Você já ouviu falar em definição de personas? Este conceito é muito importante para quem tem (ou deseja abrir) um negócio e pretende investir em marketing digital. Mais do que isso: é uma das principais etapas do gerenciamento de redes sociais, tema que abordamos recentemente aqui no blog da Abrasivo. Mas por que este assunto é tão relevante?

Definidas como representações semifictícias dos seus clientes ou público/audiência de sua organização, as personas são personagens desenvolvidas com base em informações reais acerca da média das pessoas que, de fato, consomem seus produtos ou serviços.

Portanto, para começo de conversa, antes de criar as personas é necessário ter conhecimento sobre o comportamento e as características do seu público mais fiel. Qual é a faixa etária, preferências, gênero, cidade, etc.? Qual fator o motiva a adquirir o que o seu negócio tem a oferecer? É para responder a este tipo de perguntas que a definição de personas encontra sentido.

 

Card ilustrativo de como escolher uma persona

Sobram motivos para fazer a definição de personas/Imagem: Agência Converse

 

Principais benefícios da definição de personas

Sobram motivos para fazer a definição de personas. Entre eles estão uma melhor compreensão das necessidades, vontades e receios do cliente; maior clareza quanto ao desenvolvimento de estratégias de marketing; e uma consistência mais sólida acerca da comunicação. Outros fatores importantes são:

– Auxilia na elaboração de anúncios que falam diretamente para o público;

– Disponibiliza mais informações sobre vários segmentos de mercado;

– Ajuda a criar estratégias de Marketing de Conteúdo com uma compreensão mais clara de onde os clientes investem o tempo;

– Contribui para o desenvolvimento de programas aprimorados de nutrição de leads no intuito de atingir os diversos tipos de perfis.

Definição de personas: fatores a considerar

Mas qual fatores é preciso considerar na definição de personas? Nesse aspecto é importante levar em consideração o histórico (dados básicos como ocupação e gênero); dados demográficos (classe social, local onde habita, idade); objetivo (varia de acordo com cada cliente); desafios (possíveis obstáculos para alcançar o objetivo); identificadores (o que a sua empresa pode oferecer, o que precisa) e como podemos ajudar (ações práticas que oferecem soluções ao cliente).

Quantas personas criar?

Uma dúvida muito frequente diz respeito ao número de personas que devem ser criadas. Aqui mesmo na Abrasivo Digital nossos profissionais se perguntam, muitas vezes, quantas são necessárias.

A verdade é que quando o assunto é a definição de personas, não existe um número exato. Varia muito de acordo com o perfil do público de cada cliente. No entanto, podemos sugerir sempre um mínimo de duas personas, uma vez que os seus públicos possuem diferenças relevantes e decisivas entre si, então suas personas devem expressar isso.

Também podemos dizer que criar mais de quatro personas tende a ser um complicador, uma vez que fica difícil direcionar e aprofundar os trabalhos de marketing digital precisando dirigi-lo a muitas frentes. Dessa forma, o ideal é que cada cliente tenha de duas a quatro personas.

 

Mural com diversidade étnica de pessoas e personas

Na Abrasivo Digital temos expertise na definição de personas/Imagem: Medium

 

Exemplo de definição de personas

Aqui na Abrasivo Digital temos expertise na definição de personas. Logo depois que fechamos contratos com os clientes, este é um dos primeiros serviços que os nossos profissionais executam, mas não sem antes de uma reunião com o próprio cliente, que é entrevistado e compartilha conosco as principais características de seu público. Observe estes dois exemplos, que têm como base uma empresa da área de vestuário:

Persona 1: Alessandra Capanema

– Histórico: Alessandra é empresária, casada, tem 2 filhos;

– Dados demográficos: tem 30-35 anos, ensino superior, mora em Salvador, classe A;

– Identificadores: independente em nível financeiro, Alessandra costuma ser decidida. Elegante, gosta de se vestir bem. Se interessa por peças mais elaboradas e sofisticadas;

– Objetivo: encontrar uma loja de roupas que ofereça peças de qualidade, perenes e com design diferenciado em relação ao que costuma ser comercializado nas lojas de departamento.

