Agência de Marketing Digital em Salvador atendendo Aracaju e demais regiões do Brasil, referência em Criação de Sites e Inbound Marketing.

O que são estratégias digitais e para que servem?

Postado em 15 de maio de 2024 | por
na categoria Inbound Marketing, Marketing, Notícias
with 0 and 0

estratégias digitais

O desenvolvimento das tecnologias trouxe inúmeros ganhos para os ambientes corporativo, industrial e empresarial. Todos que comercializam algum tipo de solução, seja um produto ou serviço, ganharam novas ferramentas para divulgação de seu negócio e para alavancar o seu alcance. Hoje, é possível conquistar novos clientes utilizando um aparato tecnológico relativamente simplificado, mesmo sem saber inicialmente quem são essas pessoas.  E isso é possível por meio do uso inteligente de estratégias digitais. Nesse artigo você conhecerá esse conceito e terá dicas valiosas de como escolher as melhores estratégias para o seu negócio. 

Conceito de estratégias digitais

As estratégias digitais são o conjunto de ações adotadas no âmbito online, utilizando as tecnologias e ferramentas disponíveis, com o objetivo de trazer resultados positivos para a empresa. Ou seja, é a junção de todos os recursos que serão utilizados para alavancar sua presença seus números por meio do digital. 

Elas englobam, portanto, o website, e-commerce, redes sociais, campanhas, links patrocinados, landing pages, e-mail marketing, inbound e outbound marketing, marketing do conteúdo, growth marketing e inúmeras outras.

O principal objetivo dessas estratégias é atrair, vender e reter a base de consumidores. Além disso, é também possível investir em estratégias digitais para ganhar reputação e notoriedade. 

É fundamental conhecer esse conceito, se você pretende entender como funciona o marketing digital

Por que você deve investir em estratégias digitais para seu negócio?

O plano de estratégias digitais é guiado por inúmeros objetivos. O planejamento estratégico de marketing digital contempla as inúmeras frentes capazes de contribuir positivamente com o negócio da empresa. Isso significa que não estamos falando apenas de aumentar vendas, mas de um arcabouço vasto de ganhos.

O importante aqui é maximizar os resultados, a partir da construção de um banco de dados de clientes potenciais, utilizando as ferramentas tecnológicas. Mas qual o ganho efetivo que a sua empresa terá com isso? São muitos, como, por exemplo:

  • Construir uma sólida reputação no digital, que lhe trará notoriedade. Ou seja, você vira referência em seu segmento de atuação;
  • Criar um banco de dados de clientes potenciais, identificando em que fase do funil de vendas cada um está. Assim, você poderá oferecer conteúdos personalizados e direcionados àquele momento em que cada cliente se encontra;
  • Fortalecimento da marca;
  • Potencializar suas campanhas de vendas, com uma segmentação adequada, fazendo com que você atinja os clientes certos;
  • Aumento significativo de alcance. Sua marca aparecerá para inúmeros novos leads, o que faz crescer os seus resultados;
  • Otimização de recursos financeiros, se comparado com outros tipos de abordagens de atração;
  • Controle e mensuração de resultados, porque as ferramentas permitem fazer todo o gerenciamento da jornada dos clientes potenciais;
  • Agilidade para fazer ajustes e adaptações, a partir da resposta do público-alvo;
  • Comunicação mais assertiva e próxima do cliente;
  • Construção de uma comunidade digital forte;
  • Acompanhar o comportamento dos clientes em potencial em tempo real e, consequentemente, dar respostas mais rápidas às suas demandas;
  • Levantamento de dados preciso, que servirá para embasar a tomada de decisões; 
  • Tudo isso gera como resposta um aumento significativo de vendas

10 dicas para criar estratégias eficientes 

As estratégias digitais precisam ter conexão com o negócio. Ou seja, é necessário compreender qual o posicionamento atual daquela empresa e aonde ela quer chegar. As estratégias, portanto, serão o atalho para se chegar ao destino dessa caminhada. Então, na hora de elaborar o conjunto de estratégias para uma marca, é importante considerar os seguintes fatores:

  1. Fazer o estudo de persona, para identificar quem é o lead daquela empresa;
  2. Estudar o mercado em que a empresa se insere, além de levantar seus concorrentes principais e estudar como se comportam;
  3. Investir na Análise SWOT, a fim de compreender quais os pontos fortes da empresa, seus pontos fracos, as ameaças e as oportunidades que se apresentam;
  4. Fazer o levantamento dos objetivos que se busca alcançar com as estratégias digitais, porque é necessário montar um planejamento que pontue qual objetivo se busca alcançar com cada estratégia adotada;
  5. Alinhar o discurso entre o time que fará a execução das estratégias digitais, o time de atendimento e o time de vendas. É importante o trabalho multifuncional para atingir os objetivos;
  6. Montar um planejamento minucioso, reunindo todas as informações relevantes, com ­­­­-um plano de ação e cronogramas para acompanhamento;
  7. Implementar o plano de ação e acompanhar a sua execução e reflexos;
  8. Mensurar os resultados;
  9. Verificar se há necessidade de ajustes e implementar as modificações com agilidade;
  10. Contratar uma agência de marketing digital que tenha expertise no assunto, a fim de que possa entregar um planejamento alinhado com as reais necessidades e objetivos da empresa e, simultaneamente, que consiga executar esse plano com profissionalismo e seriedade. 

Lembre-se que, no digital, tudo ganha uma proporção gigantesca. Isso acontece para o bem e também para o mal. Portanto, invista em profissionais sérios, que realmente conheçam as estratégias digitais profundamente

x