Agência de Marketing Digital em Salvador atendendo Aracaju e demais regiões do Brasil, referência em Criação de Sites e Inbound Marketing.

Intenção de busca: ofereça o conteúdo certo para atrair clientes

Postado em 23 de fevereiro de 2024 | por
na categoria Notícias
tags , , , , ,
com 0 e 0

tudo sobre intenção de buscaO avanço do algoritmo do Google trouxe novos desafios às marcas que querem ranquear bem no buscador. Para além de se utilizar as palavras-chaves certas, hoje é necessário também compreender o que está por trás daquela busca do usuário. Ou seja, qual a intenção dele ao utilizar aquele conjunto de palavras ao fazer uma pesquisa específica. Assim, o seu conteúdo precisa estar preparado para responder a dúvida do seu cliente potencial com precisão. Caso contrário, dificilmente você conseguirá ranquear. Nesse artigo, traremos dicas importantes para trabalhar as intenções de busca do usuário. Confira. 

O que é a intenção de busca do usuário? 

A intenção de busca do usuário é um conceito que está relacionado com o seu comportamento. Quando um indivíduo entra na página do Google, antes mesmo de digitar as palavras no campo de pesquisa, ele tem uma intenção, um objetivo, uma dúvida. Portanto, a intenção de busca é justamente o que está por trás das palavras, é a real intenção do usuário, o que ele espera encontrar de resposta no Google.

Importância de compreender a intenção de busca

Entender a real intenção do usuário parece simples, mas não é. Requer um conhecimento aprofundado do público e de como ele se comporta no digital. E quanto maior o seu conhecimento sobre o comportamento do usuário, melhor será a experiência do cliente em sua página. 

A importância de conhecer a intenção de busca está justamente no fato de que apenas assim a marca será capaz de produzir um conteúdo que responda a esta intenção de forma precisa, resultando em um bom ranqueamento nas pesquisas orgânicas do Google

Resumidamente, conhecer a intenção de busca é a única forma de você oferecer um conteúdo de valor para seu público. É ela que vai direcionar toda a programação de conteúdo do seu canal, inclusive as campanhas de links patrocinados, os conteúdos de redes sociais, os artigos de blog e afins. 

Como identificar o que o seu público quer saber de fato?

Aqui está o grande desafio. Como é possível descobrir com eficiência o que o usuário quer saber e, assim, poder produzir um conteúdo de qualidade? Antes de qualquer coisa, você deve conhecer os variados tipos de busca e suas características principais, e é sobre isso que falaremos agora.

Principais tipos de busca 

Os tipos de busca traduzem a real intenção do usuário ao fazer sua pesquisa. Então, ao fazer uma pesquisa no Google, o indivíduo pretende basicamente buscar uma página específica, fazer negócios ou se informar. Assim, os três principais tipos de buscas são:

        • Busca navegacional

A busca navegacional ocorre quando o usuário quer acessar um site específico. Então, ele digita no buscador o nome da empresa, do aplicativo, do serviço etc. Claramente se sabe que ele está buscando o site oficial daquela empresa. Quando ele digita, por exemplo, Abrasivo Digital, ele está buscando a agência de marketing digital. 

        • Busca informacional

A busca informacional, como o próprio nome diz, é aquela em que o usuário pretende buscar alguma informação, tirar alguma dúvida. Por exemplo, quando ele questiona como fazer alguma coisa, qual o melhor produto de uma categoria específica ou afins. 

        • Busca transacional

Por fim, chegamos à busca transacional, que ocorre quando o usuário quer comprar alguma coisa. A busca transacional está relacionada à conversão. Por exemplo, quando o indivíduo pergunta qual o preço de um produto, onde comprar algum item e afins. 

4 dicas para você conseguir identificar a intenção de busca de seu cliente potencial

Confira agora as nossas dicas para você começar a produzir o conteúdo certo para seu cliente. E, assim, começar a se posicionar bem nas buscas orgânicas do Google. 

1. Faça pesquisas de palavras-chaves e analise os resultados

Para uma estratégia eficiente em torno da intenção de busca, você deve conhecer as palavras-chaves relacionadas ao seu nicho e também os resultados das buscas que o Google oferece acerca dessas palavras. 

2. Monte estratégias que contemplem os três tipos de buscas

Cada tipo de busca que citamos anteriormente pode ser conectada com a jornada de compra do cliente. Então, invista em palavras-chaves que contemplem as buscas informacionais, as navegacionais e as transacionais. Faça isso com sabedoria e terá um campo amplo de atração de novos clientes. 

3. Fique de olho nas pesquisas relacionadas do Google

O próprio Google é um auxiliar na identificação da intenção de busca do cliente. Ao realizar suas pesquisas e estudos, preste atenção nos resultados que aparecem na parte de “pesquisas relacionadas” na página do buscador. Você terá inúmeros insights ali.

4. Contrate os serviços de uma empresa especializada

Por fim, se você não possui uma equipe apta para realizar esse tipo de estudo e montar uma estratégia eficaz, contrate uma agência de marketing digital qualificada. A Abrasivo Digital, por exemplo, possui expertise no assunto e mantém um portfólio diversificado de clientes, de segmentos e portes variados.

x