By Freepik
Você com certeza já deve ter ouvido ou lido por aí a expressão tráfego pago. Mas será que você sabe realmente o que ela representa e como é possível conquistar resultados positivos para seu negócio por meio dessa estratégia? Aqui vamos destrinchar tudo sobre tráfego pago, um conceito que parece tão simples, mas requer muito conhecimento para funcionar com efetividade.
Todas as visitas que o seu site, blog ou rede social recebe é denominado de tráfego. Portanto, a expressão tráfego pago representa a parcela desses visitantes que chega a sua plataforma a partir de cliques em anúncios pagos. Ou seja, ele surge a partir de um investimento financeiro com foco em atrair pessoas, a fim de aumentar os acessos à sua plataforma digital.
Se você ainda não utiliza essa estratégia em suas redes precisa urgentemente rever isso, porque ela traz bons resultados seja para alavancar as vendas ou até mesmo para movimentar os acessos de seu site ou perfil. É possível realizar esses anúncios em sites, nas próprias redes sociais ou por meio da criação de landing pages.
O que difere os dois conceitos é justamente o investimento financeiro. Assim, no sentido inverso do tráfego pago, quando as visitas acontecem de forma espontânea, sem nenhum custo em dinheiro direto, elas são chamadas de tráfego orgânico. Neste último caso, as pessoas chegam até as suas redes pelas pesquisas que fazem nos sistemas de busca online.
Quando suas estratégias de SEO são boas, esses buscadores acabam colocando sua página em uma posição de destaque, e as pessoas chegam até você sem que tenha pago um anúncio para isso. Aliás, o seu próprio site precisa estar otimizado e não apenas o conteúdo que você posta nele.
Em se tratando do tráfego pago, o retorno que ele te trará será diretamente proporcional ao valor investido associado à qualidade do anúncio. Ou seja, não basta o dinheiro em si, você precisa investir também na qualidade do material, num copywriting bem feito. Porque muito embora o dinheiro pague o acesso, este, por si só, não vai te garantir a venda. O cliente precisa ser conquistado e atraído pelo conteúdo do seu anúncio.
O tráfego orgânico não está vinculado a um anúncio, no entanto, você precisa de uma boa equipe de marketing digital, para ter um conteúdo de valor e com as estratégias adequadas de SEO. Ou seja, demanda tempo e conhecimento. Mas como o tráfego orgânico te garante visitações naturais, é fundamental investir na produção de conteúdo de qualidade, porque ele oferece uma continuidade de resultado, ainda que este não seja imediato.
Ou seja, o bom é associar as duas estratégias. Ter um bom conteúdo para conquistar o público espontâneo e, ao mesmo tempo, investir nas campanhas para atrair públicos específicos. Até porque, quando acaba a campanha, o anúncio deixa de existir e você não terá mais visitas por meio dele.
Tenho mesmo que pagar para aumentar as visitas em meu site? Essa pergunta é comum entre os gestores que não conhecem a fundo o funcionamento do marketing digital. E, sim, o tráfego pago é importante para acelerar seu crescimento. Então vamos agora conhecer as maiores vantagens em investir na estratégia de tráfego pago.
1. Aumentar as visitas ao seu site ou loja online
Quando você paga, é certeza que as visitas acontecerão e você aumentará de uma maneira muito mais rápida a audiência de seu site.
2. Elevar seus resultados de forma imediata
O anúncio consegue aumentar significativamente a sua visibilidade. Ou seja, os resultados são muito mais rápidos.
3. Ganhar visibilidade para a marca
Mais uma vantagem de investir em tráfego pago é fazer com que sua marca ganhe mais visibilidade, ou seja, ela ficará conhecida por um público maior.
4. Criar campanhas com objetivos específicos
Se você quer incrementar a divulgação de um produto e/ou serviço específico, por exemplo, dá para você fazer uma campanha direcionada e investir seu dinheiro com esse foco.
5. Aumentar suas vendas
Com um bom anúncio, você não apenas aumenta sua audiência, mas também consegue elevar as conversões. Utilizando as técnicas corretas de persuasão, você consegue, por meio de um anúncio pago, influenciar a decisão de compra do cliente.
By Freepik
Agora chegamos à parte mais interessante da história, que é colocar a mão na massa. Mas, como já falamos logo no início desse texto, apesar de parecer algo simples, é preciso ter conhecimento suficiente sobre tudo do tráfego pago e estratégias para chegar até seu público. Até porque não adianta elevar sua visita com qualquer pessoa, você precisa atrair a pessoa certa, ou seja, o seu cliente potencial.
Google Ads
Maior plataforma de busca online, o Google precisa estar presente em suas estratégias de mídia paga. Investindo no Google Ads, você consegue aparecer no buscador e demais ferramentas da empresa. Dá para segmentar a audiência e entender o que funciona melhor para o público que você busca atingir.
Instagram Ads
Dá para abusar da criatividade e criar anúncios com formatos variados. O importante é você ter conhecimento de como funciona o algoritmo da rede social, para alavancar seus resultados.
Facebook Ads
Você também consegue personalizar o público-alvo e utilizar tanto fotos quanto vídeos em seus anúncios.
Youtube Ads
O Youtube tem um potencial imenso e dá para abocanhar uma boa parcela do público da plataforma com anúncios bem-feitos. A depender do seu negócio, marcar presença no Youtube pode ser bem estratégico. Investir no Youtube Ads promoverá os vídeos, ganhando destaque entre a concorrência.
LinkedIn Ads
Quem disse que não dá para fazer negócios via Linkedin? especialmente se o seu mercado engloba o mercado B2B (empresas que vendem produtos/serviços a outras empresas), o LinkedIn pode ser uma excelente opção.
TikTok Ads Manager
A ferramenta para anúncios no Tik Tok está disponível para quem possui o Tik Tok for Business. É possível também segmentar o público e ainda avaliar o resultado dos anúncios.
Native Ads
Sabe quando você está lendo um artigo em um site e no meio dele surge um anúncio de tráfego pago, normalmente relacionado ao assunto do que você está lendo? Pois esses são os chamados Native Ads, que são inseridos no contexto do texto. Como são feitos esses anúncios/ Normalmente com o uso de ferramentas como o Outbrain e o Taboola.
Já apresentamos aqui os grandes benefícios que o tráfego pago proporciona. Mas não dá para fazer de qualquer jeito, você precisa dominar a ferramenta, conhecer em detalhes o seu público e, simultaneamente, mandar muito bem em estratégia. Para que a mídia paga traga os resultados esperados é necessário levar em consideração algumas regras imprescindíveis.
Você precisa conhecer o seu público-alvo, porque é isso que definirá quais filtros utilizar na hora de fazer o seu anúncio;
É fundamental compreender com clareza em quais redes sociais está esse público, para fazer as escolhas estratégicas corretas;
Você precisa investir em um anúncio realmente bom, que seja persuasivo, claro e que envolva o seu público. Por isso, é necessário entender de gatilhos mentais, neuromarketing e técnicas de persuasão na hora de construir o anúncio;
A escolha das palavras-chaves deve ser estratégica, elas terão um importante papel no alcance do público;
O seu anúncio precisa deixar claro para o visitante o que ele deve fazer, qual ação deve adotar (clicar em um link? preencher um formulário?). Ele precisa
Estude e implemente com cuidado o cronograma de publicação do anúncio, pois é fundamental que ele apareça na hora certa;
Invista o valor que for necessário, faça um orçamento que seja viável, mas que, ao mesmo tempo, seja capaz de trazer resultado;
Contrate uma empresa especializada em tráfego pago, como a Abrasivo Digital, que possui uma equipe que é perita nessas estratégias, para que os seus resultados cheguem.
Porque você tem duas opções: arriscar fazer o que você não sabe e acabar gastando seu dinheiro a toa, ou investir na contratação de profissionais que dominam as ferramentas e conseguem garantir resultados efetivos para sua empresa. E isso não é um exagero, sabe por quê?
Para utilizar as estratégias de tráfego pago, você precisa entender muita além das ferramentas em si e do posicionamento da empresa nas redes. É fundamental, por exemplo, compreender as formas de custos (CPC e CPM) e quando escolher cada uma delas. No método do Custo por Clique (CPC), você só paga pelos cliques efetivos em sua página. No método de Custo Por Mil Impressões (CPM), a estratégia é fazer com que seu anúncio apareça mais vezes.
Qual método de pagamento escolher? Depende. E isso se chama estratégia. Por exemplo, você busca mais visibilidade e posicionamento ou sua intenção é ganhar cliques reais? O seu negócio é novo? Você sabe quanto exatamente quer investir? Todos esses fatores devem ser considerados no momento de definir a forma de pagamento.
Inclusive, os investimentos com mídia paga devem estar dentro do seu planejamento estratégico de marketing. Ou seja, é mais uma estratégia, dentre tantas outras, para conquistar os seus objetivos. Por isso, a importância de contratar profissionais que dominem a estratégia do tráfego pago.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas