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7 itens essenciais para sua plataforma de e-commerce

Postado em 10 de fevereiro de 2025 | por
na categoria Notícias
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A comercialização de produtos e serviços online alcançou um novo patamar com a chamada plataforma de e-commerce. Ter um espaço específico para vendas, pensado e idealizado com esse objetivo exclusivo, é um grande diferencial para quem quer crescer nos negócios online. Mas a dúvida que fica é sobre como implementar essa ferramenta e quais características ela deve apresentar para trazer os índices que são esperados. Nesse artigo você vai conhecer, portanto, seis elementos cruciais para que a empresa obtenha números expressivos com as vendas online. 

O que é uma plataforma de e-commerce?

A plataforma de e-commerce é sua loja na internet. É um ambiente digital que reúne seus produtos e/ou serviços, oferecendo informações relevantes sobre a solução, valor e seus diferenciais. Diferente dos marketplaces, que reúnem páginas de várias lojas em um mesmo espaço, a plataforma de e-commerce é exclusiva e individual do seu negócio. No entanto, apesar de parecer o espelho de uma loja física, ela precisa respeitar as demandas específicas do ambiente online. 
 
Então, o seu site de e-commerce precisa ter alguns elementos que otimizem o seu uso e ofereçam uma experiência intuitiva para o cliente. Vamos conhecer agora os itens que não podem faltar em uma plataforma desse tipo.

Elementos essenciais em uma plataforma de e-commerce

Conheça as características imprescindíveis, a fim de que sua plataforma de e-commerce apresente uma boa navegação e traga resultados reais para o seu negócio. 

1. Responsividade

Essa caraterística significa que a sua plataforma de e-commerce deve estar otimizada e adaptada para abrir de forma funcional em qualquer tipo de dispositivo. Então, se o seu cliente vai acessar sua loja online do computador, notebook, tablet ou celular, por exemplo, ela deve proporcionar a mesma experiência de navegação.
 
Obviamente que cada dispositivo requer modificações próprias para que a página funcione bem, seja rápida e permite a leitura e acesso prático às informações relevantes. Assim, não adianta ter um site excelente, mas que não carrega quando o acesso é feito por um smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel. Ademais, assegure de que é possível também efetivar as compras via celular. 

2. Segurança 

A loja online trabalha com dados pessoais e informações sigilosas. Ali, o cliente cadastra seu cartão de crédito, expõe endereço, contato telefônico etc. Portanto, o nível de segurança de uma plataforma de e-commerce deve ser alto. Existem soluções no mercado digital propícias para oferecer esse patamar de confiabilidade nas transações comerciais dentro de ambientes online. 
 
É necessário utilizar, por exemplo, certificados SSL, adotar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ferramentas confiáveis para viabilizar as formas de pagamento. 

3. Experiência do cliente 

A experiência do cliente é o conjunto de medidas e cuidados adotados para proporcionar sentimentos bons na relação entre marca e consumidor. Esse conceito vale também para o e-commerce. Sua estrutura precisa ser preparada para que o usuário consiga alcançar o seu objetivo de compra ou pesquisa com o mínimo esforço.
 
Aqui vale ressaltar o uso de excelentes arquitetura da informação, estratégias de conteúdo, design e infraestrutura de programação. A reunião desses elementos resultarão no tipo de vivência do cliente ao utilizar os serviços da loja online.  

4. Inbound marketing

Fundamental se faz associar uma estratégia de inbound marketing a sua plataforma de e-commerce, a fim de criar uma rotina produtiva de construções de relações. É o chamado marketing de entrada, que reúne inúmeras estratégias para atrair, encantar, converter e fidelizar clientes. 
 
Por meio de ações nas redes sociais, blogs e demais canais digitais, a marca implementa desenvolve e compartilha conteúdos variados, fazendo com que o seu cliente potencial seja atraído para seu canal de vendas.

5. Gestão de estoque 

Outra questão de extrema relevância é a gestão de estoque na plataforma de e-commerce. Afinal de contas, você só pode vender o que tem disponibilidade de entregar. Isso também interfere na experiência de compra do cliente, então garanta que sua plataforma fornece as ferramentas necessárias para que você consiga dominar a gestão do seu estoque. Assim, você não terá problemas com vendas de produtos que esgotaram, conseguirá equilibrar melhor as ofertas e demandas, além de ter informações precisas para nortear a decisão sobre eventuais promoções. 

6. Soluções inteligentes

Existem inúmeras soluções atreladas ao sistema de comprar online, que permitem a otimização do serviço. Por exemplo, fazer integração com outras ferramentas, a exemplo do e-mail marketing e do SEO.  Também nesse mesmo caminho acrescentamos as opções de salvar carrinho, recomendações baseadas em compras anteriores, filtros para buscas por categorias específicas e afins. 
 
Além disso, é fundamental criar um procedimento de compras rápido e ágil, com poucos cliques. 

7. Suporte 

Não há como pensar em uma plataforma de e-commerce sem suporte ao cliente. E esse apoio deve ter opções online, contínua e de fácil acesso. É possível pensar em oferecer suporte via chat, via e-mail, telefone. Por meio do suporte, o cliente conseguirá resolver pequenos problemas, tirar dúvidas e acompanhar seu pedido, o que contribuirá para que tenha uma boa impressão da relação estabelecida com a marca.  

Como ter ou reformular uma plataforma de e-commerce?

Se você ainda não possui uma plataforma de e-commerce ou possui, mas os seus resultados não são compatíveis com o esperado, o problema pode estar na ferramenta. Nem sempre a dificuldade tem relação com o produto e/ou serviço em si. Há casos em que você vende uma solução muito bacana, mas a ferramenta de vendas não proporciona uma experiência positiva. Então, você precisa dos serviços da Abrasivo Digital. A agência é especialista no tema e propõe ideias inovadoras e adaptadas para a necessidade de seu negócio

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