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Como fazer captação de leads em 10 lições simples

Postado em 21 de novembro de 2022 | por
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aprenda como fazer captação de leadsComo fazer captação de leads? Toda empresa que pretende crescer no universo digital precisa ter uma resposta clara para essa pergunta. Mas antes de entender sobre captação, você precisa compreender como identificar o lead. Em uma linguagem simples, leads são os clientes potenciais do seu negócio, aqueles que têm grandes chances de adquirir o produto e/ou serviço que sua empresa oferece.

Mais do que isso, o lead é o consumidor que fornece algum tipo de informação de contato e demonstra com clareza interesse na solução que você comercializa. Por exemplo, quando você disponibiliza uma pesquisa online sobre o seu negócio, solicita alguns dados das pessoas, e elas preenchem esses formulários, você está diante de um lead. 

Existem diversas ferramentas e estratégias para fazer a captação desses leads, e é sobre elas que falaremos nesse artigo. 

Por que fazer captação de leads?

Nos últimos anos assistimos a uma mudança drástica no comportamento do consumidor no seu processo de compra. Com as novas tecnologias e o surgimento de inúmeros programas de interação e mídias sociais, o cliente passou a ter uma postura muito mais ativa quando quer adquirir algo. Ele pesquisa as opções disponíveis no mercado e consulta a opinião de outros consumidores antes de decidir com que empresa fechar negócio.

Por isso, chamar a atenção desse cliente potencial e atrai-lo para o seu negócio ganha relevância nesse novo cenário de redes sociais. Muito embora alguns clientes cheguem até você por meio de buscas aleatórias, fato é que você precisa desenvolver estratégias de atração. Ou seja, precisa aprender como fazer captação de leads e colocar essas ações em prática.

Diante de um mercado cada dia mais competitivo na internet, atrair os clientes certos fará uma enorme diferença em seus resultados e, consequentemente, no seu faturamento

10 formas eficientes de fazer captação de leads

Existem inúmeras ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas na captação de leads. A escolha entre elas dependerá de sua estrutura, investimento, objetivos e de uma equipe técnica qualificada para transformas as ideias em ações e colocá-las em prática.

Inclusive, se o seu problema é justamente a ausência ou limitação dessa equipe, entre em contato com a gente, que podemos te ajudar.  Vamos então a 10 ideias eficientes que você pode implementar em sua empresa para atrair o cliente certo. 

1. Invista em um bom website e um bom blog

Blog é uma ferramenta excelente para fazer a captação de leads, porque é possível concentrar nele informações relevantes e segmentadas ao público que você quer atingir.

Além de ser um centro de disseminação de conteúdos de valor para atrair clientes, o blog pode ser utilizado para conseguir informações detalhadas do seu potencial cliente, por meio de formulários, cadastros em newsletter, oferta de conteúdos especializados etc.

E tem mais, o seu site e o seu blog podem ser construídos com base nas orientações do Google e, assim, apresentar um nível excelente de otimização para os buscadores, dando maiores resultados a seu negócio. Inclusive, em nosso blog tem um excelente artigo sobre site otimizado para SEO.

A Abrasivo Digital tem uma equipe especializada em criação de blogs e websites. A empresa oferece um serviço completo, que vai desde uma consultoria exclusiva para avaliar as funcionalidades do seu site atual até o desenvolvimento de um projeto específico para sua necessidade, com foco em resultados. 

2. Conteúdo de valor otimizado para os buscadores e redes sociais gera captação de leads

Claro que apenas ter um blog e um site não é suficiente, pois você precisa oferecer conteúdo de qualidade, que esteja otimizado para a plataforma em que ele é publicado. O Google é um dos mais importantes e significativos buscadores da Internet, não há como discutir isso. Portanto, o conteúdo que você oferece precisa estar alinhado com exigências e orientações desse buscador em especial.

Ou seja, é necessário que o conteúdo seja produzido levando em consideração as estratégias específicas de cada rede. Assim, você conseguirá aparecer em destaque quando os potenciais clientes buscarem pelas soluções que você comercializa. 

3. Use a otimização, mas escreva para pessoas

Essa dica parece óbvia, mas muita empresa peca nisso. Claro que o seu conteúdo precisa estar otimizado, porém lembre-se que quem irá consumir seus conteúdos são as pessoas e não os buscadores. Portanto, escreva para essas pessoas! Lembre-se que você precisa dialogar com o seu público-alvo, checar os temas que são interessantes a ele. 

O seu conteúdo precisa oferecer respostas às questões que o seu público-alvo busca. Então, escolha os assuntos com cuidado e estratégia. Não adianta atrair qualquer leitor, é importante atrair os seus leads, os seus clientes em potencial. O que eles querem saber? O que eles estão procurando na internet? Responda a questões como essas, e você terá assuntos interessantes a abordar em seu site e/ou no seu blog.

