By Freepik
O que define o nível de engajamento do consumidor com sua marca e com as ações que ela propõe é a qualidade do conteúdo. Um bom texto associado a uma boa imagem, e você tem a fórmula ideal para atrair, conquistar e converter. Mas, da mesma forma, um conteúdo ruim pode provocar a ação inversa e afastar o seu potencial cliente. Nesse artigo, abordaremos tudo sobre copywriting, a técnica de escrita para acelerar a tomada de decisão do cliente, e como utilizá-las nas estratégias de marketing digital.
O copywriting é uma técnica para escrever textos que tem o objetivo de encantar, convencer e converter, fazendo com que o leitor tome uma atitude. É, portanto, uma estratégia que pressupõe o uso certeiro das palavras para criar uma comunicação eficiente com o público. Ou seja, a ideia é que, ao final, o texto seja persuasivo o suficiente para convencer o cliente a adotar uma ação imediata e específica.
Não importa qual o tipo de ferramenta em que será disponibilizado aquele conteúdo, porque as técnicas de copywriting são adaptáveis a todos os tipos de conteúdo dentro do marketing digital. Assim, dá para utilizá-las em qualquer uma das redes sociais, no blog, na landing page, nas campanhas e em qualquer outro material de comunicação, seja ele em texto, vídeo ou áudio, por exemplo.
O que diferencia o copywriting das demais técnicas de redação é o seu poder de apresentar um problema e uma solução, despertando a emoção e direcionando o cliente à tomada de decisão rápida.
É importante entender a diferença básica desses conceitos, no tocante ao resultado que eles podem alcançar. Portanto, o SEO permitirá que o seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade nos buscadores.
Ou seja, por meio do SEO, o Google priorizará o seu conteúdo como resposta às buscas pelas palavras-chaves trabalhadas no texto. Mas é o copywriting que fará com que o cliente tome uma atitude, ao ler esse texto.
Dessa forma, é o copywriting que mostrará àquele cliente que a solução que você está vendendo é a melhor e que ele precisa dela. Por isso, deve-se agregar as duas técnicas nos textos escritos especialmente para o digital.
Apresentaremos agora algumas das principais técnicas no universo do copywriting.
Imagine que você está vendendo um produto. Ao invés de contar para o leitor as características desse produto, o foco do Aida é construir uma experiência, abordando como será a vivência daquela pessoa ao adquirir aquele produto.
Ao final, dá para conjugar o texto com o recurso de ofertar um valor promocional. Além disso, dá também para ressaltar que o acesso a essa experiência é limitado em razão de uma baixa quantidade de itens disponíveis.
Assim, você conseguirá chamar a atenção, criar o interesse, despertar o desejo e provocar a ação da compra.
A técnica que leva o nome do seu criador consiste em apresentar primeiro os benefícios do produto. Depois, deve-se fazer uma descrição rica do produto, de modo a fazer com que o cliente se enxergue utilizando o produto. Em seguida, deve o copywriter utilizar dados ou exemplos concretos que reafirmem a sua fala. Por fim, vem a construção do texto no sentido da perda da oportunidade, reiterando os benefícios do produto. Esse conjunto de argumentação leva o leitor a tomar uma atitude.
A técnica PAS consiste em criar um desconforto no leitor, a partir de uma pergunta. Ao apresentar um questionamento, o texto mexe com as emoções do leitor, construindo nele o desejo imediato de adquirir aquela solução para resolver o problema. Por exemplo, quando o texto aflora uma sensação de medo ou de receio que algo aconteça, e aquele produto apresentado é a solução para prevenir essa ocorrência.
Essa técnica utiliza o storytelling, para a construção de uma narrativa que conta com a presença de um personagem. Essa narrativa deve mostrar o caminho daquele em busca da solução de seu problema, culminando com a aquisição do produto.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas