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SEO On Page e Off Page: entenda as diferenças

Postado em 15 de janeiro de 2024 | por
na categoria Notícias
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tudo sobre SEO On Page e Off PageO conceito de SEO circula com muita facilidade pelo meio digital. Mas você sabia que existem dois tipos de estratégias distintas dentro do Search Engine Optimization para maximizar os resultados? Por isso, nesse artigo explicaremos as diferenças e particularidades do SEO On Page e Off Page.

Importância do SEO

As práticas de SEO são fundamentais para quem quer ter um bom desempenho nos buscadores da internet. Então, se você quer que seu site apareça nas primeiras posições do Google, deve investir nas estratégias de SEO. E isso vale tanto para a infraestrutura do site quanto para a criação do conteúdo. O Search Engine Optimization é importante, porque ele faz com que o site fique bem posicionado de maneira orgânica. Ou seja, sem que você precise pagar por isso

Isso acontece, porque o Google possui uma central que reúne um conjunto de diretrizes, a fim de guiar os profissionais acerca de como funciona o seu algoritmo. Assim, se o profissional conhece todas essas orientações e domina a parte técnica de criação de sites e de gestão de conteúdo, as chances são muito maiores de conquistar os primeiros lugares da pesquisa no buscador. Inclusive, se você busca uma empresa referência em desenvolvimento e reformulação de sites e em marketing digital, entre em contato com a Abrasivo Digital

Com uma estratégia de marketing digital bem elaborada e específica para seu negócio, você conseguirá diminuir o custo por cliente e melhorar consideravelmente o retorno do valor que investiu.

SEO On Page e Off Page: conceito e principais diferenças

As expressões On Page e Off Page definem os tipos de ações de SEO que serão executadas dentro do seu planejamento de marketing digital. Imagine o seguinte cenário: quando você investe em um anúncio ou paga para aparecer nas primeiras posições do Google o que acontece? Esse anúncio aparecerá em destaque durante o período pelo qual você pagou, certo? Mas e depois que esse contrato acaba, o que acontece com sua página? Ela pode simplesmente “sumir” no universo de páginas que existem no Google. 

Quando você faz um bom planejamento estratégico de marketing digital com foco no SEO, sabe qual o resultado? Você conquistará essa primeira posição por mérito do seu site e do seu conteúdo. Ou seja, além de você economizar financeiramente, você terá uma permanência muito mais longa nessas primeiras posições. E sabe o que você precisa ter para conquistar isso? Uma boa equipe de profissionais ou uma agência digital experiente

SEO On Page

O SEO On Page é o nome do conjunto de estratégias utilizadas dentro do próprio site, para otimizar os seus resultados nas buscas pelos sites de pesquisa. Ou seja, são pequenas intervenções feitas na estrutura da página e do site, com o objetivo de atender as diretrizes do Google e, ao mesmo tempo, garantir uma experiência positiva ao usuário. 

Nessa categoria estão incluídos, por exemplo ajustes na URL da página, para deixá-la mais atrativa, facilitando o seu rastreio pelos motores de busca. Além disso, é fundamental que o endereço da empresa na web seja simples, objetivo e fácil de identificar e escrever. 

Outro tópico dentro do SEO On Page é a meta-descrição. Esse campo é preenchido dentro do desenvolvedor do site e refere-se a um resumo sobre o que o usuário encontrará naquele texto. A metadescription funciona como uma isca, porque ela aparece logo abaixo do título nas pesquisas do Google. E existem formas de torná-la ainda mais amigável para o buscador. 

Os títulos e subtítulos também devem ser elaborados em conformidade com o SEO. 

SEO Off Page 

O SEO Off Page, por outro lado, reúne as práticas realizadas em um ambiente externo, ou seja, fora do site, mas com o mesmo objetivo de ranquear bem no Google. Explorar links, comentários e redes sociais é uma forma de investir nesse tipo de estratégia. Um exemplo típico do SEO Off Page, inclusive, são os backlink, que são links que outros sites fazem para você.

Quando a sua página é utilizada como referência por outros sites, o algoritmo do buscador entende que a sua página possui relevância. Então, o Google acaba valorizando esse aspecto e passa a oferecer o seu conteúdo nas buscas orgânicas.

Mas claro que não adianta oferecer o link de seu site para publicação em outras páginas de forma aleatória. Até porque os critérios de ranqueamento de páginas evoluíram muito com o passar do tempo, e a qualidade do conteúdo é ainda mais relevante.

É necessário compreender outros fatores, como o Google EEAT, o conceito de sites YMYL, as diretrizes do Google para ranqueamento nas buscas, o funcionamento das buscas orgânicas, as métricas de performance dos sites e muito mais.  Por isso, ideal mesmo é ter uma boa equipe de marketing digital, para montar as estratégias certas, com foco nos resultados para seu negócio. 

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