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Como funcionam os links patrocinados?

Postado em 30 de julho de 2021 | por
na categoria Dicas, Marketing, Mídias Sociais
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Estratégia de marketing sendo aplicada no notebook com links patrocinados

Links patrocinados são muito importantes para a estratégia de marketing digital de sua organização, independentemente do porte dela /Imagem: Negócio foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Você já ouviu falar em links patrocinados? Falando assim, algumas pessoas podem até desconhecer o sentido do conceito, mas uma coisa é certa: têm contato com eles frequentemente ao acessarem a internet.

Podemos definir como links patrocinados aqueles anúncios que vemos nas redes de pesquisa do Google e das principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter, entre outras.

Por que e como usar os links patrocinados?

Os links patrocinados são muito importantes para a estratégia de marketing digital de sua organização, independentemente do porte dela. É relevante investir nessa possibilidade porque elas são capazes de gerar tráfego mensurável ao seu site, converter buscas em vendas ou construir lembrança em relação a sua marca.

Também tem outro motivo: sem usar os links patrocinados, os algoritmos dos sites de busca e das redes sociais diminuem, propositadamente, o alcance de suas postagens orgânicas (não pagas), o que faz com que menos de 10% de sua audiência seja impactada com as suas publicações. Afinal de contas, é dessa forma que essas mídias conseguem obter lucro, uma vez que não cobram pela criação de perfis (comerciais ou não).

 

Principais benefícios com os links patrocinados

Entre os principais benefícios proporcionados pelos links patrocinados, estão:

  • Conquistar tráfego para o seu site/blog;
  • Resultados mais rápidos;
  • Identificação de seu público;
  • Flexibilidade de investimento;
  • Mensuração das suas campanhas.

Atrair visitantes para o seu site/blog é de fundamental importância, afinal de contas, ele é uma espécie de ‘vitrine digital’ dos seus produtos ou serviços, concorda? Contudo, a geração de tráfego orgânica costuma gerar resultados de forma mais lenta, o que pode comprometer sua estratégia de marketing digital.

Com os links patrocinados, no entanto, a conversão de buscas em ‘leads’ cresce, consideravelmente, graças aos direcionamentos dos anúncios para o seu site/blog ou landing page.

Quanto custam os links patrocinados?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quanto custa investir em links patrocinados. Ao contrário do que alguns imaginam, a realidade é que mesmo com um investimento modesto torna-se viável desenvolver uma campanha assertiva para o seu público-alvo.

Aqui na Abrasivo Digital mesmo, projetamos para os nossos clientes de links patrocinados o valor das conversões, quanto investir, que modelo de campanha implementar, perfil do público-alvo, suas regiões demográficas, horários de navegação e hábitos de consumo.

Links patrocinados: principais métodos de cobrança

Quando falamos em links patrocinados, conhecer os principais métodos de cobrança e como eles funcionam é essencial. Listamos aqui os três principais (geralmente o anunciante pode escolher o que atender melhor a sua necessidade):

  • Custo por Clique (CPC)

O Custo por Clique (CPC), como o próprio nome indica, é uma forma de cobrar pelos links patrocinados na qual o anunciante paga por cada clique direcionado ao site de destino. Para calculá-lo basta dividir a totalidade investida pelo número de cliques recebidos no anúncio. Desse modo, você só paga pelo resultado que a sua campanha está obtendo.

  • Custo por Mil (CPM)

O Custo por Mil (CPM) é a métrica utilizada para representar o investimento gerado a cada mil impressões (número de vezes que um anúncio foi exibido). Quando o anunciante escolhe este método de pagamento, ele se prontifica a pagar um valor “x” a cada mil impressões.

  • Custo por Aquisição (CPA)

Por sua vez, o Custo por Aquisição (CPA) só realiza a cobrança para o anunciante quando o objetivo final da campanha é atingido: pode ser o download de um e-book, uma venda, entre outros. Considerado um formato de baixo risco, este método também costuma ser mais caro que os demais.

estrategias de marketing em diversos dispositivos

Links patrocinados são importantes para acelerar os resultados na internet

Principais canais para anunciar na internet

Conhecidos os conceitos e as vantagens de investir em links patrocinados, veja agora os principais canais para fazer esse tipo de anúncio na internet:

Google Ads: antigamente chamado de AdWords, o Google Ads é a plataforma de anúncios e principal fonte de faturamento do Google. É através desta ferramenta que as marcas conseguem, por exemplo, mais chances de aparecer na primeira página do maior site de buscas do mundo. Com o Google Ads, o anunciante elabora seus próprios anúncios e escolhe onde deseja mostrá-los:

– Rede de Display;

– Rede de Pesquisa;
– Youtube;
– Shopping;
– Aplicativos.

Saiba mais!

Facebook Ads: a exemplo do que ocorre com o Google Ads, o Facebook Ads é a plataforma de anúncios da maior rede social do mundo, a qual oferece boas opções de segmentações e formatos. Você pode definir o tipo de anúncio que deseja com base em objetivos específicos, tais como: conseguir curtidas na página, gerar conversões, preencher formulários, entre outras. Os principais tipos de anúncio do Facebook Ads são para obter:

– Reconhecimento de marca;
– Alcance;

– Tráfego;
– Envolvimento;

– Conversões;

– Visualização de vídeo;

– Geração de cadastro;

– Instalação do aplicativo.

Saiba mais!

  • Instagram Ads: através do Instagram Ads é possível veicular anúncios no feed e/ou nos stories da rede social, cujo índice de alcance costuma ser até três vezes maior do que em relação ao Facebook. Também destinados aos mais variados objetivos, esses anúncios podem ser publicados em formato carrossel, vídeos ou fotos. Entre as opções disponíveis, destacamos:

Carrossel: possibilita a publicação de até dez imagens no mesmo anúncio, com legendas e botões de CTA (Call to Action). Recomendado para contar uma história ou mostrar vários produtos de uma só vez;

Imagem: alternativa mais frequente de anúncios, conta com uma imagem ou vídeo, botão de CTA e legenda básica;

Stories: ao contrário dos demais formatos, que são voltados para o feed do Insta, os anúncios de stories permite que você divulgue sua marca entre as histórias dos usuários da rede social, que podem ser imagens estáticas, vídeos ou até mesmo um carrossel de stories.

Saiba mais!

  • Linkedin Ads: a rede social mais voltada ao mercado profissional em todo o mundo também tem sua plataforma de links patrocinados. O Linkedin Ads viabiliza segmentações que costumam conquistar usuários mais qualificados, aproveitando que há mais informações disponíveis sobre a profissão e local de trabalho dos mesmos. Formas de anúncio no Linkedin Ads:

Sponsored Content (promoção de conteúdo na tela inicial);

Sponsored InMail (possibilita o envio de mensagens para seus Leads diretamente na caixa de entrada do LinkedIn);

Text Ads: você consegue colocar o link no texto e, além disso, direcioná-lo para o seu site como os anúncios de pesquisa do Google.

Saiba mais! 

Perguntas frequentes

  • O que são links patrocinados?

Os links patrocinados são aqueles anúncios que vemos nas redes de pesquisa do Google e das principais redes sociais como Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter, entre outras.

  • Por que os links patrocinados são importantes?

Os links patrocinados são muito importantes para a estratégia de marketing digital de sua organização, independentemente do porte dela. É relevante investir nessa possibilidade porque elas são capazes de gerar tráfego mensurável ao seu site, converter buscas em vendas ou construir lembrança em relação a sua marca.

Também tem outro motivo: sem usar os links patrocinados, os algoritmos dos sites de busca e das redes sociais diminuem, propositadamente, o alcance de suas postagens orgânicas (não pagas), o que faz com que menos de 10% de sua audiência seja impactada com as suas publicações.

  • Quais são os principais benefícios dos links patrocinados?

Conquistar tráfego para o seu site/blog; resultados mais rápidos; identificação de seu público; flexibilidade de investimento; mensuração das suas campanhas.

  • Quanto custam os links patrocinados?

       Geralmente é possível investir com qualquer valor em links patrocinados. Quanto maior for o investimento, maior é o alcance. O recomendado é destinar um valor fixo mensal com essa finalidade. Os métodos de pagamento mais comuns são o Custo por Clique (CPC), Custo por Mil (CPM) e o Custo por Aquisição (CPA).

  • Quais são os principais canais para anunciar na internet?

Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e Linkedin Ads.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha aprendido bastante sobre links patrocinados e a importância deste tema para o sucesso de sua estratégia de marketing digital. Caso precise de uma agência especializada para te oferecer soluções nessa área, entre em contato agora mesmo com o time da Abrasivo Digital:

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