Agência de Marketing Digital em Salvador atendendo Aracaju e demais regiões do Brasil, referência em Criação de Sites e Inbound Marketing.

Saiba como ter um blog que aumenta sua visibilidade

Postado em 12 de agosto de 2024 | por
na categoria Notícias
com 0 e 0

O blog é uma ferramenta de comunicação que apresenta funções estratégicas dentro do plano de marketing digital de uma empresa. Esse tipo de página na internet reúne conteúdos em formatos variados, como textos, vídeos e fotos, abordando o tema da área de domínio de seu dono. Quando utilizado de maneira inteligente, o blog ajuda a aumentar a visibilidade da marca, tornando-a referência em seu segmento. Consequentemente, isso fortalece a imagem da empresa e, por tabela, aumenta os resultados de vendas. Aqui nesse artigo você entenderá melhor como esse instrumento funciona e como ter um blog pode alavancar seus números. 

Ter um blog como estratégia digital 

Quando uma marca decide ter um blog, a implementação dessa ação deve ser pensada dentro das estratégias de marketing digital. Ou seja, não basta colocar a página no ar e encher de conteúdos aleatórios. No momento atual, em que a concorrência é ampla e não está mais sujeita às barreiras geográficas, a empresa deve utilizar todo o conhecimento disponível acerca de ranqueamento na hora de postar seu conteúdo, a fim de conquistar uma posição relevante no Google e atingir o seu público-alvo mais rapidamente.

Então, toda a construção do blog precisa estar pautada nas diretrizes do SEO on Page e Off Page, no Google EEAT e no ranqueamento dos buscadores. E isso vale tanto para a programação por trás dele, quanto para a criação de layout e os conteúdos publicados. Portanto, se você está pensando em criar um blog a partir de uma ferramenta gratuita e começar a postar de qualquer jeito, cuidado. Leia esse artigo até o fim, para entender porque isso não vai funcionar. 

Até porque, antes de criar um post, você deve compreender a função dele. O objetivo de um post é responder de maneira completa e esclarecedora a dúvida de seu cliente potencial. Você deve escolher os temas relevantes, trabalhar com as palavras-chaves corretas e escrever o texto conectando as regras dos buscadores e a experiência do cliente. Mas encontrar a palavra-chave adequada, identificar o tom de voz de sua marca e escrever para criar conexão com o cliente é uma missão difícil.

Entendendo um pouco sobre ranqueamento 

Um dos principais objetivos de ter um blog é justamente conquistar uma posição de destaque no ranqueamento dos buscadores. Mas, para chegar a esse patamar, é necessário conhecer o que está por trás do ranqueamento. Ou seja, o que páginas como o Google, por exemplo, utilizam para determinar quais conteúdos são mais relevantes? A base da escrita de um post perpassa por esse questionamento.

Existem técnicas de escrita de conteúdo para alcançar as primeiras posições. Ao fazer a escolha de uma palavra-chave, você precisa também entender como o Google tem oferecido respostas a ela. Aqui estamos falando da chamada intenção de busca. Então analisar o que já está posto na internet sobre aquela palavra também faz parte do processo de análise para ranqueamento. Mas não é só isso.

A partir daí, é necessário dominar as diretrizes do buscador. Sim, existem várias regras que o próprio Google coloca para direcionar o trabalho dos produtores de conteúdo. A grande questão é que essas regras eventualmente mudam, ou novas são criadas, o que exige dos criadores de conteúdo um estudo contínuo acerca do que vai performar. E outra coisa importante é acompanhar os seus posts bem colocados, a fim de fazer as adaptações necessárias às mudanças das regras de desempenho.

De onde tirar insights para produção de conteúdo?

Os insights para produção de conteúdo surgem a partir de caminhos diversos. Primeiramente, lógico, é fundamental conhecer profundamente a área de atuação e o público-alvo. Assim, fica mais fácil entender o que o cliente em potencial da marca busca. Os insghts mais relevante surgirão daí.

Mas o próprio Google deve ser utilizado como uma ferramenta para insights, assim como o conteúdo produzido pelos seus principais concorrentes. Além disso, existem sistemas que sinalizam as palavras-chaves em alta. Por fim, ter um blog que performa também requer ter uma equipe de produção de conteúdo capaz e criativa, capaz de identificar fontes de inspiração e ideias. 

Passo a passo para ter um blog de alta performance

Confira agora as melhores dicas para ter um blog que traz resultados efetivos para o negócio. 

1. Contrate uma equipe especialista em criação de blogs

Se você quer ter um blog profissional, você deve contratar uma agência de marketing digital especialista em criação de sites. Esse é o passo mais importante, para garantir desempenho. Somente um time de especialistas conseguirá fazer uma análise minuciosa do seu negócio e necessidades, com o intuito de criar uma página relevante.

Além disso, só uma boa agência cumprirá todos os requisitos de funcionalidade que os buscadores exigem e criará um layout intuitivo e de fácil navegação, para oferecer uma experiência do cliente positiva. Por fim, o blog também tem que estar otimizado para abrir em qualquer dispositivo com a mesma velocidade, qualidade e visibilidade. 

2. Invista na produção de conteúdo de valor

O que é conteúdo de valor? Basicamente, aquele que realmente importa para o seu público-alvo. Mas não é só importar, é o que importa no sentido de ajudar no processo de convencimento e conversão. Novamente, você deve ter uma boa equipe para criar esse conteúdo, a fim de que ele siga as exigências do buscador, mas seja escrito de forma a gerar conexão. 

3. Faça o monitoramento das palavras-chaves e da posição de seus artigos

Você apostou em uma palavra-chave certeira e conquistou a primeira página do Google. E agora? Se você acha que isso é suficiente, está enganado, porque existem inúmeros concorrentes utilizando a mesma palavra-chave que você, buscando a mesma posição que você alcançou. Ou seja, começa aí uma segunda etapa de trabalho, que é monitorar essa palavra-chave e monitorar os resultados de seus artigos. Eventualmente, você terá que atualizar ou incluir novas informações no texto, a fim de permanecer em destaque.

 4. Utilize links internos e externos para enriquecer seu conteúdo

A internet é uma teia de informações, então você precisa usar essa teoria a seu favor. Ter um blog de performance exige a produção de conteúdo de valor. Por sua vez, todo conteúdo de valor deve apostar nos hiperlinks, sejam eles para páginas que você já havia publicado no próprio blog ou para páginas externas que complementem seu conteúdo. Mas tenha cuidado na hora de fazer links externos, para não tirar o leitor de seu blog e ele não retornar mais. Backlinks devem ser utilizados com sabedoria. 

5. Mantenha os olhos no blog da concorrência

Para sobreviver no digital, acompanhar a concorrência é uma tarefa fundamental. E isso vale também para o blog. Então, fique de olho nas postagens da concorrência e nos resultados que ela vem alcançando como blog. Essa análise te fará entender a receptividade do mercado com os conteúdos que eles postam.

x