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Como ter um site confiável e fidelizar seus clientes

Postado em 24 de fevereiro de 2025 | por
na categoria Notícias
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dicas para ter um site confiável

By Freepik

A internet é um ambiente rico em possibilidades e essencial para quem quer incrementar seus negócios. Qualquer empreendedor hoje consegue ter um site de vendas e montar estratégias personalizadas para garantir o alcance do público certo. No entanto, o digital também traz desafios, e um deles é o crescente número de ameaças virtuais, que podem invadir sites, dar golpes e até roubar dados de clientes. Isso gera uma experiência péssima para o consumidor e pode causar danos irreversíveis à empresa. Então, nesse artigo, você terá dicas importantíssimas sobre como ter um site confiável, que gere resultados e, ao mesmo tempo, garanta a proteção das informações que ali circulam. 

O que é um site confiável?

As estratégias digitais são implementadas, por exemplo, para fazer a marca se destacar e ficar em um lugar privilegiado nos resultados das páginas de buscas. Então, há situações em que o consumidor busca algum serviço ou produto no Google, e aparecem sugestões de lojas que ele nunca ouviu falar. Mas diante da realidade atual, em que há muitos sites de natureza duvidosa, criados justamente para lesar pessoas, a marca precisa adotar algumas medidas para passar segurança aos usuários que ainda não a conhecem.

Assim, site seguro é aquela página que oferece tranquilidade de acesso ao usuário, prometendo a ele um ambiente seguro para realizar suas transações comerciais, livre de qualquer risco. Para isso, é necessário adotar uma série de condutas que começam no processo de criação de sites. Mas se agora bateu uma dúvida, e você não sabe se o seu site é confiável? Você pode entrar em contato com a equipe da Abrasivo Digital, que fará uma análise completa dos requisitos e, se for o caso, vai montar e executar todo o projeto de reformulação do site.

Agora vamos aos critérios que determinam o nível de confiabilidade de um site.

1. Certificado SSL

O certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um requisito básico para um site confiável, porque ele faz a verificação da identidade do site. Além disso, ele garante também que a comunicação entre a empresa e o cliente feito dentro daquele site está protegida. Ou seja, ninguém conseguirá ler aquelas informações ou modificá-las. É uma proteção por meio de criptografia.

Mas como saber que o site de sua empresa possui o SSL? Basta ir na barra de endereço e verificar se existe a imagem de um cadeado do lado da URL. Caso não exista o cadeado, observe se existe um símbolo formado por dois pequenos círculos e traços, um abaixo do outro (º–). Ao clicar no cadeado ou nesse símbolo, aparecerá a informação de que aquela conexão é segura. Assim, todas as informações que você enviar para aquele site continuarão privadas. 

2. Domínio e URL  

Dois itens essenciais para que o site de sua loja seja considerado confiável é ter um bom domínio e a URL correta. Esses dois itens costumam atrair a desconfiança do consumidor, então é fundamental priorizar a correção e integridade desses elementos. Por exemplo, o ideal é escolher o nome da marca para a construção da URL e optar por uma extensão de domínio conhecida, a exemplo do “.com” ou “.com.br”. Além disso, é imprescindível a presença do HTTPS. O “s” no final é um indicativo de segurança para a troca de informações entre o servidor e o navegador. 

Evitar utilizar grafias diferentes, abreviações desconhecidas dos clientes, nomes diferentes do da marca são formas de criar uma sensação de confiança. Mas e se o domínio com o nome da loja não estiver mais disponível? Daí será necessário pensar em um endereço que traga uma associação direta com a marca ou utilizar estratégias para correlacionar o nome da marca no endereço. O ideal é contar com a consultoria de uma agência digital especializada, para tomar as decisões mais acertadas quanto a esses itens. 

3. Reputação na web 

Existem páginas que oferecem o serviço de ranquear a reputação do site na internet, e muitos consumidores utilizam esses dados para decidir pela compra. Então, é fundamental acompanhar a reputação do site, verificar como anda a pontuação do site da marca nesses sites. No caso de haver um índice negativo, a marca precisa adotar as medidas necessárias para reverter a situação. Muito embora essa etapa não esteja diretamente ligada à infraestrutura do site em si, é importante trazê-la aqui, já que faz a diferença no conceito de confiabilidade da página entre os usuários. 

4. Informações de contato

Outro elemento que muitas vezes passa despercebido é o contato. Uma empresa séria e comprometida deve manter canais de contato variados e disponibilizar essas informações de forma clara e acessível para o cliente. Empresas que usam artimanhas em relação aos canais de comunicação não são bem vistas aos olhos do público. 

Importância de investir na criação de um site confiável

O que muita marca não sabe é que o nível de confiabilidade de um site é fator relevante até para conquistar um bom posicionamento no ranking do Google. Então, se você acha que só as lojas virtuais precisam de um site confiável, está enganado. Os sites institucionais também precisam se preocupar com esse quesito.

O ideal, portanto, é contatar uma agência especialista em criação de sites, a fim de que todos os requisitos de segurança sejam atendidos, desde a definição de URL até a criação da infraestrutura da página.

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