O que é busca orgânica, importância e como funciona

Postado em 30 de janeiro de 2023 | por
na categoria Notícias
tags , ,
com 0 e 0

busca orgânicaQuando você tem dúvidas sobre um assunto qualquer, quer saber o preço de um produto ou consultar a opinião de outros consumidores sobre um item que você pretende adquirir, o que você faz? Certamente, a resposta da grande maioria será “pesquiso no Google”. Pois, então, a busca orgânica vem desses resultados que o Google te oferece espontaneamente quando você faz uma pesquisa qualquer no buscador. Nesse artigo, portanto, você compreenderá o que é busca orgânica e qual a sua importância dentro das estratégias de marketing digital.

Mas, afinal, o que é busca orgânica?

Ao digitar qualquer palavra no buscador do Google, a ferramenta te dá um retorno muito rápido, com inúmeros links para responder ao seu questionamento. A busca orgânica são aquelas respostas que aparecem ali sem que a empresa pague para o Google mostrar o seu link.

Ou seja, o Google entrega a sua página como resposta de uma pesquisa, mas não recebe nada por isso. Se você observar, perceberá que algumas vezes, ao fazer pesquisas, aparece a palavra “anúncio” antes do link oferecido pela ferramenta. Necessariamente, essas páginas que vêm acompanhadas da palavra anúncio pagaram para estar ali no topo, por meio, por exemplo, dos links patrocinados

Então o que é busca orgânica? É o resultado oferecido pelos buscadores relativo a páginas que não pagaram para aparecer ali. Ou seja, são todos os resultados que o buscador oferece a uma pesquisa de forma natural, sem qualquer tipo de patrocínio. Isso acontece quando o Google, por exemplo, identifica que o conteúdo que você produziu merece destaque e atende à necessidade da pessoa que pesquisou. 

Qual a importância da busca orgânica?

Um dos fatores mais importantes da busca orgânica é que ela é capaz de atrair visitas para o seu site, sem que você tenha custos adicionais com isso. Ou seja, você pode utilizar a busca orgânica a favor de sua empresa, a partir da adoção das estratégias certas dentro do marketing digital.

Afinal de contas, não é qualquer conteúdo que aparecerá em destaque no Google, você precisa desenvolver um conteúdo direcionado ao público e que, simultaneamente, respeite as boas práticas da ferramenta e esteja em sintonia com o algoritmo

A busca orgânica é hoje um instrumento muito eficiente nas estratégias de marketing digital, especialmente porque a grande maioria das pessoas tende a clicar nos links que aparecem na primeira página de resultados do Google.

Então, adotar medidas que promovam o bom ranqueamento do seu site no Google é fundamental.  É uma maneira de aumentar a visibilidade de sua página, aumentar suas vendas e melhorar seu faturamento sem pagar nada a mais por isso. 

Como conquistar uma boa posição nos buscadores?

Atualmente, para conquistar um bom posicionamento na busca orgânica do Google, não basta ter um conteúdo relevante. Você precisa associar alguns fatores que, juntos, contribuem para que o esse conteúdo se destaque entre os concorrentes e apareça no topo da pesquisa.

Inclusive, recentemente, o Google lançou até um guia para rankeamento em seu buscador, que reúne uma série de orientações e diretrizes para quem busca alcançar o topo em seu buscador.

Então, para conquistar uma posição de destaque na busca orgânica do Google você deve:

  • Criar conteúdos de valor, que possua informações relevantes e de interesse de seu público;

  • Escrever a língua portuguesa de forma correta e coerente, para que seu conteúdo seja claro e compreensível;

  • Dominar o funcionamento do algoritmo, a fim de que consiga construir esse conteúdo de acordo com as diretrizes do buscador;

  • Apesar de dominar o algoritmo, você deve escrever para pessoas e não para a ferramenta. Ou seja, o seu conteúdo precisa ser claro e interessante para o público;

  • Compreender o conceito e aplicar o SEO de maneira estratégica;

  • Investir em estratégias de backlinks;

  • Utilizar as palavras-chaves com coerência, para levar o conteúdo ao público que realmente interessa ao negócio;

  • Ter um site rápido e responsivo, que esteja adaptado à plataforma no qual é acessado, seja computador, celular etc;

  • Garantir que o usuário tenha uma ótima experiência navegando em seu conteúdo;

  • Criar estratégias de marketing digital para “prender” aquele cliente em seu site e páginas internas;

  • Contratar uma empresa especializada em estratégias para busca orgânica, para construir sua reputação online já adotando processos que visem ao bom posicionamento nos buscadores. 

>>> Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários!

x