O site é uma ferramenta fundamental para o conjunto de ações de marketing digital. Ele é o seu negócio dentro do universo digital, é lá que estão as principais informações sobre sua empresa, os seus contatos e o que mais for relevante dentro de seu planejamento estratégico de marketing. Mas não basta ter um site qualquer, ele precisa dar resultados. Então reunimos aqui as principais métricas para avaliar performance do site, a fim de que você compreenda o quanto é importante investir na criação de um site rápido, responsivo e um site otimizado para SEO.
O site de uma empresa funciona como se fosse o seu endereço, a sua sede online. É uma forma de marcar presença na Internet. E o mais importante, é a ferramenta que permite alavancar resultados e fazer o seu potencial cliente chegar até você por meio dos buscadores, como o Google.
Você agora pode estar pensando: “mas minha empresa tem redes sociais, estou na internet, então não preciso de um site”. Ledo engano, porque o que está nas redes sociais fica dentro delas. Ou seja, se aquela rede social acabar um dia, tudo o que você postou ficará no limbo do esquecimento.
E outra questão importante, só quem consegue visualizar tudo o que você posta nas redes sociais é quem também tem um perfil na mesma rede. Ou seja, o fato de você ter redes sociais não exclui a necessidade de ter um bom site. As ferramentas são acessórias e ambas contribuem para estratégias distintas dentro do marketing digital.
Assim, para ter uma presença efetiva na Internet é indispensável ter um site.
Mas por que razão sua empresa precisa ter um site? Os motivos são muitos, e todos relevantes. Para exemplificar, confere aqui alguns motivos que tornam o site fundamental nas estratégias de marketing digital:
Mas como já adiantamos no início desse artigo, não basta ter um site. Sua página na internet precisa ser construída a partir das regras que ditam o SEO, a arquitetura da informação e a experiência do cliente. Esses elementos são fundamentais, porque é com base neles que o Google faz o ranqueamento.
Mas como saber se o site está tendo um bom desempenho em relação aos parâmetros dos buscadores? Existem métricas para avaliar performance de site. Então, o profissional que criará o seu site precisa entender muito bem disso, a fim de que ele atenda às exigências. Afinal, se você está investindo em seu site, certamente você quer que ele te dê resultados.
O conceito de desempenho de um site é bastante relativo, no sentido de que você precisa avaliar essa performance a partir dos parâmetros corretos. Porque nem toda métrica é útil, é necessário entender quais delas fazem sentido para o seu negócio. Assim, você não perderá tempo com informações que não farão diferença.
Para medir a performance de um site, dá para fazer estudos de laboratório e da experiência real. Os dados de laboratório são levantados em um ambiente controlado, a partir de condições pré-determinadas (page speed insights, lighthouse etc). Já os dados de campo contam com a análise do desempenho real do site (page speed insights, chrome developer tools, crux etc).
Vamos conhecer agora as principais métricas para avaliar performance do site.
É o tempo que o site leva para carregar suas páginas e renderizar os elementos visuais que compõem o seu layout.
Aqui é avaliado o tempo que o site responde a qualquer tipo de interação do usuário, depois que a página já foi totalmente carregada.
O tempo em que a página carrega e executa os códigos em java script.
4 – Estabilidade visual e suavidade
Nessa categoria, são avaliadas as transições de elementos, as animações, o impacto visual que a mudança de elementos gera e como tudo isso interfere nas interações do usuário.
E aqui estão algumas importantes métricas utilizadas para avaliar performance do site.
First Contentful Paint (FCP)
O FCP faz a medição do tempo em que ocorre a primeira renderização de conteúdo na tela, ou seja, a exibição do primeiro elemento em HTML.
Largest Contentful Paint (LCP)
Calcula o tempo até aparecer o maior bloco de texto ou imagem na tela.
Cumulative Layout Shift (CLS)
Avalia as mudanças de layout, ou seja, a estabilidade no carregamento da página.
Firts Input Delay (FID)
Avalia o tempo entre a primeira interação do usuário e a resposta da página àquela interação.
Interaction to Next Paint (INP)
Substituirá a FID a partir, provavelmente, de março de 2024, e terá uma medicação mais assertiva do tempo entre interação e resposta. Enquanto a FID mede a primeira interação, a INP medirá todas as interações e reportará aquelas que apresentarem índice abaixo do esperado.
Entre em contato com a Abrasivo Digital, empresa especializada na criação de sites, que você pode contratar uma consultoria completa de diagnóstico e reformulação da página.
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