância?

Para compreender o conceito e importância do planejamento estratégico de marketing, a gente precisa conhecer o que é o marketing. Então, de uma maneira simplificada, o marketing pode ser definido como o processo de planejamento e execução de ações acerca da concepção e distribuição de ideias de modo a satisfazer os objetivos estratégicos do negócio.

Para alcançar os objetivos do negócio, porém, é necessário conhecer o mercado a fundo, especialmente em relação ao que o público-alvo precisa e deseja. Ao conhecer esses desejos, a empresa passa a atuar na concretização deles, mas, claro, levando em conta a eficiência e o diferencial dentro da sua concorrência. O marketing também cuida desse estudo do mercado.

O marketing, portanto, envolve três fatores: a cultura organizacional da empresa, que se relaciona com os valores que ela defende; as estratégias, que têm a ver com a forma e o caminho que serão adotados na busca dos objetivos e de competitividade; e a tática/ação, que é a parte de execução em si, lidando com as ações,  planos, distribuição, comunicação e monitoramento.

planejamento estratégico de marketing alavanca os negóciosComo o marketing atua na gestão estratégica

O marketing exerce diversos papéis na condução da gestão estratégica da empresa. Dessa forma, o setor precisa inicialmente identificar as necessidades e desejos dos clientes e traduzi-los para a empresa. Portanto, o marketing é responsável por levantar quem são os clientes da empresa e como é possível resolver os seus problemas de forma eficiente.

Precisa também determinar como será o posicionamento competitivo da empresa diante do mercado como um todo. Aqui, além dos clientes é preciso analisar também a concorrência. E ainda, precisa definir e gerenciar a aplicação das ações para satisfazer essas necessidades dos clientes, fortalecendo a relação entre eles e a marca.

O que é o planejamento estratégico de marketing?

A chance de sua empresa crescer no mercado sem um planejamento de marketing é muito, muito pequena. E falamos isso com toda tranquilidade. Você deve estar se perguntando agora o porquê, mas isso é fácil de se responder.

Porque é com o planejamento de marketing que você irá pensar e colocar em prática as ideias para fazer o seu cliente se conectar com sua marca. Assim, é pelas ações de marketing que você consegue vender, primeiro, o conceito do seu produto/serviço, para depois concretizar o negócio em si.

O planejamento estratégico de marketing é, portanto, um conjunto de ações integradas direcionadas à realização dos objetivos de mercado da empresa. Então, ele busca, por exemplo, fortalecer a imagem e a marca da empresa; conquistar novos clientes e fidelizar os atuais; trabalhar o lançamento de produtos/serviços; criar estratégias para nutrir os clientes e os potenciais de informações; posicionar a empresa no mercado etc.

Assim, é por meio do planejamento estratégico de marketing que você vai identificar o que deve ser feito a cada momento para conquistar esses objetivos. Ele vai organizar e descrever as ações que devem ser adotadas, criando um direcionamento para que sua empresa consiga cumprir as metas e alcançar os resultados almejados.

planejamento estratégico de marketing: faça sua empresa crescerComo fazer um planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico de marketing precisa compreender inicialmente o cenário em que a empresa está posicionada no momento. A partir daí, é necessário avaliar o que está acontecendo dentro e fora da empresa, em relação ao mercado, ambiente etc. E, ao final, definir o que a empresa deveria estar fazendo, desenhar as ações e colocá-las em prática.

A estratégia de marketing precisa ser direcionada ao segmento, por exemplo, saúde, escritórios de advocacia, educação etc, com foco no problema do cliente, mas sempre alinhada ao planejamento estratégico geral da empresa. E, para isso, precisa contar com os recursos humanos e tecnológicos necessários para implementar as ações na prática. Assim, vamos colocar aqui o passo a passo para você montar um planejamento estratégico de marketing eficaz.

1º passo para um planejamento estratégico de marketing é analisar o propósito, os valores e a missão da empresa

Antes de tudo, para dar início ao seu planejamento de marketing, você deve se conectar com os propósitos da empresa, compreender com clareza quais são os seus valores e a sua missão. O planejamento estratégico de marketing só funciona quando alinhado com esses fatores. Esse entendimento permitirá que você consiga promover programas e ações mais assertivos.

2º passo: Construa a sua buyer persona

Saber para quem você está vendendo é o primeiro passo para construir estratégias eficazes. Assim, é fundamental ter em mente qual a representação fictícia do seu cliente potencial.

Crie a sua persona com o máximo de detalhes, porque é para essa pessoa que você terá que falar. Pense em suas características físicas, seus gostos, personalidade, seus desejos e dores.

Quando você consegue visualizar o público-alvo de seu produto/serviço com mais objetividade, fica mais fácil criar a linha de comunicação para se conectar com ele. Portanto, quanto mais detalhes, melhor.

3º passo: Faça a análise SWOT, para identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades

Analisar o ambiente que ronda o negócio é uma das etapas da construção do planejamento estratégico. Isso acontece, porque tudo o que está tanto ao redor quanto dentro da empresa pode afetar suas atividades.

Uma ferramenta que te ajudará nesse momento é a matriz SWOT, que te permitirá identificar quais são os seus pontos fortes e fracos e também as ameaças e oportunidades.

As forças indicam as vantagens que sua empresa possui internamente. As fraquezas são justamente o contrário, as fragilidades dela.

No quesito externo, temos as oportunidades, que são os fatores externos que colaboram para o crescimento do seu negócio. Enquanto as ameaças, são justamente aqueles obstáculos externos ao seu crescimento.

A clareza sobre o posicionamento e realidade da empresa é um fator determinante para que você possa montar as melhores estratégias. Mas lembre-se de que as circunstâncias podem mudar com o tempo, e você precisará rever esses fatores.

4º passo: Defina as metas SMART e os objetivos

As estratégias de marketing devem ser desenvolvidas para cumprir metas e objetivos. Portanto, você tem que tê-los definidos antes de formular as ações em si. Os objetivos serão aquela luz no fim do túnel, que servirão de base para você estruturar o caminho a alcançá-la.

O que você pretende alcançar com o planejamento? Responda a essa questão, mas utilize metas reais, para não causar frustrações. Sobre as metas SMART, elas tratam justamente dessa necessidade de pensar em objetivos que sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

5º Passo: Aplique a teoria dos 4 Ps do marketing 

Produto, preço, praça e promoção são os 4 Ps do marketing, também conhecidos como mix de marketing. Esse conjunto de variáveis são fatores determinantes para o cliente tomar a decisão sobre a aquisição de seu produto/serviço.

Assim, você deve ter informações detalhadas sobre os quatro aspectos:

  • Produto: a solução que você comercializa, suas características, diferenciais, desvantagens;
  • Preço: o valor que a empresa cobra pelo produto, a precificação e sua composição;
  • Praça: os locais onde será comercializada a solução (sites, lojas físicas, aplicativo) e a logística envolvida;
  • Promoção: as estratégias utilizadas – incluindo a comunicação – para promover o produto.

Estudos mais modernos já incluem outros Ps no mix de marketing, a exemplo das pessoas (equipe interna que se comunica com o cliente); processos (ações para atender aos desejos dos clientes); e provas físicas (itens que demonstram ao cliente a qualidade e segurança do produto).

6º Passo: Compreenda a jornada de compras de seu cliente

Lembra que falamos por aqui da régua de comunicação e de sua importância no planejamento estratégico? Pois é aqui que ela entra.

Para definir estratégias de marketing, você deve conhecer a jornada de seu cliente dentro de sua empresa, desde o primeiro contato até a finalização daquela compra.

A jornada de compra engloba as etapas do aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão. Ocorre que, dentro de cada uma dessas etapas, você precisa nutrir o seu cliente com informações diferentes.