4. Ofereça conteúdos especiais em troca de informações dos leads

São muitos os conteúdos especiais que você pode oferecer em troca da coleta de informações, para fazer uma estratégia de captação de leads eficaz. Por exemplo, e-books, webinars, infográficos, planilhas, guias, instruções de passo a passo.

Ou seja, você tem uma infinidade de possibilidades para oferecer ao seu potencial cliente em troca de informações. Mas que informações são essas? Os dados demográficos e de comportamento de consumo são boas opções para coletar. 

Portanto, em troca desses conteúdos, crie formulários com informações que você possa utilizar depois em suas estratégias de marketing. E, claro, ofereça conteúdos que estejam alinhados com o seu público-alvo. Essa oferta de conteúdos de valor deve ser estratégica, dessa forma, não vale a pena disponibilizar “qualquer coisa” para download. Escolha o material adequado para oferecer. 

5. Destaque em seu site e redes sociais suas informações de contato

Os contatos de sua empresa devem estar completos e visualmente acessíveis. Ou seja, deixe os seus dados à vista, para que o potencial cliente consiga entrar em contato com você de forma fácil. Além disso, cuide para que sua equipe de atendimento esteja afinada e em sintonia com os valores de sua marca.

O atendimento é uma importante porta de entrada para seu negócio, e ele pode ser crucial para a captação de leads. Assim, promova treinamentos constantes para sua equipe de atendimento e faça o monitoramento de desempenho. 

6. Monte uma estratégia de link building para uma captação de leads eficiente

Link building é uma estratégia de SEO bastante eficaz, que se traduz na construção de uma rede de links para suas páginas, mostrando ao Google que você tem autoridade no seu segmento de atuação.

Quanto mais links na internet levam até você, mais o Google valoriza o conteúdo que você produz e entende que esse conteúdo tem relevância. Ou seja, mais o Google mostra o seu conteúdo para os seus potenciais clientes, quando eles buscarem soluções dentro de sua área de atuação.

Portanto, construir uma rede de links é uma das formas mais eficientes de captação de leads.

7. Faça captação de leads por meio de landing pages

As landing pages são páginas na internet desenvolvidas com uma finalidade específica. Por exemplo, promover um evento, oferecer um curso etc. Assim, elas se mostram uma excelente forma de captação de leads, porque você pode utilizar a ferramenta para fazer trocas com seus clientes. Ou seja, você pode criar um formulário rico para colher informações em troca daquele produto e/ou serviço que você está oferecendo na landing page

Mas calma, dá para fazer a captação também para serviços ou produtos pagos. Nesse caso, você pode fazer um cadastro prévio e oferecer algum desconto para quem preencher o formulário, ou ainda oferecer um brinde adicional. Lembre-se que é importante fazer uma oferta que sirva como moeda de troca para o seu cliente potencial se sentir estimulado a preencher o formulário de captação.

Além disso, você deve incluir uma CTA (call to action), ou seja, um botão bem visível para que o seu potencial cliente clique e consiga obter a oferta que você está fazendo. 

8. Invista no conteúdo de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de comunicação com a empresa capaz de trazer leads com bastante eficiência e traz muitos benefícios. Por meio dele, você consegue informar a sua lista de contatos sobre novidades, ofertas, novos produtos e/ou serviços, divulgar cupons de descontos etc. São muitas as estratégias que podem ser utilizadas dentro de um e-mail marketing. Mas lembre-se em construir um texto que seja atrativo, que provoque o seu potencial cliente a tomar uma decisão. Aqui vale a pena investir nos gatilhos mentais em sua narrativa. 

9. Faça a captação de leads com tráfego pago

O tráfego pago é uma forma de aumentar a sua audiência e captar leads por meio de investimento financeiro para promover anúncios. Há diversas ferramentas para investimentos em tráfego pago, por exemplo, o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads ec. Assim, com a promoção dos anúncios certos, você consegue aumentar a sua captação de leads de forma rápida e instantânea.

Mas requer estratégias, não basta pagar um anúncio. Na dúvida do que promover, entre em contato com nossa equipe, que possui muita experiência com o assunto.

10. Valorize a sua relação com o cliente

A qualidade do atendimento ao cliente, seja no pré-venda, durante a negociação ou no pós-venda, faz a diferença para a famosa propaganda boca a boca. Um cliente satisfeito se torna um fã da marca e, automaticamente, um disseminar de boas informações e referências sobre a experiência com a empresa. Portanto, invista no atendimento ao cliente e todas as etapas de contato com ele.

Além disse, facilite e aumente os meios de comunicação com ele, dê retorno a suas demandas, responda os e-mails, questionamentos feitos por whatsapp etc. O cliente e é o seu bem maior e é, também, uma forma rápida e menos onerosa de captação de novos leads. Porque o que o cliente busca de você é atenção e resolutividade, e isso você deve estar sempre pronto para oferecer, se quer construir uma marca de referência no mercado.

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