Por que um microempreendedor deve ter um site?

Postado em 18 de dezembro de 2023 | por
na categoria Criação de sites, Notícias
tags , , ,
com 0 e 0

por que microempreendedor deve ter um siteSite é um instrumento importante de comunicação e de marketing para qualquer negócio, independente do porte ou área de mercado. É um mecanismo eficiente de informações e divulgação. Além disso, pode funcionar como uma estratégia de marketing digital. Nesse artigo, você compreenderá as razões pelas quais o microempreendedor deve ter um site.

O que é um microempreendedor?

Microempreendedor Individual, ou mais conhecido como MEI, é a pessoa constituída legalmente como pequeno empresário, que exerce algumas ocupações específicas estabelecidas pela lei, o que lhe permite ter CNPJ e emitir notas fiscais. O MEI possui tratamento diferenciado e favorecido, que está regulamentado pela Lei Complementar nº 123/2006.

Muitas pessoas acabam se tornando microempreendedor pela necessidade do dia a dia, sem que para isso tenham feito um planejamento. Isso acontece, porque a volatilidade do mercado de trabalho é alta. Essa instabilidade acaba gerando demissões, obrigando o indivíduo a encontrar novas formas de sustento. Mas, claro, o planejamento é fundamental ainda nesses casos, já que pode evitar que o negócio fracasse pela má gestão. 

Como se tornar MEI

Existem algumas exigências para que o profissional se enquadre como MEI. Além de ter que exercer uma das atividades permitidas ao microempreendedor individual, o faturamento anual não pode exceder R$ 81 mil, o que dá uma renda mensal em torno de R$ 6.750,00. Mas é importante lembrar que vale o faturamento anual, então o MEI pode ter renda variável mensalmente, porque não existe limite mensal. Porém, no final do ano, o valor não pode superar o teto, senão ele terá que mudar de categoria. 

Para quem tem o sonho de empreender e quer mais informações sobre o assunto, é só acessar o site do empreendedor, que traz todas as informações de como se formalizar e apresenta também as exigências de enquadramento na categoria. Outro órgão que pode auxiliar a quem busca o caminho do empreendedorismo é o Sebrae. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas nasceu com o propósito de fomentar e ajudar no desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil, auxiliando as pequenas empresas e os microempreendedores individuais.

O microempreendedor deve ter um site? 

Apesar de o microempreendedor ser um profissional autônomo, que possui, no máximo, um empregado e que exerce ele próprio as atividades do seu negócio, ter um site é essencial para se posicionar no mercado digital. Então confira agora algumas das razões pelas quais um microempreendedor deve ter um site. 

O site exerce inúmeras funções na gestão da atividade do MEI. Além de funcionar como a sede da empresa no universo online, o site traz credibilidade e seriedade para o negócio. Outro ponto fundamental é que o site se reveste em um canal de comunicação eficiente e em tempo real. O cliente consegue entrar em contato contigo a qualquer hora ou dia, ainda que você não esteja online. 

Outro aspecto relevante tem a ver com as estratégias de marketing digital, porque o site é uma ferramenta eficaz para atrair clientes potenciais, para dar visibilidade, para criar referência e notoriedade no segmento de mercado. 

Ou seja, se o microempreendedor individual sonha em crescer no mercado e alçar novos voos, ter um site é indispensável. Resumidamente, os motivos estão aqui:

  • Os clientes te encontrarão com mais facilidade pela internet;

  • Você vai aumentar a sua visibilidade e presença;

  • Canal de comunicação eficiente com o cliente, melhorando o relacionamento;

  • Dá para utilizá-lo dentro de uma estratégia de marketing digital;

  • Criar autoridade em seu segmento;

  • Facilita o monitoramento de dados e resultados;

  • Ajuda no aumento das buscas orgânicas;

  • Traz seriedade e profissionalismo para o negócio.

O que o MEI deve fazer para ter um site?

Tamanha a importância do site para o microempreendedor individual, é importante investir na criação de uma página funcional, com uma boa arquitetura da informação. Além disso, você precisa de um site otimizado para o SEO, de um site rápido e que funcione bem em qualquer dispositivo (computador, notebook, netbook, celular, tablet). Ou seja, o seu site deve proporcionar uma excelente experiência do cliente.

Para ter um site, o microempreendedor individual precisa, inicialmente, registrar um domínio. Ou seja, ele precisa definir qual será o endereço eletrônico desse site e adquirir a propriedade desse endereço. Isso é o que se chama de registro de domínio.

Com o domínio registrado, é a hora de criar o layout do site. Ou seja, de construir a página que o seu cliente terá acesso. Portanto, todo cuidado é pouco nesse momento. Se você quer que seu site traga resultados efetivos, é fundamental investir em uma empresa especialista em criação de sites.

Mas por que isso faz diferença? Porque a empresa deve ter conhecimento profundo em SEO, nas ferramentas de busca, na experiência do cliente, arquitetura da informação, design thinking e nas ferramentas de criação de sites. O site precisa estar conectado com os valores que sua marca representa e com o público que ela quer alcançar. 

Além disso, o seu site precisa de hospedagem, ou seja, de um serviço que mantenha ele online.

Entre em contato com a Abrasivo Digital, que possui expertise no assunto e atende às empresas de todos os portes, com um rico portfólio na criação de sites para microempreendedores. A Abrasivo cuida da criação de domínio, layout, hospedagem e tudo mais que você precisar para conquistar resultados efetivos na internet.

x