By Freepik
A expressão serviços de design gráfico engloba uma gama gigantesca de atividades. Da identidade do negócio e papelaria corporativa personalizada ao layout de sites e criação de materiais institucionais e redes sociais, tudo isso está nas atribuições desse profissional. Essa diversidade de tarefas exige uma habilidade ainda maior para a produção e execução dessas peças. Isso porque, para além do conhecimento sobre as ferramentas de criação, cada serviço requer também o domínio da plataforma para a qual o projeto foi desenvolvido.
Nesse artigo, falaremos mais sobre o assunto, dando dicas valiosas para você escolher uma agência especializada em serviços de designer gráfico.
Criar uma identidade para uma marca é uma tarefa bastante complexa. São muitos os fatores que precisam ser avaliados nesse processo, a fim de que o resultado final represente de fato os valores que a marca quer passar. Em algum momento do passado, os serviços de design gráfico eram muito associados à atividade publicitária, mas hoje já entende-se que são áreas próprias. Além disso, exigia-se do profissional apenas a arte de desenhar e criatividade. Porém isso também mudou com o tempo.
Com o avanço tecnológico e o aumento do alcance dos negócios, que ultrapassa as barreiras geográficas, ter uma marca forte se tornou ainda mais necessário. Então, passou-se a exigir do designer o conhecimento acerca de cultura corporativa, de posicionamento, estratégias de vendas, comportamento de consumo e até valores humanos. Ou seja, a criatividade e o domínio das ferramentas de criação, por si só, já não atendem às demandas do mercado.
Mas então qual é a função do designer gráfico hoje? Ele surge com a difícil missão de encontrar soluções eficientes para os desafios visuais, a partir de conceitos elementares, como, por exemplo, arquitetura da informação e experiência do cliente. Ele tem a função de despertar sensações, emoções e valores por meio do visual, trazendo funcionalidade ao elemento criado. Especialmente porque hoje vivemos diante de uma infinidade de estímulos visuais, e cresce ainda mais a dificuldade de se destacar nesse cenário.
Assim, o desafio é justamente conseguir chamar a atenção do cliente e do potencial consumidor nesse contexto. Mais que isso, fazer com que esse consumidor, de alguma forma, memorize aquela marca e reconheça ela como referência em seu segmento. Logicamente, o trabalho de layout estará associado às demais estratégias da gestão, já que não adiantará ter bons designs se a gestão não está alinhada.
O design gráfico é responsável por diferenciar uma marca de outra visualmente. Ele traz exclusividade e unicidade. Ao ponto de um indivíduo conseguir ligar uma peça gráfica a uma marca, apenas ao olhar o material. E aqui estamos apenas no âmbito da identidade visual. Mas quando falamos na criação de sites profissionais, por exemplo, o serviço do designer gráfico está em criar o visual da página, pensando em todos os requisitos de navegabilidade e usabilidade. É um trabalho que influencia na experiência do usuário com a marca.
Os serviços de designer gráfico promovem a integração de todos os canais de contato entre usuário e marca, sejam eles físicos ou digitais. Cada criação deve refletir uma comunicação clara e assertiva, deve despertar a curiosidade do usuário em saber o que está naquele material. Na mesma velocidade em que os processos de interação evoluem, o trabalho visual precisa acompanhar esse processo.
Por isso que, nesse caso, não adianta contratar uma agência digital pelo seu tamanho ou abrangência geográfica. É necessário escolher uma agência que tenha bons designers realmente, que entenda a importância do papel desse profissional e que traduza isso nos trabalhos diretos com seus clientes. Afinal, o design precisa ser sólido e eficiente o suficiente para influenciar comportamentos.
Os serviços de design gráfico são bastante diversificados, eles a atendem a inúmeras demandas. Mas podemos citar como exemplos:
Ou seja, é um rol de atividades bastante eclético.
A Abrasivo Digital nasceu com o propósito de entregar resultados reais para seus clientes. Uma de suas principais atribuições é justamente a oferta de serviços de design gráfico. Com uma equipe de especialistas no assunto, a agência produz peças exclusivas, que agregam valor à marca. Os projetos desenvolvidos pela Abrasivo são centrados em despertar sensações com clareza e objetividade, oferecendo experiências realmente positivas aos usuários.
Além de criatividade e domínio técnico, a equipe da Abrasivo Digital é treinada em diversas áreas de gestão, marketing, atendimento e vendas. Isso significa que os trabalhos gráficos elaborados levam em conta elementos que influenciam o comportamento do consumidor, a fim de induzi-lo a fazer algo. Cada peça passa por um processo de criação multidisciplinar, mas com a garantia do cumprimento efetivo de prazos e de objetivos.
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