Por isso é fundamental conhecer a jornada e fazer a sua régua de comunicação. Só assim você conseguirá oferecer ao seu cliente a informação certa na hora certa.

7º Passo: Elabore o plano de ação e acrescente o cronograma

O plano reunirá todas as ações que deverão ser adotadas, os recursos humanos e tecnológicos envolvidos nas suas estratégias de marketing. Ele precisa conter tudo em detalhes.

Esse documento funcionará como um guia para toda a sua equipe. Então, fique atento para utilizar uma linguagem clara, direta e objetiva, para que as ações sejam compreensíveis.

Por exemplo, você definirá no plano de ação o que será feito, de que forma e por quem. Ademais, você precisa definir os prazos de implementação de ações. Desenvolver o cronograma de atividades, com prazos delimitados, ajudará a manter a equipe coesa e focada na implementação do plano. 

8º Passo: Faça a previsão do seu orçamento

Todos os custos necessários para colocar em prática o seu planejamento estratégico de marketing devem estar previstos em seu projeto. E mais, lembre-se de levar em consideração o orçamento geral, para que as suas ações sejam financeiramente viáveis para a empresa.

9º Passo: Defina quem fará o que no planejamento estratégico

A equipe precisa estar organizada e ciente, cada um, de suas responsabilidades. Por isso, atribua tarefas específicas a pessoas específicas. Isso facilitará o acompanhamento do plano de ação e, ao mesmo tempo, a avaliação de desempenho.

Uma ferramenta que você utilizar é o 5W2H, que funciona como um checklist administrativo, que prevê as atividades, as responsabilidades e os prazos. A ideia é otimizar os processos e a produtividade.

10º Passo: Faça o monitoramento das ações implementadas 

Sim, você precisa acompanhar de perto as ações e os resultados que elas desencadearam. Monitorar o trabalho, apesar de vir como última etapa, é de suma importância para avaliar a efetividade do seu planejamento. Aqui, por exemplo, você pode utilizar as KPIs, que são indicadores de desempenho. Por falar e, indicadores de desempenho, alguns deles são essenciais para demonstrar a efetividades das ações de marketing da sua empresa. 

Portanto, não deixe de avaliar os aspectos referentes a: número de cliques, taxa de conversão, taxa de leitura de e-mails, taxa de cliques em links, os números relativos a engajamento e reações em postagens nas redes sociais, curva do número de seguidores, volume de vendas efetivas e o comparativo entre os investimentos feitos nas ações e seus retornos.  

Por que e quando eu devo profissionalizar ou terceirizar o planejamento estratégico de marketing?

Nem sempre a empresa tem os recursos humanos necessários para construir um planejamento estratégico de marketing eficaz. Muitas vezes, o departamento de marketing da empresa tem atribuições internas que acabam consumindo os profissionais, não deixando espaço para que se faça um planejamento estratégico. Nesses casos, ou ainda na hipótese de a empresa sequer possuir um setor de marketing, a opção é profissionalizar o trabalho. 

Ou seja, você pode contratar uma agência de marketing para cuidar de toda essa parte. Especialmente porque para que você tenha uma estratégia de marketing que funcione de verdade e traga resultados para a empresa, inclusive, você precisa investir em muitas ferramentas específicas. Mas que ferramentas são essas? Só para te dar alguns exemplos, podemos citar o CRM (Customer Relationship Management), o e-mail marketing, as landpages, planejador de palavras-chaves, ferramentas de análise de dados, criador de anúncios pagos, instrumentos para análise de resultados e muitos outros. 

A Abrasivo Digital, por exemplo, trabalha com toda a parte de planejamento estratégico de marketing digital, oferecendo todas essas ferramentas e muitas outras, para que a sua empresa conquiste os objetivos. Aqui, fazemos todo o planejamento estratégico para sua empresa, definindo estratégias, prazos, orçamentos, recursos e indicadores que ajudarão sua empresa a crescer. 

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