23O avanço da educação digital tem feito com que as pessoas se sintam cada dia mais seguras para comprar pela internet. O resultado são os recordes sucessivos das vendas online. Não dá para fugir dessa realidade, e entrar nesse universo é pré-requisito para a empresa que pretende crescer. Mas diante da quantidade elevada de informações disponíveis e de conceitos digitais, como escolher a melhor forma de marcar presença online? Nesse artigo, vamos esclarecer sobre e-commerce x marketplace, a fim de que você entenda as particularidades de cada ferramenta e possa optar por aquela que melhor se molda a suas demandas.
O comércio não é o mesmo depois do advento da internet. O processo de compra se tornou muito mais rápido e prático, mas complexo ao mesmo tempo. A agilidade está no fato de que todos os produtos e serviços estão agora a um clique.
Antigamente, para adquirir qualquer item, era necessário se dirigir presencialmente ao estabelecimento. Se você precisava fazer pesquisa de preço, o negócio era ainda mais complicado, porque era necessário se deslocar pessoalmente para cada loja.
Aí veio a internet e deixou tudo isso mais disponível. Basta fazer uma pesquisa rápida, e você tem pesquisa de preço, indicação de loja e avaliação de outros consumidores, tudo no mesmo lugar, em qualquer hora do dia, todos os dias da semana. E o melhor, sem precisar sair do conforto da sua casa.
A complexidade reside justamente na amplitude de concorrência que o digital trouxe. Enquanto antes os seus concorrentes eram definidos geograficamente, hoje eles estão em qualquer lugar do País. Ou melhor, até do mundo.
Se você chegou até aqui, já compreendeu que vender na internet é pressuposto de bons resultados. Mas de que forma você vai fazer isso? Ou seja, o ideal é investir num e-commerce ou apostar no marketplace? Você vai saber agora. Ambas soluções são opções valiosas para fazer negócios online, porém cada uma tem suas particularidades. Por isso, é importante avaliar qual a melhor alternativa para o seu negócio e seus objetivos. Vamos começar com os conceitos básicos, a fim de que você entenda a diferença de e-commerce x marketplace.
O e-commerce é uma loja exclusiva da marca, o espaço virtual em que são comercializados apenas os itens que você quer. Nessa opção, portanto, você fará todo o gerenciamento da loja online.
Então, você precisa adquirir um domínio na internet, investir na criação do site do e-commerce, implementar as soluções referentes às formas de pagamento, cadastrar o conteúdo, escolher a logística (seja por Correios ou por transportadora) etc.
Por outro lado, o marketplace funciona como uma loja dentro de uma galeria ou um shopping, por exemplo. Ou seja, você cadastra a sua loja numa plataforma que abriga inúmeras outras lojas concorrentes à sua.
No marketplace, portanto, você não possui autonomia sobre o layout, usabilidade da página, formas de pagamento e logística, por exemplo. Tudo isso já é pré-determinado, e você pode, em algumas ferramentas, escolher entre as opções. Em outras ferramentas você é obrigado a acatar essas alternativas.
Para decidir qual caminho seguir nas vendas online, e-commerce x marketplace, primeiramente você deve considerar as diferenças e vantagens.
1. Investimento
O investimento no e-commerce é maior, porque você que ficará responsável pela criação da plataforma de vendas, mantê-la online e gerir. O custo inicial é maior, mas a manutenção é reduzida. Por sua vez, no marketplace, você não absorve nenhum custo em relação à plataforma, mas terá que pagar comissões sobre todas as suas vendas.
2. Gestão
O e-commerce proporciona total autonomia para decidir sobre layout, conteúdo, produtos, pagamento, logística e afins. Já no marketplace, toda a gestão fica por conta da plataforma. Ou seja, você só tem autonomia para escolher os produtos que quer comercializar ali e as informações desses produtos. Por outro lado, você não precisa se preocupar com a gestão da plataforma.
3. Visibilidade
O marketplace proporciona alcance muito maior, o que garante mais visibilidade. Por outro lado, você precisa investir em técnicas para se destacar perante a concorrência e fazer o consumidor escolher seu produto, e não o concorrente. No e-commerce, com estratégias de marketing digital você consegue alcance e visibilidade.
4. Logística
No e-commerce, toda a logística é da própria marca, por meio de parcerias com Correios ou Transportadoras. No marketplace, as plataformas maiores oferecem o serviço de logística.
5. Marketing digital
As plataformas de marketplace fazem ações de marketing para divulgar a plataforma. No e-commerce, você pode contar com agência digital para montar um plano de marketing digital com estratégias personalizadas para alavancar seu negócio.
6. Segurança dos dados
No marketplace, a empresa não possui ingerência sobre o que acontece com os dados que ali circulam, mas as ferramentas asseguram essa segurança. No e-commerce, uma boa agência de criação do site de vendas adotará todos os mecanismos de preservação dos dados.
A opção entre uma das opções perpassa pela análise de cada ferramenta e dos objetivos da empresa. Se a dúvida ainda persistir, você pode contar com a consultoria da Abrasivo Digital para avaliar o melhor caminho para o seu negócio.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas