O fim do E-mail-Marketing já foi previsto por muitos profissionais da área da comunicação. Todavia, até o momento, todas as projeções têm falhado. O motivo? A importância dessa ferramenta segue em alta, seja para informar ou comercializar produtos e serviços para a rede de contatos.
Enviado geralmente por meio de uma ferramenta de disparo de e-mails, o E-mail Marketing é uma forma de comunicação direta que é realizada entre uma organização e a sua rede de contatos (clientes, associados, assinantes, etc.).
Comumente utilizado para a realização de campanhas, um E-mail Marketing pode ser elaborado no formato de HTML ou texto, e seu conteúdo costuma apresentar informativos relevantes, promoções ou produtos.
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Existem vários tipos de E-mail Marketing, cada qual correspondendo a uma necessidade específica do emissor da comunicação. Listamos abaixo os principais modelos:
– E-mail Marketing de Boas-Vindas: como o próprio nome indica, o E-mail Marketing de Boas-Vindas é aquele recebido por alguém que forneceu seus dados e, assim, se tornou um lead. Ele é importante porque ajuda a fortalecer o processo evolutivo da jornada do cliente;
– E-mail Marketing Promocional: o principal objetivo do E-mail Marketing Promocional é realizar uma oferta ou promoção, bem como um conteúdo gratuito ou evento. Como a sua principal finalidade é a conversão, segmentar a mensagem de acordo com o perfil e o estágio de compra do lead se torna fundamental;
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– E-mail Marketing para E-commerce: voltado a um dos setores que mais crescem em todo o mundo, o E-mail Marketing para E-commerce tem a personalização como marca registrada. Uma vez que se trata de um segmento onde a concorrência é muito ativa nos meios digitais, há a necessidade de se evitar ofertas muito genéricas, que costumam ter baixas chances de resultado e alta probabilidade de descadastramento;
– E-mail Marketing Sazonal: enviado em datas comemorativas (Dia dos Namorados, Natal, Páscoa, etc.), o E-mail Marketing Sazonal busca fazer com que os seus clientes e leads se sintam lembrados. Trata-se de uma excelente iniciativa para fortalecer a marca e aproximá-la dos consumidores;
– E-mail Marketing Newsletter: manter um contato constante com potenciais clientes e fornecedores é um dos principais objetivos de um E-mail Marketing Newsletter. Claro que, para isso, é imprescindível produzir um conteúdo relevante e com periodicidade frequente, capaz de agregar valor à audiência;
– E-mail Marketing para Clientes Inativos: fazer com que um lead que já foi atuante volte a se interessar pelos seus serviços ou produtos é a principal finalidade do E-mail Marketing para Clientes Inativos. Nesse sentido é muito importante enviar as informações mais assertivas, nos momentos mais adequados e com a periodicidade bem planejada. Saber os motivos que fizeram com que esse consumidor se tornasse inativo também é essencial;
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Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer um E-mail de Marketing. No entanto, ao seguir um planejamento bem elaborado, essa missão se tornará mais simples. Algumas dicas incluem construir uma lista de contatos, escolher a ferramenta de envio, definir a estratégia de comunicação e criar o template.
Além disso, também é relevante planejar e iniciar o relacionamento com o seu lead, segmentar os seus contatos, analisar a produção de conteúdo e realizar testes antes de fazer os disparos.
Quando o assunto é a melhor plataforma de E-mail Marketing, muitas empresas têm se destacado no sentido de oferecer as ferramentas mais atraentes e usuais. Entre elas destacamos a Mailchimp, Sendgrid, Mail2easy, All In, Get Response, Akna, Aweber e Benchmark.
Sabia que aqui, na Abrasivo Digital, temos expertise na criação de E-mail Marketing? De acordo com a experiência do nosso time de especialistas, os seis principais benefícios dessa estratégia de comunicação para a sua empresa são os seguintes:
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