A expressão Google EEAT é o conjunto de diretrizes impostas pelo buscador, com o objetivo de avaliar as páginas que estão na internet e determinar o seu rankeamento. Antigamente chamada de EAT, a sigla ganhou mais uma letra, ou seja, mais um critério de avaliação. Hoje, ela significa: Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust. Ou seja, em livre tradução, Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade. Nesse artigo, explicaremos como funciona a sigla, quais os impactos do Google EEAT no seu site e dicas para atender a seus critérios de avaliação.
Quando você faz qualquer tipo de busca pelo Google, a página lhe oferece inúmeros links como respostas. Mas existe uma ordem de prioridades ali, e essa ordem não é você quem define, é o Google. Depois que você insere a palavra a ser pesquisa, o Google rapidamente acessa o seu banco de dados e te oferece uma lista de links. E é aqui que entra o tal do Google EEAT, porque é ele que vai determinar essa ordem de prioridades que será apresentada nas respostas a suas buscas.
Portanto, Google EEAT é um conjunto de orientações e diretrizes estipuladas pelo buscador que servem para avaliar o conteúdo de tudo o que é colocado na internet, a fim de determinar a posição em que aquele conteúdo aparecerá nas pesquisas do usuário. Resumindo, se você que posicionar bem a sua página e se quer montar uma estratégia de crescimento do negócio por meio de buscas orgânicas, precisa entender muito bem dessa sigla.
Como adiantamos no início do texto, o Google incluiu uma nova letrinha à sigla, adicionando a Experiência como mais um critério de medição de qualidade de conteúdo, que interfere no ranqueamento. Essa atualização aconteceu em dezembro de 2022.
Até dezembro de 2022, o Google avaliava a especialização, a autoridade e a confiabilidade do conteúdo, para fins de classificação de pesquisa. Então, existia uma análise acerca da utilidade e relevância da informação. Com a inclusão da experiência entre os requisitos, o buscador passou também a considerar o nível de experiência na produção daquele conteúdo. Ou seja, quanto mais exclusivo, inédito e específico o conteúdo, melhor será sua pontuação.
O que isso significa em termos práticos? Que o Google agora avalia a real experiência da criação do conteúdo. Assim, os conteúdos generalistas, criados a partir de cópias do que já está disponível na internet, vão perdendo espaço. A prioridade agora é se esse conteúdo é inédito, se partiu da experiência do criador com aquele produto ou serviço específico, se o criador do conteúdo realmente domina aquela área, se é especialista naquilo.
A análise do Google, como adiantamos, parte da compreensão desses quatro critérios: Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade. Vamos entender agora o que cada um significa.
É a nova diretriz, que já adiantamos acima. Assim, um bom conteúdo é aquele que demonstra ter sido escrito por alguém que tenha vivenciado uma experiência concreta com aquele tema. Ou seja, o conteúdo traz uma experiência real do usuário. Aqui entram a originalidade, o ineditismo, o grau de experiência do criador.
Segundo as palavras do próprio Google, o criador precisa ter uma experiência de vida com aquilo sobre o que escreve. Ele precisa demonstrar esse grau de vivência pessoal.
A especialização se conecta com a experiência. Embora pareçam conceitos similares, cada um deles traz uma diretriz específica relacionada ao domínio daquele conhecimento. Então, a especialização trata do grau de habilidade, de conhecimento, de especialização mesmo do criador do conteúdo. O domínio do conhecimento sobre o tema é um importante fundamento de ranqueamento para o Google.
Por sua vez, a autoridade tem relação com a fonte da informação. O criador de conteúdo precisa ser identificado como alguém considerado uma referência naquele tópico, que entende do assunto.
A Confiança encabeça a lista, sendo o critério de maior relevância dentro do conjunto de diretrizes do EEAT. Isso significa que, ainda que a página demonstre autoridade, experiência e especialização, se ela possui um baixo nível de confiança, o seu rankeamento cai drasticamente.
Se você quer aparecer nas primeiras páginas do Google, precisa dominar o conceito e os critérios do Google EEAT. O conhecimento aprofundado desse combinado de diretrizes é o que fornece as ferramentas necessárias para se destacar no buscador.
Mas além do conhecimento técnico que envolve o algoritmo do Google, é necessário também saber escrever bem, utilizando as técnicas de SEO e a linguagem adequada para o público-alvo.
Aparecer nas primeiras páginas do Google, portanto, requer atenção para um grupo considerável de fatores que atuam conjuntamente e de forma decisiva nos critérios de avaliação do buscador.
Assim, o ideal é buscar os serviços de uma empresa especialista em produção de conteúdo para internet, que domine o funcionamento do Google, o SEO, as boas práticas de texto e se dedique a compreender o público-alvo, o tom de voz da empresa, experiência do cliente, quer mergulhe em sua área de atuação. Entre em contato com a Abrasivo Digital e conquiste um posicionamento de destaque no Google.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas