O que é tom de voz da marca e como definir

Postado em 16 de janeiro de 2023 | por
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aprenda a criar tom de voz da marcaSe você é empreendedor e gerencia o próprio negócio, certamente já deve ter ouvido falar sobre tom de voz da marca. Se não ouviu ainda e não sabe do que trata, tem alguma coisa errada por aí. Mas não se preocupe! Venha com a gente, que aqui nesse artigo você vai compreender o que significa tom de voz da marca e aprenderá como defini-lo dentro de seu negócio.

Para iniciar, o tom de voz é a forma como você se comunica com o seu público-alvo em todos os seus canais. Vamos compreender agora ao conceito detalhado da expressão. 

O que é tom de voz da marca?

Toda empresa precisa desenvolver uma forma de se comunicar com o seu público-alvo, que gere conexão, com a qual o consumidor consiga se identificar. Essa linguagem, portanto, precisa estar alinhada com a persona, a fim de que a marca estabeleça um diálogo eficiente. Somente assim a sua mensagem será realmente compreendida. 

Para isso, você deve conhecer exatamente a sua persona, o seu público-alvo e como ele melhor se comunica. O tom de voz da marca precisa alcançar esse nível de identificação, gerando empatia, reconhecimento e a sensação de pertencimento àquele grupo ou comunidade.

Por exemplo, se o seu público faz parte de uma geração mais jovem e antenada com as novas tecnologias e redes sociais, a sua linguagem deve transitar por esse universo. Ou seja, pode explorar uma leitura mais fluida e divertida, memes etc. Mas se o seu público é conservador e o seu nicho exige cuidado com as palavras – a exemplo da área de saúde – a sua linguagem deve considerar esse aspecto.

Resumindo….

Tom de voz da marca, portanto, é a forma com que a empresa se expressa e dialoga com seus clientes, refletindo a sua personalidade e posicionamento. A expressão compreende todos os elementos que serão utilizados nessa comunicação. 

Por exemplo, você precisa analisar se você utilizará humor, se a linguagem será mais séria, se seu conteúdo será mais formal ou informal, se caberá uso de gírias. Além disso, também inclui-se aí a avaliação acerca do uso de memes, ilustrações, os tipos de imagens etc. Ou seja, todo o conteúdo que você produz precisa ser pensado com base no tom de voz. 

Importância de definir o tom de voz da marca

Quando você estabelece as regras que deverão permear a sua comunicação, fica mais fácil construir os conteúdos direcionados ao público-alvo. Além disso, ter um tom de voz bem definido deixa a comunicação mais fácil e enriquece a experiência do cliente, criando ainda mais envolvimento. Ou seja, aumentam as suas chances de ter um cliente fiel e que dissemina boas informações sobre sua marca. Alguns benefícios de ter um tom de voz bem definido são:

  • Você alinha a comunicação dentro da empresa, ou seja, todos os colaboradores passam a ter um guia de como falar em nome da empresa, se necessário;

  • Melhora a experiência do cliente, já que ele se identifica com aquela linguagem;

  • A marca ganha personalidade e posicionamento no mercado;

  • Fortalece o relacionamento com seus clientes;

  • A comunicação se torna mais direta e assertiva;

  • Consegue padronizar a base da comunicação em todos os canais, apenas adaptando-a cada formato;

  • Reforça a percepção de credibilidade;

  • Personaliza as relações, afastando a robotização.

Como definir o tom de voz de sua marca?

Primeiramente, conheça seu público a fundo. Estude a sua persona detalhadamente. Construa a imagem dessa persona como se fosse uma pessoal real, perceba como ela age, quais conteúdos ela prefere consumir, como ela interage nas redes.

Então, a partir daí, você deve compor um questionário e responder a uma série de perguntas, para chegar ao tom de voz da marca. É importante que você tenha respostas claras para perguntas, como:

  • Como é a personalidade de seu cliente?

  • Qual o comportamento dele no dia a dia?

  • Enumere as suas principais características desse cliente.

  • Também faça a lista dos seus principais defeitos.

  • Quais as suas principais qualidades?

  • Como ele se comunica geralmente?

  • Quais frases e expressões costuma usar?

  • Qual objetivo você quer alcançar naquela comunicação específica?

Autoimagem

Além disso, claro, você também deve levar em consideração a imagem que quer construir da sua empresa. A ideia é que você se conecte com seu cliente por meio do tom de voz da marca, mas ele deve representar também os valores de sua marca. Também é importante estudar a forma como o seu concorrente e se comunica, levantando os pontos positivos e negativos que você identificou. Então, acrescente ao seu questionário perguntas como:

  • Qual imagem eu quero passar de minha marca?

  • Qual a cultura organizacional da empresa?

  • Quais valores eu quero demonstrar por meio dessa comunicação?

  • Qual a missão, visão e valores? 

  • Como o meu concorrente se comunica?

  • Quais as fraquezas e pontos fortes da comunicação do meu concorrente com o público?

Tom de voz na prática

Conhecendo bem sua persona e com as questões acima respondidas, formalize a linguagem que você utilizará. Ou seja, defina na prática o tom de voz da marca. Coloque em um documento como será feita essa comunicação, quais expressões e linguagem representam a marca. Por fim, distribua o material entre os seus colaboradores. Afinal, é fundamental que todos saibam e consigam reproduzir como a empresa fala. 

** E aí? Você já definiu o tom de voz de sua marca? Se ainda não parou para fazer isso, entre em contato com a Abrasivo, que podemos te ajudar!

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