Marketing digital para psicólogos: invista e cresça

Postado em 9 de janeiro de 2023 | por
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como usar marketing digital para psicólogosA psicologia é uma atividade profissional. Portanto, os psicólogos que querem crescer na área precisam investir em ferramentas que fortaleçam sua imagem e construam uma reputação de credibilidade. O marketing digital para psicólogos surge exatamente nesse contexto, como um poderoso instrumento a serviço da profissão.

A diferença é que existe uma regulamentação específica que rege a atuação do psicólogo. Por isso, o marketing digital para essa categoria precisa estar alinhado com essas leis e regimentos, por exemplo, o Código de Ética do Psicólogo e a Nota Técnica nº 1/2022/SOE/Plenária do Conselho Federal de Psicologia, respeitando as especificidades da profissão.

Dessa forma, o psicólogo pode – e deve – investir no marketing digital. Mas, claro, é fundamental que ele contrate uma empresa especialista no assunto, que domine a legislação relativa à categoria. Só assim será possível criar uma linha de comunicação assertiva, respeitando as particularidades da profissão.

Por que investir em marketing digital para psicólogos?

O crescimento progressivo do acesso à internet, aliado à evolução das ferramentas de interação humana no universo digital, criou um novo cenário para os profissionais liberais, como é o caso dos psicólogos. 

O público em geral passou a utilizar a internet como principal fonte de busca de informação e de referências. Assim, o psicólogo que investe em sua comunicação e utiliza as estratégias disponíveis para se posicionar melhor nessas buscas acaba aparecendo com mais destaque para o seu público.

O marketing digital para psicólogos faz exatamente esse meio de campo. Com as estratégias corretas, as ações de marketing digital conseguem fazer com que o psicólogo apareça para o seu público-alvo, ganhe autoridade em sua profissão e construa uma imagem forte

No entanto, como o psicólogo lida diretamente com pessoas, é preciso cautela na hora de construir a sua comunicação. Afinal, as estratégias não podem expor os pacientes. Além disso, o próprio Código de Ética da profissão traz orientações e regras. A título de exemplo, são proibidos: usar o preço do serviço em publicidade e promover sensacionalismo na divulgação.

Vantagens e benefícios 

  • Atrair mais pacientes;

Ao posicionar-se como autoridade na área, automaticamente o profissional de psicologia atrai mais pacientes. Ainda que as ações de marketing digital não sejam focadas especificamente nisso, o aumento da cartela de pacientes acaba sendo um resultado natural da presença digital forte.

  • Construir reputação;

Ao abordar conteúdos relevantes, o profissional psicólogo alcança destaque. Assim, com constância na publicação de conteúdo de valor, o profissional começa a construir sua reputação.

  • Fortalecer o posicionamento e a marca;

Há um ditado que diz que quem não aparece, não é lembrado. Quando o assunto é universo digital, essa máxima faz todo o sentido. Ao aparecer de uma maneira assertiva, trazendo informações que façam a diferença na vida das pessoas, o posicionamento do psicólogo ganha força

  • Se tornar fonte de informação relevante;

O conteúdo oferecido nas redes sociais, sites e afins deve ser pautados na relevância e interesse social. Ao oferecer bons conteúdos, o profissional de psicologia é visto como fonte de informação.  

  • Contribuir com a disseminação da informação;

Esse é um importante papel social. Assim, o psicólogo contribui com a educação das pessoas no que tange à sua atuação

  • Aumentar o alcance;

O universo digital não possui fronteiras nem barreiras. Portanto, investindo no marketing digital para psicólogos, o profissional consegue alcançar um público cada vez maior e mais qualificado

  • Criar um canal de comunicação direto com o público;

As redes sociais se tornaram um excelente canal de comunicação do profissional com seu público. Além de oferecer conteúdo qualificado e aumentar seu alcance, você terá uma ferramenta eficiente e ágil de comunicação.

  • Alavancar a carreira.

Outro ponto positivo, especialmente se você é profissional liberal autônomo e quer dar um upgrade na carreira. Dá para subir muitos degraus na carreira com ações estratégicas de marketing digital para psicólogos.

Restrições e orientações legais sobre marketing digital para psicólogos 

Existem dois documentos principais que apresentam as principais determinações acerca de como o profissional de psicologia deve utilizar a publicidade e o marketing digital em sua atuação.  

Código de Ética da Psicologia

As principais limitações do marketing digital para psicólogos estão presentes no Código de Ética da Psicologia. Esse documento reúne o conjunto de deveres, restrições, práticas, padrões e condutas que devem conduzir a atuação do profissional, responsabilizando-o pelas consequências de suas ações dentro dessa prática.

Então vamos agora apresentar algumas dessas restrições. É PROIBIDO ao psicólogo em suas ações de comunicação e marketing digital:

  • Induzir as pessoas a recorrerem a seu serviço;

  • Utilizar os meios de comunicação para fazer diagnóstico, apresentar resultados de serviços ou divulgar procedimentos, expondo qualquer pessoa ou organização;

  • Divulgar práticas, técnicas, recursos e qualificações que não sejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão;

  • Realizar propaganda com o preço do seu serviço;

  • Fazer divulgação sensacionalista de sua atividade;

  • Se autopromover;

  • Prometer resultados de forma taxativa.

Nota Técnica sobre Uso Profissional das Redes Sociais: Publicidade e Cuidados Éticos

Em 2022, o Conselho Federal de Psicologia baixou uma nota técnica para orientar a categoria sobre como proceder no caso de divulgação profissional em redes sociais. O documento autoriza o uso do marketing digital para psicólogos, porém faz uma ressalva em relação à necessidade de separar o posicionamento profissional do pessoal.

De acordo com a nota, as publicações devem respeitar a ética profissional. Além disso, a nota reitera as restrições já previstas no Código de Ética, mas concede ao profissional autonomia para escolher os meios que utilizará para fazer divulgação, avaliando a adequação deles.

Principais disposições da nota técnica

  • Autoriza uso de logomarcas e artes, desde que associadas ao nome completo e número de registro do psicólogo;

  • Permite o auxílio de empresas e de profissionais de marketing na divulgação dos serviços, mas mantém a responsabilidade do Psicólogo pelas divulgações;

  • Amplia o alcance das disposições da nota às pessoas jurídicas que prestam serviços de Psicologia;

  • Proíbe o uso do preço como chamativo no marketing digital para psicólogos. Inclusive, proíbe o uso de expressões, como valor acessível, pacote promocional, promoção, preço social, atendimento social e afins.

  • Desautoriza o uso de diagnóstico, análise de caso, orientação psicológica ou afins capazes de identificar o paciente;

  • Veda a publicidade enganosa e abusiva, além de coibir o uso de métodos comerciais coercitivos, cláusulas abusivas e afins.

Como escolher as ferramentas de marketing digital para psicólogos?

Existem inúmeras ferramentas de marketing digital para psicólogos a serviço do profissional. Assim, cabe à equipe responsável pelo planejamento estratégico de marketing definir quais as estratégias mais adequadas aos objetivos do profissional

É possível adotar ações e estratégias de marketing digital, por exemplo, por meio do marketing de conteúdo, dos links patrocinados, e-mail marketing, landi ng pagues, remarketing, régua de comunicação, inbound marketing, redes sociais, whatsapp, posicionamento orgânico, dentre muitas outras opções.

Mas, claro, é fundamental conhecer as particularidades da profissão, do público-alvo, do mercado e também os objetivos do profissional, para fazer as melhores escolhas.

Por isso, o profissional deve investir na produção qualificada de conteúdo. Além disso, deve escolher uma equipe conectada com sua atuação, que tenha conhecimento de suas particularidades e legislações correlatas, a fim de garantir o sucesso e resultado das ações de marketing digital. 

Marketing digital para psicólogos em 5 passos 

Se você está começando agora, não dispõe de recursos para investir em uma equipe profissional de marketing digital para psicólogos, mas precisa montar uma estratégia simples e eficiente, nós te ajudaremos agora. Com seis ações você pode iniciar seu posicionamento online. 

1. Leia sobre as legislações de sua profissão

É fundamental que você saiba exatamente o que a legislação de sua categoria fala sobre marketing digital para psicólogos. Portanto, você deve ler e/ou reler, pelo menos, o Código de Ética do Psicólogo e a Nota Técnica nº 1/2022/SOE/Plenária. Conhecer em detalhes as permissões e proibições de sua categoria profissional te dará mais segurança para criar conteúdo e definir estratégias de atuação no online. 

2. Defina os canais 

Você deve escolher em quais canais pretende marcar presença. Mas faça uma escolha estratégica, porque você precisa ter constância em suas publicações e oferecer conteúdos relevantes. É importante ter um site profissional, para alavancar posicionamento por meio das buscas orgânicas do Google.  

3. Defina o seu tom de voz

Tom de voz de uma marca é a forma como ela se expressa em seus canais de comunicação. Ou seja, é o que determina a personalidade da empresa, aquela forma de comunicar que traz unicidade em todos os meios e canais. Portanto, você precisa encontrar o tom de voz de sua marca, a fim de construir esse padrão na forma de falar com seu público.

4. Ofereça conteúdo de qualidade

Não faça postagens aleatórias, apenas para contabilizar na estatística. Você precisa oferecer conteúdo de valor, que seja de interesse de seu público-alvo. Além disso, você deve analisar o formato que melhor se adéqua a cada conteúdo. Portanto, escolha o tema e adéque ao formato. 

5. Crie uma lista de contatos e invista no e-mail marketing

O e-mail marketing permite que você se comunique com muitas pessoas simultaneamente. Mas é importante que você faça filtros, utilize a régua de comunicação, por exemplo, para conseguir segmentar o público. Assim, você oferecerá a informação correta no momento mais oportuno àquela pessoa. 

6. Invista nos vídeos

Os vídeos são excelentes ferramentas para o psicólogo se comunicar diretamente com seu público. Além disso, você ainda pode monetizar esses vídeos, a partir da criação de um canal no Youtube. Os vídeos te aproximam bastante de seu cliente em potencial e cria uma conexão. Mas invista em conteúdos relevantes. 

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