Como saber quando devo reformular meu site?

Postado em 10 de fevereiro de 2023 | por
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saiba quando devo reformular meu siteQuando devo reformular meu site? Se você nunca se fez essa pergunta, atenção! Porque o site de sua empresa pode estar defasado, contribuindo negativamente para os resultados de seu negócio e você não sabe. Seu site é um meio de negócios fundamental, pois oferece todas as ferramentas que o seu cliente precisa para fechar negócio com você. Pelo menos ele deve ser assim.

O problema é que, quando o site está lento, não é responsivo, trava com frequência, apresenta erros ao cliente, a tendência é que esse cliente abandone o endereço eletrônico de sua marca. Ou seja, o cliente vai buscar no seu concorrente aquilo que você não consegue oferecer, que é uma experiência positiva em sua navegação.

Então, nesse artigo, te daremos uma série de dicas e orientações para compreender a importância de ter um site funcional. Além disso, você conseguirá identificar quando deve começar a pensar em uma reestruturação. Medidas relativamente simples, como o redesign do site, podem dar uma guinada em seus negócios e até reverter uma curva de vendas que está em queda. 

Site como ferramenta de marketing digital

Por que eu preciso me preocupar sobre quando devo reformular meu site? Para ter essa resposta, você precisa compreender o papel que o site desempenha dentro das estratégias de marketing digital.

O site é um poderoso aliado do marketing digital, além de ser uma ferramenta de comunicação excepcional com o seu cliente. Isso porque o site de uma empresa reúne todas as informações relevantes sobre ela. O cliente poderá conhecer, por exemplo, sua história, as principais ações, seus valores, missão e objetivos. Informações como essas, por exemplo, criam conexão com o público e podem despertar a sensação de pertencimento. 

Mas, para além disso, o site também pode abrigar o seu e-commerce, comercializando produtos ou serviços diretamente de forma online. E, mais ainda, pode ser um disseminador de conteúdos relevantes,  por meio de uma área de blog, capaz de trazer resultados incríveis em relação ao seu posicionamento na busca orgânica das ferramentas de pesquisas, como o Google. Ou seja, com um bom site você consegue aparecer mais facilmente para o seu público sem que precise ter custos adicionais para isso. 

O que é considerado o site ideal?

Um site é considerado ideal quando ele preenche os requisitos que o tornam eficiente para aquilo a que ele se propõe. O objetivo é um só, que ele ofereça uma experiência positiva ao cliente e, simultaneamente, que esteja alinhado com as orientações e diretrizes das principais ferramentas de busca da internet.

Ou seja, você precisa ter um site visualmente atrativo, veloz, otimizado e responsivo. Se o site não apresenta essas características, chegou a hora de dar uma repaginada nele. A única certeza que deve perdurar em sua mente nesse momento é uma só “sim, eu devo reformular meu site”.

Então quando eu devo reformular o site da empresa?

Mas como eu fico sabendo quando devo reformular o site da empresa? Pode parecer uma pergunta difícil, mas não é. Aliás é até simples descobrir se chegou o momento de reformular o site. Vamos enumerar algumas questões que determinarão se a sua página está atualizada ou se requer mudanças urgentes. Portanto, caso você responda não a qualquer uma das perguntas abaixo, está na hora de reformular seu site

  • Seu site é veloz? Ou seja, ele abre rapidamente e carrega imagens e arquivos com velocidade?

  • Ele é responsivo? Ele está adaptado para abrir em qualquer plataforma, seja computador, celular, tablet etc?

  • Seu site está otimizado? Ele atende as diretrizes de SEO e as métricas da Core Web Vitals?

  • O layout de seu site é intuitivo? Ou seja, ele é fácil de usar e possui uma navegabilidade simplificada?

  • A arquitetura da informação está bem estruturada? 

  • As cores e fontes utilizadas em seu site facilitam a leitura?

  • As suas informações de contato estão bem visíveis?

  • A tecnologia que você utiliza em seu site é compatível ou melhor que a de seus concorrentes?

  • A experiência que seu site oferece é positiva?

  • O seu site atende aos objetivos dele com perfeição?

  • Suas vendas convertem com tranquilidade? 

  • Você continua atuando exatamente com os mesmos produtos/serviços oferecidos na página?

  • Seu site só recebe elogios, nada de queixas ou reclamações dele?

Outra situação que requer um novo layout para o endereço digital é em mudanças na marca ou identidade visual da empresa. Necessariamente, você deve fazer as adequações em todos os seus meios de comunicação, inclusive seu site.

Na dúvida sobre o melhor momento, você pode contratar uma empresa especializada em criação e otimização de sites, a fim de avaliar a sua página, apresentar um diagnóstico e propor as soluções

Assim, você deve reestruturar o site de sua empresa quando:

Devo reformular meu site agora? Para responder a essa dúvida, avalie:

  • O site apresenta lentidão ou qualquer erro ao clicar num link;
  • Ao abrir fotos e arquivos, eles não carregam;

  • O cliente precisa fazer cliques excessivos para encontrar a informação que precisa;

  • Ao abrir o site no celular ou outros meios, ele não apresenta um layout adaptado;

  • Você mudou a identidade visual da empresa;

  • Percebeu uma queda nas vendas;

  • Os conteúdos estão desatualizados;

  • Você ampliou o rol de as suas atividades, por exemplo, incluiu novos produtos ou serviços;

  • A tecnologia utilizada está ultrapassada;

  • Você tem recebido queixas de seus clientes acerca do uso do site;

  • As informações não estão claras o suficiente;

  • Seu site não aparece nas páginas iniciais do Google;

Manter o site de sua empresa moderno e atual é pré-requisito para obter bons resultados nas estratégias de marketing digital e, claro, nas vendas.

Descobri que devo reformular meu site, o que fazer agora?

“Devo reformular meu site”. Se essa foi a conclusão a que você chegou após ler esse artigo, contrate imediatamente uma empresa que seja especializada nisso, por exemplo, a Abrasivo Digital, que já acumula mais de 15 anos de experiência no mercado, atendendo clientes de todo o Brasil.

Ou seja, você precisa investir em profissionais que tenham expertise com criação e otimização de site, porque não adianta apenas mudar a cara do site. Você precisa, portanto, de uma empresa que pense em soluções eficientes e assertivas para resolver seus problemas e te entregar resultados.

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