As redes sociais vieram para ficar, e hoje em dia não dá para pensar em estratégias digitais sem considerar esse cenário. Claro que o plano de marketing digital da empresa deve prever quais ferramentas fazem sentido para o negócio, especificando as redes sociais em que a empresa deve investir. Mas uma coisa é certa, o Instagram estará nessa lista, e isso é unânime. Então, nesse artigo, você conhecerá algumas especificidades sobre o aplicativo e terá dicas de conteúdo Instagram, para saber o que postar.
Você deve se perguntar por que o Instagram é tão relevante para as marcas. De acordo com dados do site Statista sobre visitações às redes sociais no Brasil em 2024, o Instagram fica atrás apenas do Facebook, com uma diferença em torno de sete pontos percentuais. Em agosto de 2024, por exemplo, enquanto o Facebook concentrou 33,04% de todas as visitações em redes sociais, o Instagram alcançou 26,15%.
Quando passamos para os números sobre as redes mais usadas no Brasil, o Instagram também ganha posição de destaque, perdendo apenas para o Whatsapp e Facebook. São muitos dados interessantes, dentre eles, que o Brasil ocupa o terceiro lugar em número de usuários na plataforma. Em janeiro de 2024, por exemplo, eram 134,6 milhões, segundo o Datareportal.
O Brasil comprovadamente está entre os maios consumidores de redes sociais do mundo. Ou seja, simplesmente não há como o mundo corporativo ignorar a rede, porque uma parcela considerável do público-alvo de qualquer marca está navegando por ela.
Diante desses dados tão animadores, qual seria então as vantagens reais de se investir no Instagram. Quais benefícios a marca pode conquistar por meio da implementação de estratégias assertivas na plataforma? Confira agora:
O Instagram é um verdadeiro portal para novos clientes. Ao adotar ações efetivas e personalizadas na rede social, a marca consegue ampliar o seu alcance e chegar a pessoas que sequer sabiam de sua existência. Assim, cresce a geração de leads e, consequentemente, aumentam as chances de conversão.
Ter um canal direto de interação com o público é uma forma de estreitar essa relação. A marca consegue acompanhar sua reputação na rede social, antecipando situações negativas e promovendo um eventual gerenciamento de crise com agilidade.
Comunidade virtual é a reunião de um grupo de pessoas com objetivos semelhantes. O Instagram possibilita justamente isso, agregar pessoas que se interessam por seus produtos/serviços e simpatizam com os valores de sua marca. Isso é benéfico para a marca em inúmeros aspectos, já que essa legião de fãs se torna uma voz que ecoa a seu favor.
O engajamento é uma das ações que mais ajuda uma marca crescer. Com o conteúdo Instagram correto, é possível estimular esse engajamento e aumentar suas chances de conquistar mais clientes adeptos.
O Instagram é uma rede social para interação e alcance, mas é também uma ferramenta excelente de vendas. É possível gerar leads e conversões de diversas maneiras na rede social. A marca pode usar conteúdo Instagram para construir a jornada de compra, pode investir em anúncios segmentados e até fazer vendas diretas pelo aplicativo.
Alguns fatores conjugados determinam o conteúdo Instagram mais adequado para sua empresa. Primeiramente, é necessário conhecer o seu público-alvo, sua persona. Essa informação é crucial para criar uma comunicação efetiva com seus clientes potenciais, porque interfere no tom de voz da marca e na relevância dos assuntos.
Mas não basta estar atento ao que o público precisa saber, porque existe outro elemento, o chamado algoritmo do Instagram, que é responsável por fazer a ponte entre o conteúdo e o público. Assim, é necessário entender o funcionamento desse algoritmo, a fim de compreender qual formato de conteúdo é melhor.
A questão é que esse algoritmo está em constante atualização, o que demanda uma energia enorme da equipe de marketing digital, para acompanhar e adaptar as demandas, mas sem perder de vista o que interessa ao público-alvo. É uma equação complexa e que requer conhecimento técnico especializado.
Por isso, não há resposta pronta nem fórmula para saber o que postar no Instagram. Se trouxermos regras rígidas aqui, talvez daqui a mais alguns meses tudo já tenha mudado de novo. Então, o que sua empresa precisa de fato é de profissionais qualificados e atualizados, para acompanhar e implementar as mudanças em tempo quase real.
Outra opção é terceirizar esse serviço, porque contratar uma agência digital traz muitas vantagens. E aqui também vale a máxima de que não pode ser qualquer uma, você precisa do suporte de uma agência com know how. A Abrasivo Digital é a opção para quem busca resultados efetivos no Instagram. A equipe capacitada e em constante atualização, somada ao investimento nas mais modernas ferramentas digitais, tornam a Abrasivo a melhor solução em marketing digital para seu negócio.
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