Agência de Marketing Digital em Salvador atendendo Aracaju e demais regiões do Brasil, referência em Criação de Sites e Inbound Marketing.

6 dicas para ficar na primeira página do Google

Postado em 5 de junho de 2023 | por
na categoria Dicas, Notícias
tags , , , ,
com 0 e 0

 alcance a primeira página do googleTer o site na primeira página do Google é o sonho de toda empresa, muito embora pareça um objetivo difícil e distante. Afinal, se você parar para pensar, é uma posição bem acirrada, pois você está competindo com todos os conteúdos disponíveis na internet que tratam do mesmo tema. Ou seja, é um universo gigantesco de informações.

A boa notícia é que a chave da questão não está na quantidade de conteúdo, mas na qualidade. Isso significa que colocar o site em uma posição de destaque no buscador tem a ver com estratégia e conhecimento técnico. Continue aqui com a gente, que apresentaremos dicas valiosas para você alcançar esse posicionamento na busca orgânica do Google.

Por que é necessário aparecer na primeira página do Google?

Há muito tempo que o Google deixou de ser um mero buscador. Hoje em dia, ele se transformou em uma importante ferramenta para quem quer fazer negócios, porque muitos clientes recorrem ao buscar para procurar produtos e serviços. Por meio dos resultados que o Google oferece, o cliente toma decisões. 

Estar na primeira página do Google, portanto, tem vários significados. Primeiramente, indica que a sua empresa é relevante dentro de seu campo de atuação, que tem autoridade em seu segmento. Ou seja, a primeira página do Google te coloca no seleto rol de empresas que passam uma imagem quase que automática de confiança e qualidade simultaneamente. 

Além disso, a primeira página do Google gera um aumento de tráfego em seu site de forma orgânica, sem que você precise pagar para isso. Quanto mais tráfego, mais acesso e mais popularidade o seu site ganha. Assim, o seu site passa a ser conhecido por uma quantidade muito maior de potenciais clientes. 

Mas se você quer provas concretas de tudo isso, vamos às estatísticas! Os números mostram que praticamente todo o tráfego gerado pelas buscas orgânicas do Google são distribuídos entre os links oferecidos na primeira página. Ou seja, mais de 75% das pessoas que buscam alguma coisa no Google se conformam com as respostas oferecidas na primeira página. Por fim, o Google recebe mais de 40 mil pesquisas por segundos e é o buscador preferido por cerca de 93% da população mundial.

Percebe agora a importância de conquistar um lugar na primeira página? Agora vamos às estratégias que te ajudarão a chegar lá.

Estratégias para colocar seu site na primeira posição do Google 

Vamos lá à parte boa da história, em que você aprenderá quais fatores deve levar em consideração para conseguir disputar espaço na primeira página do Google. 

1. Você deve ter um site rápido, de fácil navegação e otimizado

O primeiro critério é, sem dúvida, a qualidade de seu site. Não adianta ter um conteúdo excelente, se a página não carrega rápido, por exemplo. Também não adianta ter o site com uma arquitetura da informação eficiente para acesso pelo notebooks, se o layout fica confuso no celular ou no tablet.

Você precisa ter um bom site, que seja rápido, ter uma estrutura que facilite a navegação de usuário e ser adaptado a para o acesso em todas as plataformas. Se você está em dúvida da qualidade de seu site, dá uma lida em outro artigo nosso, para que você consiga identificar quando deve reformular seu site.

2. Utilizar estratégias de SEO é indispensável, mas o seu conteúdo precisa ser direcionado às pessoas 

Claro que você precisa estudar o algoritmo do buscador, a fim de compreender como ele funciona e como se constrói o ranking da primeira página do Google. Isso, sem dúvidas, é um fator diferencial para quem busca estar nas primeiras posições. Mas, para além disso, você deve focar no seu público, e fornecer um conteúdo de valor para ele.

As informações que você oferece são um chamariz, é o primeiro passo para a construção de uma relação com seu público. Portanto, ele precisa ter uma boa impressão e se identificar com seu conteúdo. Então, escreva para o seu público e não para o Google

3. Para conquistar a primeira página do Google, invista nas palavras-chaves certas

Investir nas palavras-chaves corretas não é clichê, é estratégia. Se o seu site já possui alguma autoridade e já surge em algumas posições de destaque, rankear novas palavras-chaves é mais fácil. Mas se o seu posicionamento não é bom, é necessário fazer um trabalho de formiguinha, para modificar a visão que o Google já construiu sobre você.

Ou seja, é necessário estudar e planejar as palavras-chaves a serem utilizadas. Por exemplo, as long tails são ótimas para quem quer segmentar o público. Elas podem gerar um pouco menos de tráfego, mas acabam atraindo o público certo. E, com o passar do tempo, se você já está emplacando diversas long tails na primeira página do Google, quem sabe já não é a hora de apostar nas head tails? Monte suas estratégias!

4. Tenha uma área de conteúdo de valor dentro de seu site

Os blogs são excelentes para fornecer conteúdo de valor e atrair tráfego. Você pode investir em diversas ações na hora de construir esse conteúdo, associando palavras-chaves às demais estratégias de SEO.

Se você tem um espaço com conteúdo relevante, utiliza o SEO de forma correta e escreve textos voltados para o seu público, a chance de conquistar a primeira página do Google aumenta. O ciente potencial pode cair em seu blog e, a partir de lá, consumir a sua solução. 

5. Meta-descrição e SEO nas imagens ajudam na primeira página do Google

Sabe aquele texto conciso que aparece logo abaixo do título na página de pesquisa do Google? Aquilo ali é a meta-descrição. Você deve criar um texto breve, mas que seja objetivo e atrativo ao mesmo tempo. Além disso, ele deve estar dentro das regras do SEO, ou seja, precisa conter a sua palavra-chave e ter um tamanho determinado. 

Também em relação às fotos, não é só colocar qualquer imagem para ilustrar o textos. As imagens são importantes, porque quebram o bloco de texto, tornando a leitura mais leve. Além disso, você deve utilizar elementos de otimização do SEO na descrição, para que sua imagem seja também bem rankeada, o que contribuirá inclusive para o bom posicionamento do texto. 

6. Contrate uma empresa especialista em criação de conteúdo para primeira página do Google

Se você não possui conhecimento necessário para garantir posição na primeira página do Google, não adianta continuar produzindo conteúdo de qualquer jeito. É hora de parar e pensar na possibilidade de contratar uma empresa com expertise nisso. Entre em contato com a Abrasivo Digital, que tem um time de especialistas em SEO. 

x