O conceito de cibersegurança no marketing digital tem um papel relevante na medida em que o mundo virtual mostra-se sempre vulnerável a ameaças. A questão fundamental está no fato da velocidade com que o conhecimento científico avança, trazendo benefícios e também malefícios para as relações na internet. Da mesma forma que são descobertos novos mecanismos para garantir a segurança das páginas, transações e dados, também surgem novas metodologias de invasão. Nesse sentido, adotar medidas de segurança no ambiente digital é a única maneira de se desenvolver relações confiáveis e sem riscos de vazamento de informações.
Vivemos em um mundo que gira em torno da internet. Isso vale tanto para a vida pessoal, quanto para o mundo dos negócios. Hoje em dia é impossível imaginar uma empresa que consiga sobreviver exclusivamente de processos manuais, sem utilizar a internet.
Mesmo os microempreendedores individuais e até mesmo os pequenos empreendedores informais, eles também utilizam a internet de alguma forma, ainda que seja para se comunicar com seus clientes, gerenciar os pagamentos nos aplicativos de bancos e afins. Ou seja, o uso da internet enquanto ferramenta de negócio é um caminho sem volta.
Um levantamento feito pela EST, empresa especialista em segurança cibernética, demonstrou que o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países da América Latina que tiveram mais ameaças virtuais identificadas no primeiro semestre de 2024, somando 201 mil.
A nível mundial, em 2024 o Brasil também entrou no grupo dos cinco países mais atingidos por Ransomware, um código nocivo que sequestra dados de um equipamento e exige resgate em troca da devolução dos acessos.
Nesse cenário em que o Brasil se destaca entre os alvos preferidos dos ataques, o cuidado com deve ser ainda maior. Então nos resta adotar as medidas necessárias para tornar a relação com a internet segura. Assim, será possível explorar todo seu potencial sem correr riscos com invasões, roubo de dados e similares, preservando a reputação da empresa.
E estabelecer essa segurança também significa se preocupar com a Cibersegurança no marketing digital.
Não há como falar em estratégias de marketing digital sem pensar em cibersegurança, porque existem muitos riscos associados capazes de comprometer a imagem da empresa. Afinal, muitas campanhas objetivam a captação de informações sensíveis dos clientes, a fim de que haja uma segmentação qualificada nas ações de marketing digital.
Então, uma invasão pode desviar os dados dos clientes, que poderão ser vendidos na dark web, colocando em xeque toda a confiabilidade da empresa. Sem contar os riscos reais de processos judiciais por danos morais, em razão da Lei Geral de Proteção de dados – LGPD.
Ademais, os invasores podem modificar informações da página, gerando prejuízos financeiros enormes para a empresa.
Além disso, uma possível invasão vai, inclusive, prejudicar o desempenho da empresa pós-ataque, reduzindo drasticamente o tráfego para a página da marca. Depois de tudo isso será bem trabalhoso reconquistar boas posições no Google.
Assim alguns dos motivos que demandam a urgência de se adotar ações de cibersegurança no marketing digital são:
Manter os dados de clientes, parceiros e fornecedores protegidos das invasões;
Garantir a boa reputação perante o mercado, sendo reconhecido como uma empresa segura;
Conquistar e preservar a confiança dos clientes;
Assegurar uma posição de destaque entre os concorrentes no quesito segurança de dados;
Conseguir monitorar os riscos de ataques, combatendo eventuais tentativas de invasão de forma ágil e eficiente.
O primeiro passo para garantir que a sua empresa está protegida de ataques virtuais é se certificar de que está contratando uma agência que domina o conhecimento sobre ações de segurança no meio digital. A equipe da Abrasivo Digital, por exemplo, tem formação específica em ações de cibersegurança no marketing digital, implementando ferramentas de proteção já na fase de criação do site.
Além disso, a agência especializada em estratégias digitais fornece toda a orientação necessária a seus clientes, no que diz respeito à manutenção do conteúdo do site, a fim de garantir uma atuação mais segura na internet.
Algumas dicas que auxiliam a manter a cibersegurança associada às ações de marketing digital são:
Aqui estão apenas alguns exemplos de medidas capazes de garantir uma atuação no digital mais segura e livre de riscos. Mas se você não entende do assunto e quer implementar ações de marketing digital livre de riscos, entre em contato com a Abrasivo Digital.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas