O Google apresentou um conjunto de implementações para promover melhorias no seu sistema de detecção de spam. O pacote de orientações, chamado de atualização de spam de junho 2024, refinou ainda mais os resultados das pesquisas no buscador ao combater as páginas que trazem conteúdo spam.
O spam é um termo utilizado para definir o grupo de mensagens recebidas de forma massiva e normalmente sem solicitação do usuário. Sabe aquele e-mail de propaganda de uma marca, que você nunca autorizou a receber, e que chega a sua caixa de entrada com uma frequência alta? Isso é spam.
Normalmente o spam traz conteúdo de divulgação, tentando vender algum tipo de produto/serviço, por exemplo.
Além disso, o spam também chega a outros canais de comunicação, além do e-mail. Então, se o seu blog recebe comentários repetitivos e em grande quantidade, isso também é spam. Assim como as mensagens SMS ou ligações no mesmo formato recebidas no celular.
O envio de spam acontece tanto manualmente quanto com o uso de ferramentas criadas para disparar essas comunicações em grande escala. O fato é que eles costumam causar bastante irritação no usuário, que se torna refém da chuva de comunicações.
Além disso, podem também trazer conteúdo duvidoso e causar danos, porque alguns escondem vírus e malwares por trás de promoções atraentes que seduzem o usuário a clicar em links.
O Google já possui um sistema bastante avançado para detectar spam. Porém, como essas comunicações acabam encontrando novas formas e métodos de disseminação, a plataforma promove regularmente os chamados spam updates, a exemplo da atualização de spam de junho 2024. Ou seja, ao longo do tempo, o buscador aperfeiçoa esse sistema, para aprimorar os seus filtros.
Mas todas as implementações feitas são divulgadas pelo buscador, por meio da página de política de spam do Google. Assim, os sites conseguem fazer os ajustes necessários, para não cair no filtro do buscador. Se a página apresenta alguma violação às regras, ela perde ponto na classificação do Google e, consequentemente, pode até não aparecer como resultado nas buscas dos usuários.
Por isso, inclusive, é fundamental contratar uma empresa de criação de sites que conheça profundamente essas diretrizes, a fim de que o seu site esteja em conformidade com as políticas do buscador. Caso contrário, você terá sérios problemas com ranqueamento da página.
Atualmente, o Google possui um sistema de combate a spam baseado em Inteligência Artifical, chamado SpamBrain. Essa ferramenta está em contínua evolução, para conseguir identificar a barrar novas formas de spam.
Assim, sempre que o gestor da página observar quedas de visualizações, tráfego e ranqueamento, deve identificar se houve update no sistema de spam. É necessário verificar se sua página segue em conformidade com a nova política instituída. Na dúvida, é só entrar em contato com a Abrasivo Digital, para fazer uma análise. A agência estuda e identifica a causa, além de apresentar as soluções personalizadas para resgatar o bom posicionamento.
Com a atualização de spam de junho de 2024, o Google ampliou o seu filtro para captar spam. Assim, a plataforma tem conseguido manter uma página de resultados 99% livre de spam. Mas, obviamente, é impossível fazer uma análise generalizada sobre as mudanças, porque elas trouxeram mais precisão aos filtros já existentes.
Cada gestor deve submeter sua página a uma avaliação detalhada, a fim de identificar se houve prejuízos práticos com as mudanças ou se sua página sofreu algum tipo de penalização. A partir daí, deve-se investigar o que causou essa penalização, se foi realmente a falta de conformidade com a nova política de spam ou se são outras causas.
Eventualmente, pode estar na hora de fazer uma reformulação do site, para modernizá-lo, tornando-o mais navegável, intuitivo e eficiente.
Aqui vamos te apresentar alguns exemplos de situações que fazem com que o Google identifique que sua página é um spam.
1. Apresentar um conteúdo para o buscador e outro quando o usuário clica no link
Isso é muito comum quando uma página é invadida. Se isso aconteceu com sua página, procure imediatamente a Abrasivo Digital, para solucionar o problema.
2. Ter vários sites parecidos, com uma URL muito próxima
Esse “artifício” ajuda a página a conquistar um alcance maior, porém acabam oferendo páginas intermediárias ao usuário, que não atendem a sua busca. O Google entende como spam e baixa a classificação dessas páginas.
3. Reaproveitar domínio já expirado para enganar a classificação da pesquisa
Por exemplo, se você compra o domínio expirado de uma ONG de saúde e passa a vender produtos médicos, isso vai dar ruim.
4. Conteúdos inseridos em razão de vulnerabilidade de segurança
Existem ataques hackers utilizados para inserir condígos maliciosos na página, adicionar conteúdos ou inserir links de redirecionamentos.
Aqui são apenas alguns exemplos, porque a lista é bem grande. Ou seja, sua página pode ser considerada spam pelo Google e você nem sabe. Faça uma consultoria com a Abrasivo Digital para fazer essa avaliação e implementar as soluções para melhorar seu ranqueamento.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas