Um dos mais importantes pilares dentro do planejamento estratégico de marketing, os 4 Ps do marketing foram identificados na década de 60. O tempo passou, no entanto, eles seguem atuais e relevantes. A expressão faz referência a quatro palavrinhas importantes, todas elas iniciadas com a letra P: produto, praça, preço e promoção.
Mas o que esse conjunto de palavras significa exatamente? É que quando a empresa estuda detalhadamente cada um desses fatores, fica menos complicado desenvolver estratégias eficientes e assertivas que rumo aos objetivos da empresa.
Os 4 Ps do Marketing dizem respeito a um conceito que resume os alicerces fundamentais de qualquer estratégia de marketing. Eles integram o chamado composto de marketing ou mix de marketing. Ou seja, são elementos capazes de influenciar o comportamento e a decisão do consumidor, quando gerenciados corretamente. Vamos, portanto, conhecer cada um deles, para compreender como atuam.
Produto é justamente o que a empresa comercializa dentro de seu segmento, direcionado para atender à satisfação de alguma necessidade do consumidor. Ou seja, aquilo que ela vende, tanto faz se for um produto, um serviço, um software ou afins.
Analisar o seu produto dentro dos 4 Ps do marketing significa que você precisa compreender com clareza quais os diferenciais dele, o que o torna único e especial perante a concorrência. Porque para sobreviver dentro de um mercado acirrado, você precisa conquistar a atenção do seu cliente, e isso só acontece se você se destaca.
Então, o que faz o seu produto se destacar dos concorrentes? É essa a resposta que você precisa ter.
Você não deve colocar no mercado um produto antes de estudar o seu público-alvo. O caminho é justamente o contrário. O ideal é que você identifique o problema que o seu consumidor precisa resolver, para desenvolver um produto focado nisso.
Assim, você precisa conhecer o seu público e os seus concorrentes, para identificar de que forma você vai conseguir se diferenciar dele e oferecer um produto melhor. Ou seja, entregar exatamente aquilo que o seu cliente está buscando.
A praça, por sua vez, tem relação com o lugar onde seu produto é comercializado. Mas então por que você precisa estudar a praça dentro do conceito dos 4 Ps do marketing? Para conhecer onde seu cliente está e colocar o seu produto acessível a ele. Ou seja, a ideia é que você defina a praça a partir do estudo preliminar do seu público.
Se o seu público está presente no ambiente digital e fora de sua área geográfica, você precisa desenvolver ferramentas para vendê-lo prioritariamente em e-commerce, marketing place, redes sociais etc.
Não apenas vendê-lo online, mas vendê-lo online com eficiência. Portanto, é fundamental conhecer a praça, a fim de que você tenha elementos para estudar qual a melhor forma de oferecer o seu produto ao mercado.
Afinal, você precisa chegar aonde o seu cliente está.
Com relação ao preço, o próprio nome já diz, é o valor que o cliente desembolsa para adquirir o seu produto. Definir o preço, dentro do conceito dos 4 Ps do marketing é um desafio, porque ele precisa refletir com precisão o valor que o seu produto entrega.
O desafio está em compatibilizar a necessidade de lucro da empresa com a viabilidade financeira para o cliente. Assim, é necessário identificar qual o valor que é considerado justo e que, simultaneamente, garanta a sobrevivência do negócio.
Mas como saber qual é o preço ideal? Você precisa estudar o mercado, o consumidor, os custos de fabricação. É crucial saber quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto e quais os diferenciais de seu produto diante dos concorrentes. Além disso, você precisa conhecer o valor agregado do seu produto, a forma como ele transforma positivamente a vida do consumidor.
Por fim, chegamos ao último item dos 4 Ps do marketing. A promoção refere-se às ações desenvolvidas para divulgar e promover o seu produto. É a forma como você vai se comunicar com o seu cliente, para informá-lo de que o seu produto existe e que é a melhor opção entre os similares.
Aqui é necessário estudar não apenas a forma como você vai comunicar com o seu público-alvo. Você precisa também definir em que canais será feita essa comunicação, de modo que ela alcance o seu cliente.
Existem muitas estratégias capazes de alavancar uma promoção. Existem os canais de divulgação tradicionais, como jornais e revistas impressos, TVs e rádios, por exemplo. E tem os meios digitais, por meio de estratégias, como SEO, inbound marketing, e-mail-marketing, tráfego pago, captação de leads, dentre tantas outras.
Para colocar em prática os 4 Ps do marketing, você precisa estudar e detalhar cada um de seus elementos com atenção. Portanto, defina o seu produto, praça e preço. Em seguida, parta para a criação da promoção. Com todos os itens claros em seu planejamento, ficará mais fácil colocar o conceito em prática.
Ao final, com cada conceito bem delimitado, você conseguirá fazer a gestão desses quatro elementos com mais assertividade e agilidade. O resultado é a melhora de seu posicionamento, sua diferenciação dentro do mercado e o aumento de suas vendas.
>> E aí, você utiliza os 4 Ps do marketing em seus negócios? Conte pra gente!
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas