By Freepik
O aplicativo Threads chegou ao mercado para bater de frente com o Twitter. O lançamento da empresa Meta, que também é responsável pelas redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, possui muitos recursos e funciona no mesmo estilo de microblog que o seu concorrente. Dá para publicar textos, fotos e vídeos. Nesse artigo, traremos tudo sobre o Threads, para você conhecer a plataforma em detalhes e começar a montar as suas estratégias de marketing digital.
O Threads é uma rede social para compartilhamento de informações. A ferramenta foi lançada no dia 5 de julho de 2023. Com apenas uma hora de lançamento, o aplicativo já tinha um milhão de usuários cadastrados. Após as primeiras 7 horas, cerca de 10 milhões de pessoas haviam ativado sua conta no app.
Muitos fatores contribuíram para esse crescimento acelerado, dentre eles, por exemplo, está a vinculação do Threads ao Instagram. O aplicativo está disponível tanto para o sistema operacional iOS (baixar Threads no App Store) quando para o Android (baixar Threads no Google Play).
O Threads chegou ao mercado para concorrer com o Twitter, então seus recursos são bem parecidos. No Threads, por exemplo, o usuário pode compartilhar textos de até 500 caracteres (contra os 280 do Twitter), além de vídeos de até 5 minutos, fotos e links.
No lançamento da plataforma, o head do Instagram publicou um vídeo em seu perfil indicando a ideia do aplicativo. De acordo com ele, a proposta é se tornar um espaço aberto e amigável ao compartilhamento público de ideias, focado na comunidade de criadores de conteúdo do Instagram. Além disso, ele também adiantou à época que novas funcionalidades já estavam em estudo e seriam lançadas em breve.
Algumas dessas funcionalidades, inclusive, já estão em em pleno funcionamento. Quando foi lançado, o Threads não possuía o recurso de busca, mas o final de agosto de 2023, chegaram boas notícias. O recurso de busca de posts (porque a ferramenta já possuía a busca de perfis) já está funcionando na Nova Zelândia e na Austrália, em breve chegará ao Brasil.
Além disso, muitos usuários se queixavam da falta de uma versão que permitisse utilizá-lo no computador. Porém, em 24 de agosto de 2023, a Meta liberou a versão web do Threads.
Assim como o Instagram, o Threads traz também algumas funcionalidades de segurança e privacidade. Então é possível tornar o perfil privado, o que abre a possibilidade para novos usos do app, além da ideia de plataforma de compartilhamento público de ideias. Além disso, dá para ocultar palavras, silenciar usuários e limitar as menções a seu perfil.
Outras funcionalidades são vinculadas ao Insta, ou seja, só podem ser gerenciadas por lá. São elas a lista de bloqueados e ocultar curtidas. O nome de usuário também é o mesmo do Insta.
Por outro lado, após habilitado o Threads, você não consegue excluir sua conta. Para fazer a exclusão do seu perfil é necessário excluir a conta do Instagram.
Ou seja, a Meta tirou do usuário a oportunidade de escolher passar por uma fase de testes e desistir de usar o Threads. Uma vez ativado, seu perfil estará vinculado diretamente à conta do Instagram.
Porém, o usuário consegue desativar o perfil, ou seja, tirá-lo da esfera pública. Essa ação não exclui seus dados, eles apenas ficarão ocultos , até que você faça um novo acesso na plataforma. Para isso, basta ir no menu de “configurações” (dois tracinhos no lado superior direito do app) e clicar em “conta” e em “desativar perfil”.
A genial sacada fez com que o Threads já chegasse ao mercado com uma rede potencial de usuários gigantesca. Ademais, ainda apresenta uma facilidade, que é a migração automática dos dados do perfil do Insta para o novo app. E ao criar a conta no Threads, também de forma automática o aplicativo acrescenta um link de seu perfil do Threads no Instagram.
O que muitos usuários começaram a se questionar com a nova plataforma era como seria possível monetizar o Threads. O aplicativo ainda não traz diretrizes claras sobre como ganhar dinheiro, mas esse é o perfil de Mark Zuckerberg. Segundo o fundador e CEO da Meta, a abordagem com o aplicativo será a mesma dos demais produtos da Meta.
Primeiramente, eles querem que o produto funcione com perfeição. Depois, traçar estratégias para alcançar 1 bilhão de pessoas. Por fim, pensar em monetização.
Mas, claro, independente das ferramentas próprias do aplicativo, já é possível se vislumbrar algumas estratégias de marketing digital, a partir de ideias aplicadas em outras redes sociais. Porém, é importante lembrar que estamos ainda no início do caminho com o Threads, ou seja, é necessário avaliar com cautela a estratégia e a aplicabilidade eficiente dela na ferramenta.
Inicialmente, dá para pensar em diversas ações e benefícios a partir do uso da ferramenta. Por exemplo:
Ter um perfil na ferramenta ajuda a aumentar o alcance, porque o Threads não mostra no feed do usuário apenas os perfis que ele segue. A ferramenta também mostra conteúdos diferentes;
Dá para personalizar o perfil no Threads com uma proposta mais interativa, a fim de elevar o engajamento da marca com seus clientes;
Você consegue extrair temas, observar comportamentos e pensar em estratégias a partir de como o seu consumidor se posiciona na ferramenta;
Também é possível explorar a integração com o Instagram, para atrair mais seguidores para seu perfil;
Já que a ferramenta é para compartilhar ideias, você também pode ir além do conteúdo de sua marcar e explorar a ferramenta para reforçar valores e construir reputação.
E aí, já experimentou o Threads? Conte pra gente suas impressões! E se quiser montar estratégias específicas para a ferramenta, entre em contato com a Abrasivo Digital.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas