O que é Core Web Vitals e quais são seus impactos em resultados de busca

Postado em 6 de abril de 2022 | por
na categoria Manutenção de sites
tags ,
com 0 e 0
A criação das Core Web Vitals foi anunciada oficialmente pelo Google em maio de 2020

A criação das Core Web Vitals foi anunciada oficialmente pelo Google em maio de 2020

Sabia que a qualidade dos websites pode ser avaliada por meio de métricas já estabelecidas? Um bom exemplo nesse sentido são as Core Web Vitals, que podem ser definidas como um conjunto de mensurações utilizado pelo Google para analisar a experiência de navegação dos usuários.

Utilizadas no algoritmo do Google, as Core Web Vitals (Principais Métricas da Web, numa tradução livre) dizem respeito, por exemplo, à velocidade e estabilidade com que as páginas respondem às interações dos usuários.

Histórico das Core Web Vitals

A criação das Core Web Vitals foi anunciada oficialmente pelo Google em maio de 2020, com o objetivo de orientar os responsáveis pelos sites em prol de uma melhor usabilidade para os visitantes.

Outra finalidade importante é a unificação quanto as orientações de referências de qualidade de uma página, o que substitui a necessidade de ter contato com um número excessivo de ferramentas de avaliação.

Leia também: O meu site é bom o suficiente?

Por que que as Core Web Vitals são tão importantes?

Logicamente, porque ninguém tem mais tempo a perder nos dias de hoje, concorda? As pessoas em geral (entre as quais você que está lendo este artigo e o redator que o escreve) desistem da visita em determinada página quando a mesma apresenta qualquer obstáculo. Vamos combinar que a paciência nessas horas é curta.

E não é só isso. Segundo dados fornecidos pelo Google, quando um site segue as recomendações para cada métrica do Core Web Vitals, os visitantes têm 24% menos chances de abandonar as páginas.

Core Web Vitals conta com três indicadores principais

Core Web Vitals conta com três indicadores principais/Imagem: triowebsoft

Core Web Vitals: conheça os seus três indicadores principais:

1) LCP (Largest Contentful Paint) – mensura o tempo de carregamento da página;

2) FID (First Input Delay) – mede o tempo em que o usuário leva para conseguir interagir com a página;

3) CLS (Cumulative Layout Shift) – verifica a estabilidade do conteúdo enquanto a página carrega e o usuário interagem com a ela.

As Core Web Vitals substituem as métricas que já existiam?

Não. As Core Web Vitals chegaram para se somar a outros fatores de ranqueamento que o algoritmo do Google já considerava, tais como Compatibilidade com dispositivos móveis; Navegação segura; Uso do protocolo HTTPS; Intersticiais não intrusivos (pop-ups).

Com base no anúncio, todos esses aspectos passam a avaliar a experiência da página. Contudo, é importante observar que o Google também conta com centenas de outros fatores de ranqueamento utilizados na classificação dos resultados de busca.

Saiba mais sobre a criação de sites

Você sabia?

Os fatores de ranqueamento do Google apresentam pesos diferentes. Em relação as Core Web Vitals, o algoritmo continua valorizando ao máximo conteúdos relevantes e de qualidade, fatores que se sobrepõem, inclusive, a uma boa experiência na página. Dica da Abrasivo Digital: trabalhe bem ambos os aspectos, porque, dessa forma, seu site se destacará ainda mais nas ferramentas de busca.

Core Web Vitals: oito dicas para melhorar sua pontuação

  • Otimize o tempo de resposta do servidor;
  • Minifique e adie JavaScript e CSS;
  • Diminua o tempo de carregamento de recursos lentos;
  • Divida Javascript pesados em tarefas menores e assíncronas;
  • Utilize um web worker;
  • Aplique uma API de carregamento de fontes;
  • Introduza atributos de width e height para imagens e vídeos;
  • Reserve espaços fixos para elementos dinâmicos.
Métricas que analisam as Core Web Vitals são analisadas no lab data ou no field data

Métricas que analisam as Core Web Vitals são analisadas no lab data ou no field data

Como funciona a mensuração das Core Web Vitals?

Você deve estar se perguntando como é possível medir as Core Web Vitals, certo? Pois bem, logo que o Google anunciou a implantação das Core Web Vitals, a empresa também informou que estava realizando mudanças nas ferramentas de SEO (https://www.abrasivodigital.com.br/2020/03/seo-como-implementar-site/) que possui, com o objetivo de incorporar as novas métricas.

Tais métricas podem ser aferidas no lab data (laboratório), o qual leva em consideração as ferramentas capazes de simular o carregamento de uma página em um ambiente controlado, ou no field data (em campo), cuja análise considera interações de usuários reais e detalhes imperceptíveis para o laboratório. Outra ferramenta que pode ser útil é o GTmetrix, que além de avaliar seu site informa problemas que ajudam na otimização.

Como posso ter um site que atenda aos requisitos das Core Web Vitals?

A opção mais indicada é contratar uma empresa especializada na criação de sites, como uma agência de marketing digital, que te dê o suporte necessário no desenvolvimento do website da sua organização.

Existem vários fatores que influenciam, diretamente, no que diz respeito à velocidade e qualidade de um site. Dentre eles podemos citar: uma boa hospedagem, boas práticas de programação, aplicação de camadas de cache e aplicação de SEO. A junção destes itens citados, anteriormente, deixa seu site otimizado para o Google.

Aqui, na Abrasivo Digital, temos uma equipe de profissionais experientes, que estão antenados às novas atualizações de tecnologia e implementação de novas regras do Google.

Quando desenvolvemos um site, ele passa por uma avaliação detalhada do GTmetrix (plataforma que faz a medição de performance). Dessa forma, deixamos os sites otimizados e aptos a aparecerem nas primeiras posições do Google.

Além disso, entregamos um relatório de otimização com a pontuação e itens avaliados pelas nossas ferramentas. Abaixo você pode conferir imagens de pontuações de sites desenvolvidos por nossa Agência de Marketing Digital:

 

Site da Abrasivo Digital

Site da Abrasivo Digital: abrasivodigital.com.br

Site da Promar

Site da Promar: promar.org.br

Site da Brasnorte

Site da Brasnorte: brasnorte.com.br

Leia também: Criação de site em Salvador? A Abrasivo Digital tem a solução para a sua empresa?

Entre as principais ferramentas utilizadas pelo Google nessa área destaque para: Chrome User Experience Report (CrUX); PageSpeed Insights; Relatório no Google Search Console; Biblioteca JavaScript; Web Vitals (extensão do Google Chrome); Lighthouse e WebPageTest.

Esperamos que este artigo possa ter contribuído para você aprender mais sobre Core Web Vitals, um tema de fundamental importância para os sites e, principalmente, para uma boa experiência de usabilidade dos usuários, um fator que pode influenciar em uma possível compra (ou desistência) e na imagem que o consumidor forma em relação a determinada marca.

x