Os buscadores têm apresentado uma alta significativa nas pesquisas da expressão “tráfego pago como funciona”. Isso mostra o quanto a estratégia tem atraído a curiosidade das pessoas, especialmente em razão da disseminação de informações sobre os resultados incríveis que ela promete. Por isso, nesse artigo, vamos apresentar como se movimenta essa engrenagem, para que você consiga entender o que está por trás dos links patrocinados e por que eles têm despertado tanto interesse. Além disso, você terá acesso às dicas mais valiosas para implementar uma campanha de sucesso.
A publicidade e propaganda no marketing tradicional sempre enfrentaram – e ainda enfrentam hoje – algumas dificuldades em relação ao alcance do público-alvo. Afinal, como é possível saber exatamente quem passará pelos outdoors, ouvirá aquele programa de rádio ou abrirá a tal revista ou jornal, por exemplo? Mesmo quando fazemos uma boa segmentação de público para as campanhas tradicionais, o fato é que atingimos uma parcela bem generalista.
Qual o resultado disso tudo? As ações acabam também chegando a pessoas com interesses diversos e que não manifestam qualquer interesse no objeto da ação. Além dessa restrição, existem também outros obstáculos, como o tempo de anúncio limitado, os altos custos com investimento e a dificuldade de mensurar com objetividade e exatidão os resultados.
Com o advento da internet e redes sociais, surge o marketing digital e suas promessas bem animadoras. Complementando as ações tradicionais, agora é possível investir em um meio que permite um controle total de dados. Ou seja, dá para fazer uma segmentação muito precisa de quem atingir. E, além disso, monitorar o impacto das ações e seus resultados com muita precisão.
Com as estratégias de marketing digital, portanto, a publicidade e a propaganda viveram uma era de evolução gigantesca e em um espaço de tempo bem curto.
O tráfego pago é uma estratégia digital resolutiva, quando a campanha é configurada da forma correta. Mas como isso funciona? Gerar tráfego significa atrair visitas para sua página, seja ela um site institucional, uma loja virtual, blog ou afins.
Essa geração de visitas pode ser feita de forma orgânica, utilizando estratégias que não demandam custos adicionais, ou de forma paga, que é literalmente fazer investimento financeiro nessa atração.
Esses anúncios pagos rodam em várias plataformas, tanto em motores de buscas, como o Google Ads, quanto em redes sociais, como Facebook e Instagram. Nesses caso, a empresa paga para veicular o seu anúncio na ferramenta.
Os valores do investimento dependem muito do objetivo, do prazo de veiculação etc. Ou seja, tudo depende dos objetivos traçados e da estratégia montada. Até porque as campanhas digitais costumam trazer resultados com de forma muito rápida.
Além disso, elas permitem o monitoramento contínuo e em tempo real. Assim, é possível fazer ajustes de valores, a partir da análise de desempenho de cada uma delas.
Então como implementar ações efetivas de tráfego pago, para garantir o retorno financeiro do investimento? Traremos aqui 5 dicas que ajudarão a ter uma campanha de sucesso. Mas a indicação é que a sua empresa entre em contato com o time da Abrasivo Digital, para pensarmos uma campanha personalizada e com foco em seu negócio.
Depois de entender como o tráfego pago funciona, confira as questões a serem consideradas nesse tipo de estratégia.
1. Defina as metas e objetivos que pretende alcançar
Nenhuma ação de marketing será efetiva, se você não listar as metas e objetivos que pretende conquistar. O objetivo é crucial para direcionar desde a criação do anúncio até a definição da verba.
2. Antes de colocar a campanha no ar, faça um estudo minucioso do público que quer atingir
Você só conseguirá fazer a segmentação correta se tiver clareza sobre o perfil do consumidor que pretende atingir. O direcionamento errado fará com que a campanha seja frustrada e não obtenha os resultados esperados.
3. Escolha estrategicamente as plataformas em que serão veiculados os anúncios
A junção de objetivos e do público-alvo traz muita clareza sobre quais plataformas serão mais assertivas para a campanha. Não basta veicular o anúncio em qualquer lugar, é necessário ter estratégia nessa escolha.
4. Crie anúncios a faça os testes A/B
Você deve criar versões diferentes de anúncios, a fim de validar na prática qual deles traz resultados. Assim, poderá otimizar o investimento e elevar a taxa de conversão. Essa estratégia ajuda na tomada de decisão estratégica acerca do desempenho dos anúncios.
5. Por fim, monitore as campanhas enquanto estiverem rodando
Por fim, você deve ficar de olho no desempenho das campanhas em tempo real. Dessa forma, poderá adotar os ajustes e modificações que se mostrarem necessários, para otimizar os resultados. O interessante do digital é também essa possibilidade de mudar para melhor se adequar.
E aqui vai uma dica extra: contrate profissionais que realmente sabem fazer tráfego pago, senão seu dinheiro será jogado fora.
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