Agência de Marketing Digital em Salvador atendendo Aracaju e demais regiões do Brasil, referência em Criação de Sites e Inbound Marketing.

Reposicionamento de marca: como a Abrasivo ajuda seu negócio

Postado em 11 de novembro de 2024 | por
na categoria Notícias
with 0 and 0

O reposicionamento de marca, conhecido também simplesmente por rebranding, é a ressignificação, a atualização ou a modernização de uma marca. Mas por que promover essas mudanças? A resposta perpassa pelas complexidades da gestão de um negócio.

A exteriorização da marca precisa estar conectada com os objetivos e valores da empresa. Com o passar do tempo, no entanto, é possível que esses conceitos evoluam dentro da organização.

Consequentemente, esse upgrade também deve refletir em seu posicionamento. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre esse assunto e sobre como a agência Abrasivo Digital pode ajudar para tornar esse processo mais fluido e resolutivo no ambiente virtual. 

O que é reposicionamento de marca?

O conceito de reposicionamento de marca está associado a um processo de reformulação interna, com vários propósitos, por exemplo, modificar a percepção das pessoas sobre aquela marca, ou mesmo atingir um novo público-alvo. Dentro do projeto de rebranding estão incluídas inúmeras ações que muitas vezes começam pela reestruturação da própria identidade visual da marca.

Para além da parte gráfica, o processo de rebranding traz consigo transformações capazes de impactar nos valores, missão, processos, tom de voz, procedimento de atendimento, rol de produtos e serviços etc. 

Fatores variados podem levar uma marca a enfrentar o desafio de se recolocar no mercado. Por exemplo, a identificação de mudanças no comportamento do seu consumidor. Imagine uma marca que vendia produtos para o público jovem na década de 90 e que precisa atingir o mesmo público hoje. Com as novas tecnologias, redes sociais e a digitalização da comunicação, o reposicionamento seria fundamental. 

Outra hipótese é quando a marca quer mudar o seu público-alvo. Isso ocorreu com a marca Havaianas, que reformulou completamente o seu produto, elevando o valor agregado. Assim, conseguiu se inserir no campo de consumo também da classe econômica mais favorecida.

Ou ainda quando acontece um fato muito ruim capaz de atingir a reputação da marca negativamente. Inclusive, um exemplo disso é o que aconteceu com a Parmalat em 2014, quando foram identificadas adulterações no leite da marca. Para resgatar a credibilidade e modificar a percepção das pessoas pode ser necessário investir num processo de reestruturação da marca. 

Como identificar se a marca precisa se reposicionar

A decisão pelo reposicionamento de marca deve se fundamentar em fatores concretos. Assim, é prudente fazer estudos, produzir relatórios, analisar dados. Ao confrontar o diagnóstico da empresa  com o que realmente se espera dela dali em diante, será fácil identificar se é a hora de um rebranding.

A lista de motivos que podem sugerir a necessidade do reposicionamento não tem limites, mas traremos aqui alguns exemplos mais comuns dessas razões. Então, se você identifica algum dos itens abaixo no seu negócio, está na hora de repensar a forma como você está se colocando no mercado.

  • Oportunidades surgiram, e a marca pretende expandir sua atuação, incrementando o rol de produtos e/ou serviços;
  • A inclusão de novas soluções modificou o público-alvo do negócio;
  • A análise de dados demonstrou resultados negativos expressivos. Ou, mesmo que a queda seja discreta, ela tem se mostrado constante;
  • A marca quer entrar em um novo segmento de atuação;
  • A pretensão é fazer a solução atingir outra classe social;
  • O monitoramento das ações do consumidor nos canais de atendimento e redes sociais demonstra uma insatisfação considerável;
  • A marca mudou seus objetivos, valores ou prioridades;
  • Enfrenta-se uma crise econômica que atinge o negócio ou o seu público;
  • A análise da concorrência demonstra uma melhora significativa nos números desses oponentes ou surgiram novos concorrentes;
  • Você teve alguma experiência muito ruim com um produto e/ou serviço, que afetou negativamente a impressão das pessoas sobre a marca.

Abrasivo Digital: o suporte no processo de rebranding

O processo de reposicionamento da marca requer também ações efetivas no digital. Mas para que essa mudança de percepção do consumidor aconteça, é necessário contar com o suporte de profissionais especializados, a exemplo da equipe da Abrasivo Digital.

A criação de um plano de marketing digital para rebranding demanda uma verdadeira imersão sobre o negócio da marca, a fim de que haja clareza sobre o que mudou. Senão, as ações no digital continuarão alcançando o mesmo público e reafirmando justamente a percepção que a marca quer modificar.

Então, a Abrasivo Digital vai montar todo o planejamento de marketing digital para essa nova fase da marca, considerando os motivos que levaram a empresa a mudar.

Esse planejamento detalhado inclui o diagnóstico do mercado, com o levantamento dos concorrentes diretos, a redefinição da persona (público potencial), os objetivos das ações etc. Assim, será possível delimitar o conjunto de estratégias digitais mais assertivas para cada caso.

Mas lembre-se que qualquer transformação precisa seguir um curso de dentro para fora. Portanto, antes de jogar ao mercado as ações de reposicionamento de marca, é necessário trabalhar a equipe de colaboradores, a fim de que eles internalizem a nova cultura. Afinal, são eles que estarão em contato direto com os clientes. 

x