O que um site de vendas tem que ter

Postado em 25 de setembro de 2023 | por
na categoria Criação de sites, Notícias
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Tudo sobre site de vendasOs avanços tecnológicos criaram novas oportunidades de negócios para quem trabalha com o varejo. Hoje em dia, qualquer empresa que atue com comercialização de produtos e/ou serviços precisa ter um site de vendas. No cenário atual, em que o consumidor adquiriu novos hábitos de compra e está cada dia mais seguro e hábil para negociar pela internet, a loja virtual é um pré-requisito para a empresa que pretende crescer.

Mas, para que as vendas online se concretizem, a loja virtual deve ser intuitiva, ter um carregamento rápido e apresentar algumas outras características. Especialmente porque a internet facilita a busca por produtos/serviços similares e também proporciona agilidade na pesquisa de preços. Ou seja, ter um bom site de vendas se torna um diferencial. Nesse artigo, apresentaremos então as características mais importantes que um site de vendas deve ter. Vem com a gente. 

O que é um site de vendas?

Começaremos pelo básico, a fim de facilitar a compreensão sobre a importância das peculiaridades de um site de vendas. Então, site de vendas é um tipo de site com um objetivo bem específico: atrair clientes e gerar vendas.

Tecnicamente falando, o site de vendas não tem o mesmo significado de e-commerce, sendo este último uma modalidade de negócio. Mas na linguagem usual, muitos utilizam ambos como sinônimos. Para otimizar as explicações, aqui nesse artigo trataremos assim, como sinônimos. 

Vantagens de ter uma loja virtual

O comércio eletrônico ganhou força, porque promete muitas vantagens para o empreendedor. Dentre elas:

  • 1. Redução de custos para a criação e manutenção em geral, já que o gasto com a hospedagem do site e com o seu funcionamento em geral é bem mais baixo que o da loja física;
  • 2. Também há uma redução do custo com a manutenção e gerenciamento do estoque, uma vez que, no e-commerce, o produto sai direto do estoque para o consumidor final;
  • 3. Outra economia está na quantidade de funcionários, o que reduz, consequentemente, custos com impostos e verbas trabalhistas;
  • 4. A despesa com aluguel é outro item que vislumbra uma economia significativa;
  • 5. Você alcança pessoas que nunca sequer saberiam da existência de sua loja virtual, conseguindo vender para pessoas de outras cidades, estados e até para o exterior;
  • 6. Consegue vender de forma ágil, prática e segura, já que o software faz todo esse controle, com um risco de falha praticamente nulo;
  • 7. Cria um atalho na cadeia produtiva, porque o fornecedor deixa de precisar do revendedor para colocar seu produto no mercado. Ou seja, ele pode vender diretamente ao consumidor final, por meio de seu site de vendas;
  • 8. Sua marca terá uma loja aberta em tempo integral, 24 horas por dia, fechando vendas a qualquer tempo e lugar;
  • 9. Você ganha mais autonomia, porque a maior parte do funcionamento da sua loja virtual acontece de forma automatizada, requerendo menos participação do proprietário nesse processo;
  • 10. As inovações no âmbito digital acontecem de forma mais rápida, e você consegue implementá-las em seu site de vendas também com agilidade, acompanhando o mercado mais de perto; 
  • 11. As negociações são mais rápidas pelo comércio online, otimizando o seu tempo e o tempo de seu cliente;

Saiba o que um site de vendas deve ter para ser eficiente

Para que um site de vendas seja eficiente, algumas particularidades precisam ser observadas e implementadas, tornando-o realmente apto para dar resultados.

Afinal, o objetivo não é ter apenas uma página visualmente agradável. Ele deve ser criado como estratégia de marketing digital, respeitando as diretrizes dos buscadores, o comportamento do cliente e, claro, promover uma experiência extraordinária, para que o cliente volte mais vezes. 

E por falar em experiência do cliente, temos um artigo no blog esmiuçando esse conceito e orientando como promover ações que valorizem essa diretriz. Mas vamos lá às características do site de vendas que realmente importam. 

Principais características

  • Você precisa ter um site seguro, que preserve o sigilo das informações dos clientes, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados e demais regras;
  • O seu site de vendas precisa ser intuitivo e ter arquitetura da informação que facilite a navegação e torne o acesso mais ágil;
  • As informações de contato devem estar visíveis e corretas, a fim de que o cliente consiga contatar você rapidamente;
  • Você deve ter um bom suporte de atendimento, para dar respostas imediatas aos questionamentos que surgem pelo site;
  • As páginas de cada produto devem ter informações detalhadas, explicar seu uso, indicações, para que serve, contraindicações e tudo mais que auxilie no processo de compra e convencimento do cliente;
  • O conteúdo de seu site de vendas precisa ser criado com uso de técnicas, por exemplo o copywriting, os gatilhos mentais, o storytelling, sempre com clareza e objetividade;
  • A programação de seu site precisa estar em consonância com as diretrizes dos buscadores, ou seja, você precisa de um site otimizado para SEO;
  • É fundamental que a empresa especializada em criar sites tenha conhecimento nas legislações aplicáveis às negociações online, como, por exemplo, Código de Defesa do Consumidor e Responsabilidade Civil;
  • Você precisa de um site de vendas responsivo, ou seja, que abra em qualquer aparelho, seja computador, tablet ou celular, com a mesma eficiência e agilidade;
  • A sua loja virtual pode incluir depoimentos de clientes, para dar referências a outros consumidores;
  • Tenha um espaço para perguntas frequentes, a fim de agilizar o acesso a questões que surgem de forma reiterada. E o que você puder implementar a partir das perguntas que surgem, faça isso;
  • É fundamental a integração entre seu e-commerce e loja física, se houver, a fim de que o cliente se sinta acolhido por todos os canais. Ou seja, agregue o omnichannel. 

Como encontrar uma empresa especializada em criar lojas virtuais?

A Abrasivo Digital atua no segmento de criação de sites de vendas há mais de 15 anos. A empresa mantém entre suas práticas a atualização contínua da equipe nas novas ferramentas e recursos disponíveis, investindo no acompanhamento das inovações. 

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