3 dicas de como usar o spin selling

Postado em 3 de fevereiro de 2023 | por
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dicas spin selling

Você já ouviu falar em spin selling? Essa é uma ferramenta que tem como maior objetivo ajudar promoções de marketing

Principalmente se o foco for aumentar as vendas de uma empresa, orientando em relação à escolha das perguntas certas a se fazer em um processo. Tudo isso baseado em 4 palavras: situação, problema, implicação e necessidade. 

Vale a pena destacar que essa ferramenta e a estratégia do marketing nada mais são do que um dos possíveis caminhos a seguir e estabelecer uma relação com o seu cliente

Com isso, é possível atingir benefícios importantes. Por exemplo, aumentar a lucratividade, fidelizar o cliente e até construir uma marca forte no mercado, que se destaque dos concorrentes. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do spin selling. Você terá informações detalhadas sobre essa eficiente estratégia. 

Além disso, veja formas de aplicá-la, qual a sua importância para a construção do marketing de uma companhia, mesmo que não seja formado em um curso de gestão comercial ead, por exemplo. 

O que é spin selling?

Assim como já explicamos anteriormente, o spin selling nada mais é do que uma estratégia de marketing

Portanto, ele tem como principal objetivo orientar uma companhia a respeito das perguntas certas a se fazer para o cliente, para conquistar informações suficientes e criar conteúdos e campanhas de impacto.

Nesse sentido, ela é uma ótima opção para fazer com que o cliente perceba que existe uma solução específica para ele. 

Por isso, o método Spin Selling é importante, já que, através dele, é possível fazer as perguntas certas para o prospect, abordando o problema e sugerindo a solução

Algumas das principais características dessa estratégia, que pode ser facilmente compreendida em um estudo de administração financeira, por exemplo, são: 

  • Situação: coletar informações para entender quem é o seu cliente;

  • Problema: ajudar seu cliente a descobrir os seus problemas;

  • Implicação: buscar ilustrar as consequências do problema

  • Necessidade: esclarecer o cenário ideal. 

Desse modo, ao entender todos esses pontos, é possível compreender um pouco mais a fundo sobre o que é o spin selling. 

Como aplicar o Spin Selling?

Depois de compreender o que é o spin selling e as questões relativas a esse tipo de estratégia, vamos à sua aplicação prática. 

Dessa forma, confira a seguir dicas de como utilizar essa ferramenta, mesmo que você não seja formado em um curso de propriedade intelectual, por exemplo. 

  1. Faça o alinhamento do SPIN Selling com experiência do cliente

    A primeira dica consiste em agir para descobrir os pontos problemáticos de seus clientes. Só então é possível se concentrar nos próximos estágios, utilizando tais informações para apoiar as suas estratégias.
  2. Oriente seu processo de compra

    Além de seguir os passos de acordo com a estratégia, preste atenção no processo de compra do cliente. Assim, você poderá adotar as medidas necessárias para deixar esse processo mais fácil. Isso porque, além de conhecer os problemas de seus clientes, procure também adiantar tudo o que o seu comprador deseja saber antes de apresentar a proposta.
  3. Incentive o cliente a falar mais

    Por último, mas tão importante quanto uma formação em um curso de gestão de recursos humanos, é preciso entender que nem sempre o cliente está disposto a falar, mesmo que você utilize as perguntas certas

Por isso, é importante se adaptar e modificar o roteiro, ainda que de improviso, para conseguir conquistar as respostas de seus clientes. 

Qual a importância do Spin Selling para o seu negócio?

A importância dessa estratégia se dá justamente na quantidade de benefícios que ela pode trazer para uma companhia, mesmo que ela não tenha uma equipe especialista, com formação em um curso de ouvidoria, por exemplo. 

Portanto, alguns desses benefícios são:

  • Maior confiança;

  • Fidelização;

  • Promoção;

  • Controle da conversa;

  • Aperfeiçoamento;

  • Dados de mercado.

Desse modo, com tantos benefícios, não dá só para entender sobre o assunto. É, portanto, importante aplicar o spin selling para o seu negócio. 

Quais são as etapas do SPIN Selling?

Essa estratégia se divide em etapas e ela começa pela abertura da negociação, quando há a formação das primeiras impressões. 

Após isso, vem a investigação a partir das perguntas SPIN, que busca reconhecer quais são as necessidades dos clientes. 

Em seguida, vem uma demonstração da capacidade. Aqui, o objetivo é chamar a atenção para os benefícios do seu produto ou serviço. 

Por último, obtenção de compromisso, em que o objetivo é ajudar o cliente a tomar decisões e avançar no ciclo de compras. 

*** Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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