Um site profissional é aquele que gera resultados reais e mensuráveis. Isso significa que ele precisa apresentar características específicas para performar. Ou seja, não basta ter uma estética legal e um bom conteúdo. A criação de sites profissionais requer conhecimento técnico especializado em design, protocolos, linguagem, programação, sistema de gerenciamento de conteúdo, softwares de desenvolvimento, copywriting, SEO etc.
São tantos conceitos envolvidos, que você precisa se assegurar de que está contratando uma agência digital especializada no assunto, a fim de que o seu site apareça bem nas pesquisas da internet, tenha uma navegação intuitiva, seja responsivo e ofereça uma experiência positiva ao usuário.
Toda página disponível na internet, que é possível acessar por meio de um navegador é um site. Existem tipos diversos de sites, a depender do seu objetivo. Por exemplo, existem os institucionais, os blogs, o e-commerce etc. O projeto de cada um deles levará em consideração a sua finalidade. Assim, uma página de vendas deve ser completamente diferente de uma página institucional de uma empresa.
Mas o que faz um site ser profissional então? A forma como ele foi criado, as ferramentas utilizadas para colocá-lo online, o conhecimento técnico da agência que o idealizou. Como assim? Voltando um pouco ao início desse texto, mencionamos logo na abertura que um site profissional é aquele que performa, feito para dar resultados enquanto ferramenta de marketing digital e de negócios.
Hoje em dia, com o avanço das ferramentas de desenvolvimento de páginas – existem inclusive algumas gratuitas – ficou fácil fazer um site qualquer. O problema é que esses sites criados de qualquer forma, sem personalização, sem critérios de desempenho e segurança, eles dificilmente dão os resultados esperados.
E o que significa dar resultados nesse caso? Significa conquistar uma nota alta na análise geral do Google e aparecer em destaque nas pesquisas da internet, por exemplo. Significa também funcionar como um guia para o seu cliente potencial, para que ele encontre todas as informações que precisa e tenha uma boa experiência.
Sites elaborados sem o devido cuidado costumam espantar os usuários, que desistem dele e vão para o concorrente, seja pela arquitetura da informação ruim, seja pelo conteúdo de baixa qualidade, seja pela lentidão, seja pelo layout confuso etc.
O site funciona como a sede de sua empresa no mundo virtual, uma vitrine das soluções que você fornece. Os valores de sua marca, a forma como ela se comporta diante de seu público, seu site precisa refletir tudo isso. Imagine como você quer que seja o atendimento do seu cliente numa loja física. Você deve reproduzir esse conceito também no ambiente de negócios digital. E se você não tem espaço físico, o seu site é a forma como você se apresenta ao mercado geral. Então, sua forma de se comunicar, de gerir as relações também devem estar ali representadas.
Por isso ter um bom site é tão relevante. Quando você entrega esse trabalho nas mãos de uma agência como a Abrasivo Digital, que é especialista na criação de sites profissionais, você tem a garantia de receber um produto de alto nível, criado para fornecer o máximo de qualidade e especificidades que as plataformas exigem.
Mesmo as empresas de pequeno porte ou aquelas que apenas atuam no mercado local precisam ter um bom site. Assim, estará investindo na atração de novos clientes e terá um canal aberto, 24 horas por dia, para gerir essa comunicação. Nos dias de hoje não dá para não ter um site institucional.
Depois dessas informações, vem a dúvida de como saber se o site de sua marca é profissional. Inicialmente você pode identificar que existem falhas em seu site quando ele não oferece os resultados que já abordamos nesse texto. Então se as visitas à página estão muito baixas, se o seu usuário não interage com ele.
Se você recebe mensagens de erros, se as imagens demoram para carregar, se as páginas não estão com informações claras ou se os usuários sinalizam dificuldade para encontrar o que procuram, esses também são sinais de problema. Existem outros problemas que a pessoa leiga não consegue enxergar, relacionados com infraestrutura da página, layout, técnicas de conteúdo e programação.
Então, a única forma de saber com certeza se o seu site atende aos critérios de profissionalismo é contratar uma empresa especializada para fazer uma análise profunda de todos os aspectos de performance do site. Você pode entrar em contato com a Abrasivo Digital e fazer essas verificações.
A agência fará uma varredura em seu site, analisando todos os critérios necessários e terá um diagnóstico dos ajustes que eventualmente deverão ser feitos. Nos casos mais complexos, é possível que seja mais interessante fazer com completa reformulação do site, a fim de que ele se adeque às normas técnicas, de segurança e de experiência do usuário.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas