Compreender o funcionamento do ranqueamento de sites YMYL é fundamental se sua área de atuação envolve os chamados temas sensíveis, ou seja, aqueles que impactam diretamente a qualidade de vida do usuário. Isso ocorre, porque o Google possui parâmetros específicos para esse tipo de conteúdo. Então, se essa é a sua praia e você quer se sair bem nas pesquisas orgânicas do buscador, leia esse artigo e aprenda como tudo acontece.
A sigla YMYL significa “your money or your life” ou, em livre tradução, “seu dinheiro ou sua vida”. Portanto, as páginas YMYL são aquelas que abordam temas relacionados ao bem-estar do indivíduo em vários aspectos. Assim, estão inseridos nesse contexto assuntos como, por exemplo, saúde física e mental, finanças, investimentos, fitness, nutrição, temas jurídicos, cidadania.
Ou seja, tudo aquilo que tem a ver com informações financeiras, legais, médicas e oficiais (aquelas vindas de órgãos ou entidades públicas). Segundo o próprio Google, são os conteúdos “que podem afetar significativamente a saúde, a estabilidade financeira ou a segurança das pessoas ou o bem-estar social”.
Os temas YMYL afetam significativamente a qualidade de vida e saúde das pessoas. Por isso, a desinformação acerca desses assuntos é capaz de causar danos irreversíveis ou prejuízos enormes às pessoas.
Como o Google se tornou a mais importante fonte de pesquisa em todo o mundo, as pessoas utilizam a ferramenta para pesquisar todo tipo de informação. Inclusive, informações que podem mudar suas vidas e servir de base para a tomada de decisões importantes.
É nesse sentido que esses temas ganharam destaque. O intuito é preservar a pertinência, qualidade e a veracidade das informações que circulam com esses temas, a fim de que a resposta do Google a uma busca relacionada aos temas YMYL traga resultados corretos, com informações precisas, verídicas e úteis.
Isto é, páginas YMYL com conteúdo ruim ou com informações falsas podem afetar negativamente a vida das pessoas.
O EEAT, por sua vez, é um conjunto de critérios que serve como balizador para determinar o ranqueamento de uma página do Google. As letras da sigla significam Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust.
Ou seja, Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade. É a partir desses critérios que o buscador avalia os conteúdos disponíveis na internet e faz uma seleção sobre a relevância deles. Inclusive, tem um artigo aqui no blog que fala tudo sobre EEAT, a fim de que você possa compreender melhor essa questão do rankeamento.
E qual a relação então entre o EEAT e o YMYL? Essas siglas estão conectadas, porque os conteúdos sensíveis que estão dentro do conceito do YMYL devem ter uma preocupação maior com relação ao EEAT.
Para o ranqueamento de sites YMYL, o profissional deve se preocupar com uma produção de conteúdo ainda mais focada em experiência, especialidade, autoridade e confiabilidade. Justamente por causa do impacto que os temas sensíveis podem causar na vida das pessoas.
Se o seu ramo de atuação engloba os chamados temas sensíveis, confira aqui algumas dicas para que você consiga um bom ranqueamento de sites YMYL.
Conteúdo de qualidade é aquele que apresenta relevância para o público-alvo, que é inédito. É um conteúdo que se conecta com o leitor, que traz informações importantes, que apresenta uma leitura fluida, mas que também atende as diretrizes do SEO e seja criado com base no EEAT. Então, um bom ranqueamento de sites YMYL depende de um conteúdo realmente de qualidade.
Sim, o Google faz uma análise do conjunto do conteúdo do site. Então, é importante fazer uma revisão geral e verificar se os conteúdos publicados anteriormente estão em conformidade com as regrinhas atuais. E, se for o caso, atualizar esses conteúdos, a fim de que se enquadrem como um conteúdo de qualidade e relevante.
Você precisar ter atenção à fonte que está usando para construir seus conteúdos. Ou seja, certifique-se de que está utilizando fontes fidedignas, confiáveis e que dominam o assunto proposto. Órgãos oficiais, entidades conceituadas, especialistas são alguns exemplos de boas fontes.
Acompanhar o desempenho dos conteúdos publicados para planejar os próximos é indispensável para garantir um bom ranqueamento de sites YMYL a longo prazo.
Por fim, se o seu ramo de atuação envolve algum dos temas abordados aqui e você não tem uma equipe especializada no assunto, o ideal é contratar uma agência com expertise em ranqueamento de sites YMYL. Assim, você terá as estratégias corretas para garantir um posicionamento de destaque nos buscadores. Entre em contato com a Abrasivo Digital.
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