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Conteúdo de baixo valor adsense: o que é e como corrigir

Postado em 16 de outubro de 2024 | por
na categoria Notícias
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Publicamos no blog um artigo sobre conteúdo de valor, e agora é a vez de tratarmos do conteúdo de baixo valor adsense, aquele que constrói uma experiência ruim ao usuário. Assim, você terá elementos para avaliar as informações que vem oferecendo ao público, corrigir as falhas e fazer as adaptações necessárias. Então, nesse artigo, você vai conhecer um pouco sobre o Google Adsense, o seu funcionamento e os fatores que interferem em sua classificação. 

O que é o Google Adsense?

O Adsense, mais conhecido como Google Ads, é uma ferramenta gratuita do Google que possibilita monetizar o conteúdo online de sua página. Ou seja, o criador de conteúdo disponibiliza o espaço em seu blog para a publicação de anúncios.

Então as empresas oferecem valores para exibir os anúncios dela em sua página, e o produtor de conteúdo recebe por isso. Mas a gestão do processo de pagamento é feita pelo próprio Google.

Os anúncios são oferecidos com base no conteúdo que a página fornece e no perfil dos visitantes.

Assim, o Google Ads possui dois públicos de interesse. Primeiramente, o produtor de conteúdo que vai oferecer os anúncios em sua página, e também a marca interessada em anunciar. 

Para começar a monetizar seu conteúdo, você deve acessar o site do Google Adsense e clicar em primeiros passos. Então, você vai fazer login na conta do Google e adicionar a URL do site que pretende anunciar. Mas esse campo, você pode deixar para preencher depois, basta marcar a opção ainda não tenho um site. 

O que é conteúdo de baixo valor adsense?

Ao inscrever o seu site para hospedar anúncios, o Google Adsense faz uma análise. E pode acontecer de a ferramenta rejeitar a inscrição sob a justificativa de que a sua página possui conteúdo de baixo valor adsense. Mas o que isso significa exatamente?

Se isso aconteceu, é porque o Adsense identificou que o conteúdo não atendeu à expectativa de qualidade. Ou seja, a sua página não oferta o tão esperado conteúdo de valor. Existem vários elementos que caracterizam essa baixa qualidade.

Por exemplo:

  • Seu site possui páginas sem conteúdo algum. Daí, o usuário clica no link, e a página está em branco;
  • O conteúdo que você oferece não é autoral, é uma cópia de outras páginas. Assim, o plágio também é motivo de indeferimento da inscrição, e isso também vale para imagens;
  • Não há clareza sobre a fonte do conteúdo, ou seja, não existe informações sobre o autor ou procedência acerca de quem escreve aqueles textos;
  • As informações são irrelevantes, sem aprofundamento;
  • Muito erros de português, frases truncadas, muito prolixas e de difícil compreensão;
  • Violação às políticas do programa;
  • Problemas técnicos, como lentidão para carregamento da página e não funcionar direito nos dispositivos móveis;
  • Problemas com a indexação das páginas.

Então, se você tem uma página totalmente mecanizada, criada apenas para gerar tráfego, mas sem considerar a experiência do usuário, certamente não conseguirá monetizar o conteúdo no Adsense. Da mesma forma, se você tem um conteúdo de baixa qualidade, superficial e não autoral, também não conseguirá monetizar a página. 

Como reverter o conteúdo de baixo valor adsense?

Se a sua página foi classificada como de baixo valor adsense, nem tudo está perdido. Ou seja, dá para reverter a situação e conseguir alcançar o patamar de monetizar a página. Para isso, você deve seguir as boas práticas. Confira as dicas para corrigir o problema de seu site:

1. Comece a produzir conteúdo de valor

Esqueça tudo o que você fez até então. A partir de agora, você deve investir em conteúdos relevantes, originais, com informações interessantes e de fácil compreensão. 

2. Otimize todo o seu conteúdo para o SEO

Sim, você deve investir na otimização para o SEO. Mas sem perder de vista o usuário, a pessoa que vai ler aquele texto. Portanto, faça um alinhamento entre SEO e experiência do usuário, para que o seu conteúdo seja atraente, informativo e importante. 

3. Faça uma análise da estrutura do seu site

É necessário verificar toda a programação da página, a fim de entender se ela atende às exigências de navegabilidade. Para isso, você pode entrar em contato com a equipe da Abrasivo Digital, que é especialista em criação de sites. A equipe técnica faz uma varredura completa e, inclusive, tem know how em reformulação de site.

4. Promova a revisão de conteúdos antigos

Você precisa rever os conteúdos antigos de seu site e adequá-los às necessidades do usuário e às exigências do Adsense. Caso não possua equipe para isso, pode contratar os serviços da Abrasivo Digital. A agência possui um time de especialistas em adaptação de conteúdo, para atender aos requisitos de conteúdo de valor. 

5. Utilize uma ferramenta de verificação de plágio

Se você está em dúvida sobre a procedência e originalidade do conteúdo, pode lançar mão de uma ferramenta online de detecção de plágio. Esses sites ajudam a identificar se o conteúdo publicado consiste em cópia de algo que já está na internet.  

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