– Desafios: bem-sucedida, Alessandra não tem tempo a perder. Além de fechar negócios na empresa, ela também precisa cuidar da família. Por isso, precisa de uma loja de fácil acesso, que ofereça praticidade na hora de adquirir os produtos.

– Como podemos ajudar?: fazendo com que Alessandra saiba que a loja “x” tem fabricação própria, está antenada às principais tendências da moda, tem e-commerce, envia pelos Correios e também atua com delivery.

Persona 2: Adriana Diniz

– Histórico: Adriana é uma jovem blogueira, solteira, e mora com os pais;

– Dados demográficos: tem 22-25 anos, ensino superior incompleto, mora em Vitória da Conquista (BA), classe B;

– Identificadores: Adriana está prestes a concluir a faculdade. Vaidosa, gosta de se vestir com o que há de mais atual no mundo da moda. Faz o estilo blogueirinha.

– Objetivo: encontrar uma loja de roupas em Vitória da Conquista que ofereça os melhores conjuntinhos e vestidos da região, peças sob medida que casem, perfeitamente, com a sua personalidade e identidade.

– Desafios: Adriana costuma comprar de lojas de departamento, de nível nacional, porque desconhece, na região onde mora, uma loja que tenha novidades capazes de surpreendê-la.

– Como podemos ajudar?: divulgando as últimas coleções nas mídias sociais da loja “x”, trazendo dicas de moda com o objetivo de obter engajamento e proximidade com a marca. Demonstrando que ela pode ter peças diferenciadas sem precisar sair da cidade em que vive.

 

Card ilustrativo de tipos de persona

Ferramentas disponíveis na internet facilitam a definição de personas

 

4 ferramentas para a definição de personas

Sabia que, para facilitar a sua vida, existem algumas ferramentas muito úteis para a definição de personas? São as seguintes:

  1. O Gerador de Personas

Duas das maiores empresas de marketing de conteúdo do Brasil, Rock Content e Resultados Digitais criaram “O Gerador de Personas”, uma ferramenta extremamente prática é simples de usar.

  1. Make my Persona

Desenvolvido pela Hubspot, a maior ferramenta de automação de marketing do mundo, a Make my Persona é um site que ajuda o usuário na definição de personas.

  1. Super Persona

Ferramenta de fácil usabilidade, a Super Persona foi criada pelo portal Superstorm. Como diferencial, ela tem o fato de descrever com fidelidade o seu usuário e cliente ideais.

  1. Google Forms

O Google Forms pode até não ser uma ferramenta específica para a definição de personas, e sim um mecanismo voltado a pesquisa. Contudo, assim como é muito válido para trabalhos acadêmicos, o Google Forms também ajuda muito na definição de personas, uma vez que facilita o planejamento e distribuição de suas buscas.

E aí? Curtiu este artigo? Esperamos que você possa ter adquirido um bom conhecimento sobre a definição de personas, um assunto muito relevante no campo do marketing de conteúdo e do próprio inbound marketing. Lembre-se sempre que se reunir com o cliente e entender ao máximo como funcionam os seus diferentes tipos de públicos é crucial para uma criação mais assertiva das personas.

Você sabia?

Na Abrasivo Digital damos tanto valor às personas dos clientes que não fazemos uso de ferramentas automatizadas para desenvolvê-las. Nossa criação é totalmente autoral e personalizada.

Caso o seu negócio ou organização necessite de mais informações acerca do tema ou mesmo da contratação de uma agência especializada, entre em contato agora mesmo com o time da Abrasivo Digital. Teremos satisfação em bem atendê-lo(a) e oferecer-lhe as melhores soluções:

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