Tudo sobre o threads: conheça os detalhes da rede social

Postado em 18 de setembro de 2023 | por
na categoria Notícias
tags , , , ,
com 0 e 0

Saiba tudo sobre o threadsO aplicativo Threads chegou ao mercado para bater de frente com o Twitter. O lançamento da empresa Meta, que também é responsável pelas redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, possui muitos recursos e funciona no mesmo estilo de microblog que o seu concorrente. Dá para publicar textos, fotos e vídeos. Nesse artigo, traremos tudo sobre o Threads, para você conhecer a plataforma em detalhes e começar a montar as suas estratégias de marketing digital.

O que é o Threads?

O Threads é uma rede social para compartilhamento de informações. A ferramenta foi lançada no dia 5 de julho de 2023. Com apenas uma hora de lançamento, o aplicativo já tinha um milhão de usuários cadastrados. Após as primeiras 7 horas, cerca de 10 milhões de pessoas haviam ativado sua conta no app.

Muitos fatores contribuíram para esse crescimento acelerado, dentre eles, por exemplo, está a vinculação do Threads ao Instagram. O aplicativo está disponível tanto para o sistema operacional iOS (baixar Threads no App Store) quando para o Android (baixar Threads no Google Play).

Como funciona o aplicativo? Conheça as funcionalidades do Threads

O Threads chegou ao mercado para concorrer com o Twitter, então seus recursos são bem parecidos. No Threads, por exemplo, o usuário pode compartilhar textos de até 500 caracteres (contra os 280 do Twitter), além de vídeos de até 5 minutos, fotos e links. 

No lançamento da plataforma, o head do Instagram publicou um vídeo em seu perfil indicando a ideia do aplicativo. De acordo com ele, a proposta é se tornar um espaço aberto e amigável ao compartilhamento público de ideias, focado na comunidade de criadores de conteúdo do Instagram. Além disso, ele também adiantou à época que novas funcionalidades já estavam em estudo e seriam lançadas em breve. 

Algumas dessas funcionalidades, inclusive, já estão em em pleno funcionamento. Quando foi lançado, o Threads não possuía o recurso de busca, mas o final de agosto de 2023, chegaram boas notícias. O recurso de busca de posts (porque a ferramenta já possuía a busca de perfis) já está funcionando na Nova Zelândia e na Austrália, em breve chegará ao Brasil. 

Além disso, muitos usuários se queixavam da falta de uma versão que permitisse utilizá-lo no computador. Porém, em 24 de agosto de 2023, a Meta liberou a versão web do Threads

Assim como o Instagram, o Threads traz também algumas funcionalidades de segurança e privacidade. Então é possível tornar o perfil privado, o que abre a possibilidade para novos usos do app, além da ideia de plataforma de compartilhamento público de ideias. Além disso, dá para ocultar palavras, silenciar usuários e limitar as menções a seu perfil. 

Outras funcionalidades são vinculadas ao Insta, ou seja, só podem ser gerenciadas por lá. São elas a lista de bloqueados e ocultar curtidas. O nome de usuário também é o mesmo do Insta. 

Integração com o Instagram

Por outro lado, após habilitado o Threads, você não consegue excluir sua conta. Para fazer a exclusão do seu perfil é necessário excluir a conta do Instagram.

Ou seja, a Meta tirou do usuário a oportunidade de escolher passar por uma fase de testes e desistir de usar o Threads. Uma vez ativado, seu perfil estará vinculado diretamente à conta do Instagram. 

Porém, o usuário consegue desativar o perfil, ou seja, tirá-lo da esfera pública. Essa ação não exclui seus dados, eles apenas ficarão ocultos , até que você faça um novo acesso na plataforma. Para isso, basta ir no menu de “configurações” (dois tracinhos no lado superior direito do app) e clicar em “conta” e em “desativar perfil”.

A genial sacada fez com que o Threads já chegasse ao mercado com uma rede potencial de usuários gigantesca. Ademais, ainda apresenta uma facilidade, que é a migração automática dos dados do perfil do Insta para o novo app. E ao criar a conta no Threads, também de forma automática o aplicativo acrescenta um link de seu perfil do Threads no Instagram.

Estratégias de marketing digital com o Threads

O que muitos usuários começaram a se questionar com a nova plataforma era como seria possível monetizar o Threads. O aplicativo ainda não traz diretrizes claras sobre como ganhar dinheiro, mas esse é o perfil de Mark Zuckerberg. Segundo o fundador e CEO da Meta, a abordagem com o aplicativo será a mesma dos demais produtos da Meta.

Primeiramente, eles querem que o produto funcione com perfeição. Depois, traçar estratégias para alcançar 1 bilhão de pessoas. Por fim, pensar em monetização.

Mas, claro, independente das ferramentas próprias do aplicativo, já é possível se vislumbrar algumas estratégias de marketing digital, a partir de ideias aplicadas em outras redes sociais. Porém, é importante lembrar que estamos ainda no início do caminho com o Threads, ou seja, é necessário avaliar com cautela a estratégia e a aplicabilidade eficiente dela na ferramenta. 

Dicas para implementar o marketing digital 

Inicialmente, dá para pensar em diversas ações e benefícios a partir do uso da ferramenta. Por exemplo:

  • Ter um perfil na ferramenta ajuda a aumentar o alcance, porque o Threads não mostra no feed do usuário apenas os perfis que ele segue. A ferramenta também mostra conteúdos diferentes;

  • Dá para personalizar o perfil no Threads com uma proposta mais interativa, a fim de elevar o engajamento da marca com seus clientes; 

  • Você consegue extrair temas, observar comportamentos e pensar em estratégias a partir de como o seu consumidor se posiciona na ferramenta;

  • Também é possível explorar a integração com o Instagram, para atrair mais seguidores para seu perfil;

  • Já que a ferramenta é para compartilhar ideias, você também pode ir além do conteúdo de sua marcar e explorar a ferramenta para reforçar valores e construir reputação.

E aí, já experimentou o Threads? Conte pra gente suas impressões! E se quiser montar estratégias específicas para a ferramenta, entre em contato com a Abrasivo Digital

x