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Plano de marketing digital: saiba por que sua empresa precisa dele

Postado em 31 de maio de 2024 | por
na categoria Notícias
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PLANO DE MARKETING DIGITALO plano de marketing digital é um dos itens que integram o planejamento estratégico de marketing de uma empresa, organização, entidade, integrantes do terceiro setor, sociedade beneficente e afins. Os tipos de negócios mencionados servem para demonstrar que as estratégias digitais não estão vinculadas exclusivamente à finalidade de lucro.

Os objetivos das ações no digital são amplos e podem contemplar, por exemplo, a busca por um melhor posicionamento, a divulgação de uma ação, o fortalecimento de marca, além do aumento de vendas.

Então se você tem ou participa de uma entidade que, de alguma forma, dependa da participação, integração e interação de outras pessoas para o seu pleno funcionamento e sucesso, o digital é para você. E não existe estratégia eficiente no universo online sem um plano de marketing digital. Nesse artigo, portanto, você entenderá as razões que justificam essa afirmação. Venha com a gente. 

O que é um plano de marketing digital?

Planejar é o primeiro passo para qualquer projeto dar certo. No digital não é diferente. O planejamento permite que se tenha uma visão muito mais ampla do negócio. Além disso, possibilita a definição de estratégias e ações específicas, baseado em dados e com cronograma bem definido. 

Assim, o plano de marketing digital é um documento que engloba o todo o planejamento e conjunto de ações a serem desenvolvidas nos canais digitais para promover uma marca, produto, campanha ou afins. Ou seja, você pode fazer um plano de marketing digital para itens específicos, por exemplo. 

Inclusive os Microempreendedores Individuais (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) devem elaborar o plano de marketing digital se buscam conquistar algum resultado no online

Qual a importância do plano de marketing digital?

Você já deve ter ouvido falar a frase: “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Pois ela traduz muito bem a importância do plano de marketing digital. Quando você faz ações nos canais digitais sem um planejamento, é muito difícil conseguir amplificar os resultados e compreender o processo

O plano de marketing digital existe para dar um norte, como uma proposta de caminho a seguir, a fim de que você consiga chegar aonde almeja. Então, ele serve como um guia, fazendo com que todos os esforços dentro daquela empresa se dirijam para um mesmo objetivo. 

Fazendo um paralelo, imagine você reunir um grupo de amigos e dizer: “nos encontramos lá”, mas sem informar onde é esse lugar. Será mesmo que você vai conseguir fazer com que todos entendam qual o destino que você estava imaginando? Certamente que não. 

Dentro de uma organização, funciona da mesma forma. Se você não consegue dizer à equipe aonde quer chegar, cada um vai guiar suas ações na direção que acha melhor. Ou seja, em vez de você unir as forças individuais de cada um rumo ao objetivo comum, estará fazendo com que cada um caminhe num sentido diferente. 

É isso que acontece quando você não tem um plano. Ao contrário, quando você decide implementá-lo, você consegue melhorar os seus processos, otimizar as ações de marketing digital, aumentar o retorno sobre seu investimento (ROI). Ou seja, os resultados vêm de forma mais rápida e ordenada.

Por onde começar? 

Se você chegou até aqui, já sabe que não dá para abrir mão do plano de marketing digital. Mas como fazer isso? O primeiro passo é ler o nosso artigo sobre marketing digital como começar. Depois, é reunir o máximo de dados que você consegue, tanto do seu negócio quanto das ações que já executou antes. 

Esses números ajudarão a entender o comportamento de sua marca no online. Com esses dados em mãos, faça uma análise minuciosa deles, a fim de compreender o seu cenário atual. Só assim será possível definir metas palpáveis. A partir daí, é só seguir as nossas dicas abaixo.

Aprenda a fazer um plano de marketing digital

  1. Defina o objeto do seu plano de marketing digital. Você pretende elaborar um planejamento para a sua marca ou para um produto/serviço neste momento?
  2. Enumere os objetivos que pretende alcançar com as ações a serem propostas no plano. Seja objetivo e realista, nada de propor metas inalcançáveis que possam frustrar toda a equipe depois. Vale a pena ler nosso conteúdo sobre as Metas SMART.
  3. Faça um estudo de oportunidades, para identificar eventuais caminhos favoráveis ao seu nicho de atuação. Sugerimos a leitura do artigo sobre Análise SWOT
  4. Identifique quem é a sua persona, ou seja, qual o público-alvo que você busca atingir? A fim de entender o assunto, leia o artigo sobre definição de personas.
  5. Estude a jornada do seu cliente. Assim você entenderá o seu comportamento e, por conseguinte, conseguirá propor ações focadas na experiência do cliente.
  6. Estabeleça as métricas que serão utilizadas, para conseguir avaliar o desempenho das ações. 
  7. Estipule as estratégias digitais que serão utilizadas. 
  8. Identifique a equipe que executará o plano e atribua responsabilidades. Mas você precisa ter uma boa equipe para que tudo funcione perfeitamente. Caso não tenha, entre em contato com a melhor agência de marketing digital para te apoiar nessa tarefa. 
  9. Monte um cronograma de ação, com prazos viáveis. 
  10. Faça uma análise de suas ferramentas e canais digitais, por exemplo, site, redes sociais, banco de dados etc, para deixar tudo preparado para otimizar seus resultados. Entre em contato com a Abrasivo Digital, para avaliar o desempenho de seu site e identificar se é necessário reformular o site
  11. Faça o acompanhamento contínuo das ações e mensure os resultados. 
  12. Se você não possui infraestrutura física e humana para colocar em prática um plano de marketing digital, contrate uma agência de marketing digital séria e comprometida com resultados. 
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