Marketing digital para startup e o case de sucesso da FreteFast

Postado em 4 de dezembro de 2023 | por
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tudo sobre marketing digital para startupO conceito de startup surgiu na década de 90 nos Estados Unidos. O termo define um modelo de negócio diferenciado, que utiliza muita tecnologia na construção de uma solução eficiente para um problema real do mercado. Nesse artigo, você conhecerá melhor esse modelo. Trataremos também de como fazer uma abordagem de marketing digital para startup e apresentaremos o case de sucesso da FreteFast. Com as estratégias montadas e executadas pela Abrasivo Digital, a empresa de delivery conseguiu superar em cinco vezes a meta de cadastros já no seu lançamento.

O que é uma startup?

Startup é uma palavra em inglês que, ao pé da letra, significa partida, lançamento, começar. Ou seja, a expressão já traz indícios do estilo de negócio que representa. Então, startup é um modelo de empresa escalável, com capacidade de crescimento rápido, que propõe soluções inovadoras, pensadas a partir do uso da tecnologia, a fim de resolver um problema real do mercado.  

Essa definição contempla, portanto, as três principais características que uma startup deve ter:

  • Inovadora: a startup traz uma solução inédita;

  • Dinâmica: a tomada de decisões precisa ser ágil e consciente, assim como deve haver flexibilidade na forma de trabalho;

  • Escalável: perspectiva de crescimento rápido, com um resultado financeiro que apresenta aumento de receitas muito superior ao aumento de custos; 

  • Automatizada: capacidade de entrega da solução em larga escala, de forma simultânea e padronizada, preservando a qualidade, as características e o formato. 

Modelo de negócio da startup FreteFast

sucesso da FreteFastA FreteFast nasceu com o objetivo de suprir a demanda do mercado na capital baiana por entregas eficientes, rápidas, práticas e seguras em Salvador e Região Metropolitana. O foco da empresa é a modalidade de delivery goods, ou seja, produtos que não se enquadram na categoria de alimentos frescos. O segmento engloba variados tipos de itens, a exemplo de documentos, frutos de vendas online, objetos em geral etc. 

As estratégias de marketing digital da Abrasivo Digital são aplicadas na própria agência, e foi assim que a FreteFast chegou até a agência. “Encontramos a Abrasivo Digital pelas redes sociais, depois de muita pesquisa, e iniciamos uma parceria em 2020 que tem sido excelente. Em menos de seis meses, por exemplo, alcançamos um número de clientes muito considerável”, conta o CEO da FreteFast, Marcos Santana.

O trabalho foi minucioso, porque quando a empresa chegou à Abrasivo Digital, só possuía o aplicativo do serviço.

Estratégias de Marketing digital para startup FreteFast

“Elaboramos e executamos todo o planejamento de marketing para a startup, que foi além do digital. Fizemos uma análise detalhada das necessidades do cliente, do tipo de negócio, do mercado, da concorrência e do público-alvo“, explica o sócio-diretor da Abrasivo Digital, Marcus Bomfim. A agência criou toda a comunicação visual da FreteFast e as estratégias digitais.

“Desenvolvemos, por exemplo, o site da empresa, a criação e gestão das redes sociais, disparos de e-mail marketing, links patrocinados, vídeos animados. Fizemos também anúncios, otimização para SEO, landing pages para captação de clientes e inúmeras ações pontuais, como promoção com sorteio de capacetes para os entregadores”, conta Marcus Bomfim.

Além das estratégias de marketing digital, a Abrasivo Digital montou um planejamento de ações de marketing offline que foi acolhido pelo cliente. Distribuição de panfletos em locais estratégicos, brindes, visitas a alguns estabelecimentos comerciais e outras ações foram incluídas no pacote. 

O resultado foi incrível. “O objetivo inicial era lançar a plataforma com 150 a 200 entregadores. Mas já no lançamento obtivemos em torno de 1.200 cadastros, devido às ações implementadas com foco no resultado do cliente. Ou seja, quase 600% acima da expectativa do cliente“, comemora o sócio-diretor da Abrasivo Digital, Jeferson Lélis. 

O CEO da FreteFast mostrou-se impressionado com os números. “As entregas da Abrasivo Digital são sempre muito homogêneas, atendendo prontamente as nossas demandas. A agência nos deu um impulso muito grande no mercado. A grande quantidade de entregadores na plataforma é fruto do trabalho e empenho da Abrasivo Digital, que foi bem significativo mesmo. É um trabalho com qualidade, compromisso e preço justo“, destaca Marcos Santana.

 Como funciona o marketing digital para startups

Toda empresa que busca crescimento precisa desenvolver seu plano de negócios e seu planejamento estratégico de marketing. No caso das startups, por exemplo, justamente em face de suas particularidades, quanto mais cedo o trabalho de marketing digital começar, maior o escalonamento.

Ou seja, é importante que as estratégias de marketing digital para startups acompanhe todo o processo, desde a criação da empresa e não apenas no momento do lançamento da solução. O marketing digital, portanto, atua em todos os processos, pensando na comunicação com o mercado e estimulando a demanda de consumidores.

Com as estratégias de marketing, a startup consegue determinar seu posicionamento, ganhar notoriedade, divulgar sua solução, alcançar o público certo e crescer exponencialmente. 

5 dicas de marketing digital para startups

Confira as dicas que farão a diferença nas estratégias de marketing digital para startups:

1. A criatividade é a base das estratégias para startups

A startup é uma empresa que lida essencialmente com soluções otimizadas e tecnológicas. Então, se você quer conquistar uma posição diferenciada no mercado, precisa ser criativo e mostrar isso na prática, para conquistar o mercado.

2. Diversifique as estratégias

O marketing digital atua em diferentes frentes de ação, portanto, tenha um planejamento de marketing rico e um plano de ação que contemple os diferentes formatos e meios disponíveis. E esteja pronto para fazer adaptações e mudanças com a agilidade que uma startup precisa.

3. Você precisa chegar ao público certo

Primeiramente, tenha clareza sobre a persona do seu negócio. Você precisa conhecer realmente seu público, a fim de que consiga chegar até ele. Produzir um conteúdo de qualidade e utilizar as estratégias certas, como SEO e inbound marketing, farão você ser encontrado por quem busca sua solução.

4. Faça monitoramento contínuo das ações

A startup prevê um crescimento rápido, então o acompanhamento das ações de marketing digital deve ser contínuo e preciso. Assim, dá para fazer os ajustes de forma imediata. 

5. Contrate uma empresa experiente em marketing digital para startups

O crescimento de uma startup prevê um trabalho de marketing digital minucioso. Assim, invista na contratação de uma empresa especializada nisso, porque você precisa de ações e tomada de decisões rápidas. E só quem é experiente no assunto consegue cumprir isso com excelência. Entre em contato com a Abrasivo Digital e veja sua empresa crescer com mais rapidez e eficiência.

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