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Tudo sobre copywriting: o que é e por que usar

Postado em 10 de janeiro de 2024 | por
na categoria Dicas, Marketing, Mídia Online, Mídias Sociais, Notícias
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saiba tudo sobre copywritingO que define o nível de engajamento do consumidor com sua marca e com as ações que ela propõe é a qualidade do conteúdo. Um bom texto associado a uma boa imagem, e você tem a fórmula ideal para atrair, conquistar e converter. Mas, da mesma forma, um conteúdo ruim pode provocar a ação inversa e afastar o seu potencial cliente. Nesse artigo, abordaremos tudo sobre copywriting, a técnica de escrita para acelerar a tomada de decisão do cliente, e como utilizá-las nas estratégias de marketing digital.

O que é copywriting?

O copywriting é uma técnica para escrever textos que tem o objetivo de encantar, convencer e converter, fazendo com que o leitor tome uma atitude. É, portanto, uma estratégia que pressupõe o uso certeiro das palavras para criar uma comunicação eficiente com o público. Ou seja, a ideia é que, ao final, o texto seja persuasivo o suficiente para convencer o cliente a adotar uma ação imediata e específica.

Não importa qual o tipo de ferramenta em que será disponibilizado aquele conteúdo, porque as técnicas de copywriting são adaptáveis a todos os tipos de conteúdo dentro do marketing digital. Assim, dá para utilizá-las em qualquer uma das redes sociais, no blog, na landing page, nas campanhas e em qualquer outro material de comunicação, seja ele em texto, vídeo ou áudio, por exemplo.

O que diferencia o copywriting das demais técnicas de redação é o seu poder de apresentar um problema e uma solução, despertando a emoção e direcionando o cliente à tomada de decisão rápida.

Copywriting x SEO

É importante entender a diferença básica desses conceitos, no tocante ao resultado que eles podem alcançar. Portanto, o SEO permitirá que o seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade nos buscadores.

Ou seja, por meio do SEO, o Google priorizará o seu conteúdo como resposta às buscas pelas palavras-chaves trabalhadas no texto. Mas é o copywriting que fará com que o cliente tome uma atitude, ao ler esse texto.

Dessa forma, é o copywriting que mostrará àquele cliente que a solução que você está vendendo é a melhor e que ele precisa dela. Por isso, deve-se agregar as duas técnicas nos textos escritos especialmente para o digital.

Principais técnicas de copy

Apresentaremos agora algumas das principais técnicas no universo do copywriting.

  • Atenção, Interesse, Desejo, Ação (Aida)

Imagine que você está vendendo um produto. Ao invés de contar para o leitor as características desse produto, o foco do Aida é construir uma experiência, abordando como será a vivência daquela pessoa ao adquirir aquele produto.

Ao final, dá para conjugar o texto com o recurso de ofertar um valor promocional. Além disso, dá também para ressaltar que o acesso a essa experiência é limitado em razão de uma baixa quantidade de itens disponíveis.

Assim, você conseguirá chamar a atenção, criar o interesse, despertar o desejo e provocar a ação da compra.

  •  Bob Stone

A técnica que leva o nome do seu criador consiste em apresentar primeiro os benefícios do produto. Depois, deve-se fazer uma descrição rica do produto, de modo a fazer com que o cliente se enxergue utilizando o produto. Em seguida, deve o copywriter utilizar dados ou exemplos concretos que reafirmem a sua fala. Por fim, vem a construção do texto no sentido da perda da oportunidade, reiterando os benefícios do produto. Esse conjunto de argumentação leva o leitor a tomar uma atitude.

  • Problematizar, Agitar, Solucionar (PAS)

A técnica PAS consiste em criar um desconforto no leitor, a partir de uma pergunta. Ao apresentar um questionamento, o texto mexe com as emoções do leitor, construindo nele o desejo imediato de adquirir aquela solução para resolver o problema. Por exemplo, quando o texto aflora uma sensação de medo ou de receio que algo aconteça, e aquele produto apresentado é a solução para prevenir essa ocorrência.

  • Star story

Essa técnica utiliza o storytelling, para a construção de uma narrativa que conta com a presença de um personagem. Essa narrativa deve mostrar o caminho daquele em busca da solução de seu problema, culminando com a aquisição do produto.

5 dicas para um copy perfeito

  1.  É fundamental utilizar as técnicas de SEO no texto, a fim de que o conteúdo tenha um bom desempenho também nas ferramentas de busca da web, especialmente o Google.
  2. O copywriting precisa aliar um texto bem escrito, com o uso das palavras certas. Ou seja, não adianta nada fazer um bom copy, se o texto estiver mal escrito ou se as palavras-chaves estão inapropriadas para aquele conteúdo;
  3. Seja ético e verdadeiro no texto sempre. A proposta é persuadir sem mentir, porque a mentira causará uma experiência negativa. E para quem busca construir uma marca sólida, a experiência do cliente deve ser uma prioridade; 
  4. Antes de escrever o texto, avalie qual a técnica de copy melhor se adequa a sua necessidade. Utilizar a técnica certa fará toda a diferença no resultado; 
  5. Se sua empresa não possui equipe especializada na criação desse tipo de conteúdo, contrate uma agência experiente em copywriting.
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