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Papelaria corporativa personalizada para a sua marca

Postado em 3 de fevereiro de 2025 | por
na categoria Notícias
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A papelaria corporativa personalizada reflete o nível de profissionalismo, comprometimento, qualidade e cuidado na relação que a marca constrói com seu público. Não se trata de um mero detalhe, mas da forma como sua empresa se apresenta ao mercado, do nível de credibilidade que ela deposita. É um diferencial relevante, porque no mercado concorrido do jeito que está, toda demonstração de cuidado e atenção importa.

Além disso, a papelaria representa a identidade da marca em qualquer local que estiver.  E não estamos falando aqui apenas dos consumidores, mas também de parceiros, fornecedores, investidores e stakeholders em geral. No mundo dos negócios, a primeira impressão faz realmente a diferença, então, é melhor você causar uma boa experiência no primeiro contato do que pagar para ver no que vai dar. 

O que é papelaria corporativa personalizada?

A papelaria corporativa personalizada é o conjunto de materiais impressos com design especial, a fim de imprimir a identificação da marca em cada item. É a inclusão da imagem corporativa da empresa em insumos de uso corriqueiro, com o objetivo de individualizar o material, criando uma associação direta com a empresa. 

Fazem parte da papelaria corporativa, por exemplo:

  • Cartões de visitas;
  • Etiquetas;
  • Pastas;
  • Blocos de notas;
  • Agendas; 
  • Envelopes;
  • Receituários;
  • Placas de identificação;
  • Crachás;
  • Documentos internos variados (por exemplo: ordens de serviço, orçamentos, papel timbrado);
  • Cadernos.

Os itens que farão parte da papelaria corporativa personalizada podem variar a partir das necessidades da empresa. E um detalhe importante é que não se trata de fazer propaganda, esses itens não trazem detalhes sobre as soluções e operações do negócio. A ideia aqui é diferenciação e reconhecimento. Ou seja, é sobre fortalecimento do branding. Afinal, é gritante a diferença de percepção entre, por exemplo, receber o orçamento em um papel de ofício comum ou em um papel timbrado. 

Importância de investir na papelaria empresarial

Já iniciamos esse artigo abordando o quanto a papelaria corporativa personalizada repercute na notoriedade da empresa. E esses impactos superam a questão meramente visual. Obviamente, é indiscutível a necessidade de ter um design bem feito, que desperte a atenção. Mas existem também outros valores agregados. 

Primeiramente, você pode incluir informações importantes na criação da identidade visual da papelaria. Além da logomarca, a depender do item que está sendo personalizado, dá para colocar endereço, contato, redes sociais. Ou seja, o material permite que as pessoas te encontrem com facilidade. Ademais, quando você envia um documento personalizado, o seu remetente será sempre identificado com facilidade, não importa em que momento aquele papel seja revisto. 

Resumidamente, esses são alguns exemplos que incentivam o uso de papelaria empresarial:

  • Criar unicidade e consistência na identidade visual da marca, fortalecendo as estratégias de branding;
  • Facilitar a identificação do remetente de documentos em geral, como orçamentos, planilhas, ordens de serviços etc;
  • Ter mais um instrumento de marketing, já que ela trará informações relevantes de identificação e localização; 
  • Impactar a percepção dos públicos que interagem diretamente com a empresa, fortalecendo sua credibilidade e confiabilidade;
  • Diferencial no mercado concorrente;
  • Manter a interligação entre o documento emitido e o seu remetente ao longo do tempo.

Como ter uma papelaria corporativa personalizada de qualidade

Cada elemento que compõe a papelaria corporativa requer um design específico, porque possuem tamanhos e formatos diferentes. Mas a criação do layout deve necessariamente se basear na identidade visual da marca, já que a intenção é personalizar e criar unicidade. Então deve-se ficar atento às padronizações em geral, como o logotipo, as cores, a tipografia e até alguns elementos gráficos.

Também é necessário considerar o ramo de atuação da empresa na hora de personalizar os itens. Se a marca atua com a área de criatividade e inovação, por exemplo, dá para utilizar essas características na personalização. No entanto, se estamos falando de segmentos que inspiram mais seriedade, como as áreas da saúde e do direito, é crucial manter um padrão mais elegante e sóbrio. 

Caso a marca possua um manual de identidade visual, ele dará o norte para algumas definições. O objetivo é, a partir dessas informações, criar um design único, atemporal e marcante, que fique na memória do público e que seja reconhecido como um sinal da marca. E para satisfazer todos esses critérios, você conta com os serviços da Abrasivo Digital. A agência conta com uma equipe de criação qualificada, apta para entregar produtos exclusivos e que marcarão a trajetória da empresa. 

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