Agência de Marketing Digital em Salvador atendendo Aracaju e demais regiões do Brasil, referência em Criação de Sites e Inbound Marketing.

E-commerce x marketplace: veja como escolher a melhor opção

Postado em 23 de setembro de 2024 | por
na categoria Ecommerce, Marketing Digital, Notícias
tags ,
com 0 e 0

23O avanço da educação digital tem feito com que as pessoas se sintam cada dia mais seguras para comprar pela internet. O resultado são os recordes sucessivos das vendas online. Não dá para fugir dessa realidade, e entrar nesse universo é pré-requisito para a empresa que pretende crescer. Mas diante da quantidade elevada de informações disponíveis e de conceitos digitais, como escolher a melhor forma de marcar presença online? Nesse artigo, vamos esclarecer sobre e-commerce x marketplace, a fim de que você entenda as particularidades de cada ferramenta e possa optar por aquela que melhor se molda a suas demandas. 

Considerações iniciais sobre vendas online

O comércio não é o mesmo depois do advento da internet. O processo de compra se tornou muito mais rápido e prático, mas complexo ao mesmo tempo. A agilidade está no fato de que todos os produtos e serviços estão agora a um clique.

Antigamente, para adquirir qualquer item, era necessário se dirigir presencialmente ao estabelecimento. Se você precisava fazer pesquisa de preço, o negócio era ainda mais complicado, porque era necessário se deslocar pessoalmente para cada loja.

Aí veio a internet e deixou tudo isso mais disponível. Basta fazer uma pesquisa rápida, e você tem pesquisa de preço, indicação de loja e avaliação de outros consumidores, tudo no mesmo lugar, em qualquer hora do dia, todos os dias da semana. E o melhor, sem precisar sair do conforto da sua casa.

A complexidade reside justamente na amplitude de concorrência que o digital trouxe. Enquanto antes os seus concorrentes eram definidos geograficamente, hoje eles estão em qualquer lugar do País. Ou melhor, até do mundo.

E-commerce x marketplace: qual é o melhor?

Se você chegou até aqui, já compreendeu que vender na internet é pressuposto de bons resultados. Mas de que forma você vai fazer isso? Ou seja, o ideal é investir num e-commerce ou apostar no marketplace? Você vai saber agora. Ambas soluções são opções valiosas para fazer negócios online, porém cada uma tem suas particularidades. Por isso, é importante avaliar qual a melhor alternativa para o seu negócio e seus objetivos. Vamos começar com os conceitos básicos, a fim de que você entenda a diferença de e-commerce x marketplace.

E-commerce

O e-commerce é uma loja exclusiva da marca, o espaço virtual em que são comercializados apenas os itens que você quer. Nessa opção, portanto, você fará todo o gerenciamento da loja online.

Então, você precisa adquirir um domínio na internet, investir na criação do site do e-commerce, implementar as soluções referentes às formas de pagamento, cadastrar o conteúdo, escolher a logística (seja por Correios ou por transportadora) etc.

Marketplace

Por outro lado, o marketplace funciona como uma loja dentro de uma galeria ou um shopping, por exemplo. Ou seja, você cadastra a sua loja numa plataforma que abriga inúmeras outras lojas concorrentes à sua.

No marketplace, portanto, você não possui autonomia sobre o layout, usabilidade da página, formas de pagamento e logística, por exemplo. Tudo isso já é pré-determinado, e você pode, em algumas ferramentas, escolher entre as opções. Em outras ferramentas você é obrigado a acatar essas alternativas.

E-commerce x marketplace: diferenças, vantagens e desvantagens

Para decidir qual caminho seguir nas vendas online, e-commerce x marketplace, primeiramente você deve considerar as diferenças e vantagens.

1. Investimento

O investimento no e-commerce é maior, porque você que ficará responsável pela criação da plataforma de vendas, mantê-la online e gerir. O custo inicial é maior, mas a manutenção é reduzida. Por sua vez, no marketplace, você não absorve nenhum custo em relação à plataforma, mas terá que pagar comissões sobre todas as suas vendas.  

2. Gestão

O e-commerce proporciona total autonomia para decidir sobre layout, conteúdo, produtos, pagamento, logística e afins. Já no marketplace, toda a gestão fica por conta da plataforma. Ou seja, você só tem autonomia para escolher os produtos que quer comercializar ali e as informações desses produtos. Por outro lado, você não precisa se preocupar com a gestão da plataforma.

3. Visibilidade

O marketplace proporciona alcance muito maior, o que garante mais visibilidade. Por outro lado, você precisa investir em técnicas para se destacar perante a concorrência e fazer o consumidor escolher seu produto, e não o concorrente. No e-commerce, com estratégias de marketing digital você consegue alcance e visibilidade. 

4. Logística 

No e-commerce, toda a logística é da própria marca, por meio de parcerias com Correios ou Transportadoras. No marketplace, as plataformas maiores oferecem o serviço de logística. 

5. Marketing digital

As plataformas de marketplace fazem ações de marketing para divulgar a plataforma. No e-commerce, você pode contar com agência digital para montar um plano de marketing digital com estratégias personalizadas para alavancar seu negócio.

6. Segurança dos dados

No marketplace, a empresa não possui ingerência sobre o que acontece com os dados que ali circulam, mas as ferramentas asseguram essa segurança. No e-commerce, uma boa agência de criação do site de vendas adotará todos os mecanismos de preservação dos dados. 

E-commerce x marketplace: qual escolher?

A opção entre uma das opções perpassa pela análise de cada ferramenta e dos objetivos da empresa. Se a dúvida ainda persistir, você pode contar com a consultoria da Abrasivo Digital para avaliar o melhor caminho para o seu negócio. 

x