4 Ps do marketing: aprenda a aplicar na prática

Postado em 19 de dezembro de 2022 | por
na categoria Notícias
tags , ,
com 0 e 0

Aplicação dos 4 Ps do marketing
Um dos mais importantes pilares dentro do planejamento estratégico de marketing, os 4 Ps do marketing foram identificados na década de 60. O tempo passou, no entanto, eles seguem atuais e relevantes. A expressão faz referência a quatro palavrinhas importantes, todas elas iniciadas com a letra P: produto, praça, preço e promoção.

Mas o que esse conjunto de palavras significa exatamente? É que quando a empresa estuda detalhadamente cada um desses fatores, fica menos complicado desenvolver estratégias eficientes e assertivas que rumo aos objetivos da empresa.  

O que são os 4 Ps do Marketing?

Os 4 Ps do Marketing dizem respeito a um conceito que resume os alicerces fundamentais de qualquer estratégia de marketing. Eles integram o chamado composto de marketing ou mix de marketing. Ou seja, são elementos capazes de influenciar o comportamento e a decisão do consumidor, quando gerenciados corretamente. Vamos, portanto, conhecer cada um deles, para compreender como atuam. 

Produto

Produto é justamente o que a empresa comercializa dentro de seu segmento, direcionado para atender à satisfação de alguma necessidade do consumidor. Ou seja, aquilo que ela vende, tanto faz se for um produto, um serviço, um software ou afins.

Analisar o seu produto dentro dos 4 Ps do marketing significa que você precisa compreender com clareza quais os diferenciais dele, o que o torna único e especial perante a concorrência. Porque para sobreviver dentro de um mercado acirrado, você precisa conquistar a atenção do seu cliente, e isso só acontece se você se destaca.

Então, o que faz o seu produto se destacar dos concorrentes? É essa a resposta que você precisa ter. 

Você não deve colocar no mercado um produto antes de estudar o seu público-alvo. O caminho é justamente o contrário. O ideal é que você identifique o problema que o seu consumidor precisa resolver, para desenvolver um produto focado nisso. 

Assim, você precisa conhecer o seu público e os seus concorrentes, para identificar de que forma você vai conseguir se diferenciar dele e oferecer um produto melhor. Ou seja, entregar exatamente aquilo que o seu cliente está buscando.

Praça

A praça, por sua vez, tem relação com o lugar onde seu produto é comercializado. Mas então por que você precisa estudar a praça dentro do conceito dos 4 Ps do marketing? Para conhecer onde seu cliente está e colocar o seu produto acessível a ele. Ou seja, a ideia é que você defina a praça a partir do estudo preliminar do seu público. 

Se o seu público está presente no ambiente digital e fora de sua área geográfica, você precisa desenvolver ferramentas para vendê-lo prioritariamente em e-commerce, marketing place, redes sociais etc.

Não apenas vendê-lo online, mas vendê-lo online com eficiência. Portanto, é fundamental conhecer a praça, a fim de que você tenha elementos para estudar qual a melhor forma de oferecer o seu produto ao mercado.

Afinal, você precisa chegar aonde o seu cliente está

Preço

Com relação ao preço, o próprio nome já diz, é o valor que o cliente desembolsa para adquirir o seu produto. Definir o preço, dentro do conceito dos 4 Ps do marketing é um desafio, porque ele precisa refletir com precisão o valor que o seu produto entrega. 

O desafio está em compatibilizar a necessidade de lucro da empresa com a viabilidade financeira para o cliente. Assim, é necessário identificar qual o valor que é considerado justo e que, simultaneamente, garanta a sobrevivência do negócio.

Mas como saber qual é o preço ideal? Você precisa estudar o mercado, o consumidor, os custos de fabricação. É crucial saber quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto e quais os diferenciais de seu produto diante dos concorrentes. Além disso, você precisa conhecer o valor agregado do seu produto, a forma como ele transforma positivamente a vida do consumidor.

Promoção

Por fim, chegamos ao último item dos 4 Ps do marketing. A promoção refere-se às ações desenvolvidas para divulgar e promover o seu produto. É a forma como você vai se comunicar com o seu cliente, para informá-lo de que o seu produto existe e que é a melhor opção entre os similares. 

Aqui é necessário estudar não apenas a forma como você vai comunicar com o seu público-alvo. Você precisa também definir em que canais será feita essa comunicação, de modo que ela alcance o seu cliente

Existem muitas estratégias capazes de alavancar uma promoção. Existem os canais de divulgação tradicionais, como jornais e revistas impressos, TVs e rádios, por exemplo. E tem os meios digitais, por meio de estratégias, como SEO, inbound marketing, e-mail-marketing, tráfego pago, captação de leads, dentre tantas outras. 

Como fazer os 4 Ps do marketing na prática?

Para colocar em prática os 4 Ps do marketing, você precisa estudar e detalhar cada um de seus elementos com atenção. Portanto, defina o seu produto, praça e preço. Em seguida, parta para a criação da promoção. Com todos os itens claros em seu planejamento, ficará mais fácil colocar o conceito em prática.

Ao final, com cada conceito bem delimitado, você conseguirá fazer a gestão desses quatro elementos com mais assertividade e agilidade. O resultado é a melhora de seu posicionamento, sua diferenciação dentro do mercado e o aumento de suas vendas. 

>> E aí, você utiliza os 4 Ps do marketing em seus negócios? Conte pra gente!

x