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Posição no Google: principais razões de queda e como reverter

Postado em 16 de setembro de 2024 | por
na categoria Notícias
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Conquistar uma boa posição no Google é um dos objetivos do plano de ação de marketing digital. Estar no topo das páginas de buscas com as palavras-chaves certas traz vantagem competitiva à marca. O ranqueamento, no entanto, leva em conta fatores diversos. Por isso, ele pode sofrer oscilações por vários motivos. Nesse artigo, apontaremos as principais causas de quedas de posicionamento e dicas de medidas para reverter essa situação. Confira. 

Como funciona o ranking do Google?

O Google funciona por meio de um algoritmo que faz a análise de dados pré-determinados para montar um ranking de respostas às perguntas dos usuários. Ou seja, se você quer que o seu site tenha um bom ranqueamento no buscador, precisa entender esse algoritmo.

A página de configurações do próprio buscador disponibiliza um conjunto de orientações para ranquear. A partir daí, é necessário saber implementar, na prática, essas diretrizes. Além disso, a qualidade do conteúdo também faz a diferença para conquistar uma boa posição. Por fim, é fundamental entender sobre SEO, para otimizar tanto o site quanto o conteúdo. 

As primeiras posições do Google, no entanto, são sempre destinadas a anúncios pagos. Então, quando você faz uma pesquisa, pode observar que existe a identificação de quais são os anúncios. O ranqueamento a que nos referimos aqui tem relação com o resultado das buscas orgânicas. Sabe quando você faz uma pesquisa e aparece aquela lista de respostas abaixo dos anúncios? Estamos falando daquela ordem de sites que é oferecida pelo Google. 

Como é que o Google escolhe essa ordem? É disso que estamos tratando. 

Principais critérios para ter uma boa posição no Google

Existem inúmeras questões que contribuem para a empresa alcançar uma boa posição no buscador. Mas vamos citar aqui os principais:

  • Site com boa navegabilidade, que promova uma experiência positiva e esteja otimizado para SEO;
  • Velocidade de carregamento dos elementos e das páginas do site;
  • Critérios de segurança da página atendidos;
  • Adaptação do site para dispositivos móveis, como celular e tablets (responsividade);
  • Uso inteligente de técnicas de escrita de conteúdo, como, por exemplo, storytelling e copywriting;
  • Otimização dos conteúdos para SEO (títulos, links, imagens, meta description etc);
  • Escolha estratégica das palavras-chaves;
  • Divulgação de conteúdo de valor, que resolva efetivamente as dores dos clientes potenciais;
  • Consistência na produção de conteúdo, com o investimento em um blog;
  • Revisão e atualização dos conteúdos publicados, quando necessário, e monitoramento do posicionamento do Google;
  • Investimento em link building.

Por que ocorre oscilação na posição do Google?

Ainda que você tenha um excelente conteúdo e um site totalmente otimizado para SEO, ainda assim, há riscos de perda de posição no Google. Isso acontece porque o seu concorrente pode também estar bem assessorado e investindo em um bom conteúdo.

Mas o que fará com que o seu conteúdo seja melhor posicionado que o dele? A consistência de todas essas ações. Ou seja, não adianta fazer tudo isso uma vez e pronto. É fundamental acompanhar as atualizações do algoritmo e promover as adaptações necessárias

Não adianta investir nisso por um ano e deixar de lado depois. Conquistar uma boa posição pode ser até rápido, o problema é manter-se no topo das buscas. E, para isso, é fundamental contar com o apoio de uma agência digital especialista no assunto, como a Abrasivo Digital, que faz todas as intervenções para conquistar um posicionamento interessante e manter-se lá. 

5 causas de queda na posição do Google e dicas para reverter

Então quais fatores estão mais propensos a causar uma queda de posição no Google? Você vai conhecê-los agora. De quebra, confira nossas dicas de como reverter a situação para manter a sua página em destaque no buscador. 

  • Ausência de monitoramento contínuo

O monitoramento contínuo da página permite acompanhar as variações de posicionamento. Assim, é possível agir com rapidez para identificar o problema e reverter a situação logo nos primeiros sinais de queda. 

  • Mudanças no algoritmo do Google, sem que tenham sido implementados os ajustes necessários na página;

Você não receberá um comunicado oficial do Google informando sobre as mudanças no algoritmo. Assim, você precisa acompanhar as atualizações do algoritmo e verificar se é necessário mudar alguma coisa na página. 

  • Mudanças no domínio ou na URL;

Mudanças no domínio ou na URL podem acontecer em várias situações, como numa reformulação do site ou em uma ação de rebranding. Mas as alterações devem vir acompanhadas dos redirecionamentos corretos.

  • Experiência do usuário ruim

Se o usuário fica em sua página por um tempo curto e já corre para fazer outra pesquisa ou se os cliques no seu link são baixos, é preciso rever a qualidade e otimização do conteúdo. 

  • Conteúdo do concorrente com mais qualidade

Ao verificar que perdeu posição para um concorrente, você precisa fazer um comparativo dos conteúdos para entender por que o concorrente superou você. A partir daí, fazer as atualizações devidas. 

Ou seja, para ter um posicionamento de destaque no Google e conseguir manter-se bem nesse ranking é preciso fazer acompanhamento contínuo nas ferramentas de monitoramento. Por isso, o ideal é contar com os serviços especializados da Abrasivo Digital. Além de cuidar do ranking do Google, a agência tem um portfólio completo de soluções em marketing digital. 

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