By Freepik
A palavra gamificação ganhou os holofotes e se tornou muito popular nos últimos tempos. Especialmente em razão de sua relação mais estreita com o universo empresarial. A história dos jogos digitais enquanto entretenimento começou na década de 70, pelas mãos de Nolan Bushnell. O engenheiro eletricista foi o fundador da indústria de jogos eletrônicos Atari. Mas o crescimento do acesso humano ao computador e às novas tecnologias criou uma nova finalidade para os games, mais séria e desconectada do puro entretenimento. E foi assim que surgiu a gamificação nas empresas. Nesse artigo, vamos compreender o conceito da estratégia e as formas de aplicá-la no meio corporativo.
Gamificação é uma estratégia que consiste em utilizar elementos próprios da mecânica, raciocínio e estética dos jogos, a fim de melhorar o engajamento do público-alvo em atividades pré-determinadas. Ou seja, por meio da lógica do jogo é possível estimular as pessoas a realizarem certas tarefas, em razão da dinâmica natural de motivação e recompensa que os jogos reproduzem.
As pessoas tendem a gostar de jogar por vários motivos. Dentre eles estão a experiência de aprendizado que eles proporcionam; os feedbacks instantâneos a cada ação; a possibilidade de superar desafios e avançar fases; e também o prazer proporcionado pelos jogos. Basta você parar e lembrar como é gostosa a sensação de vencer. Pronto, é suficiente para entender o quanto os jogos divertem, atraem e instigam.
A gamificação, portanto, pretende aplicar esses elementos vinculados a jogos a uma situação da vida real. E quando falamos em gamificação nas empresas, estamos nos referindo a essa utilização da estratégia no mundo dos negócios. É possível adotá-las em lançamentos de serviços e/ou produtos, durante eventos, em treinamentos, no e-mail marketing e até como isca para gerar e nutrir os leads. Ou seja, são inúmeras as possibilidades.
Dentro do contexto de um mercado disputado e competitivo, as empresas precisam adotar estratégias de diferenciação. Ou seja, elas precisam investir em ações que chamem a atenção do público-alvo. E aqui esse público pode ser os clientes, parceiros, fornecedores e até os próprios colaboradores. Portanto, a gamificação nas empresas tem o propósito de melhorar o engajamento e incentivar a participação dos stakeholders nas ações desejadas. Ou seja, agir positivamente na criação de ferramentas de interação.
As estratégias da gamificação também melhoram o nível de conexão com a empresa, interferem positivamente na fidelidade do cliente, estimulam o trabalho em equipe e trazem mais leveza a certas situações. Por exemplo, imagine um longo treinamento de colaboradores no modelo tradicional, na sala de sala. Agora pense em como o uso da gamificação pode tornar esse treinamento mais dinâmico e interativo. Quando usada de forma correta, ela pode ainda alavancar a imagem da empresa, melhorar o seu nível de autoridade, trazendo bons resultados ao negócio.
Contribui para melhorar o engajamento;
Cria uma maior conexão;
Torna a comunicação da empresa mais dinâmica e interessante;
Destaca a empresa ante os seus concorrentes;
Desenvolve novas habilidades da equipe;
Promove uma melhoria significa nos resultados.
Como é possível perceber, são vantagens muito interessantes que o uso da gamificação nas empresas proporciona. A estratégia cria uma experiência bem atrativa para o público.
Como já vimos, são muitos os benefícios e vantagens competitivas que a gamificação nas empresas promove. Porém, não existe uma fórmula única para a adoção da estratégia. Cada empresa deve pensar em um formato próprio, uma abordagem individualizada, considerando os seus valores, a sua cultura, seus objetivos e o público a que se destina. Os “jogos” devem ser desenvolvidos de forma planejada, baseados nesses pilares. É fundamental que a estratégia esteja alinhada com o posicionamento da empresa, de forma que ela encaixe bem na forma de se comunicar da marca.
Nesse sentido, é possível criar sistemas de pontuação, desafios com várias fases, conquistas de medalhas virtuais etc. O fundamental é que exista uma recompensa, uma premiação para essas pessoas que superam os desafios propostos. Por exemplo, brindes, cupons de descontos, cashbacks em compras futuras. Aqui vale usar a criatividade, desde que essa recompensa seja realmente sedutora e estimule a participação no desafio.
No caso de a estratégia ser usada com o grupo interno de colaboradores, dá para pensar em outros processos e incentivos também. Por exemplo, para realizar treinamentos e capacitações ou organizar as atividades e tarefas diárias. A gamificação é uma maneira de inovar no negócio e criar formas diferentes de chamar e prender a atenção, por exemplo.
O planejamento da estratégia inclui a definição do objetivo que se quer atingir, os recursos financeiros e humanos necessários, além da previsão dos materiais, programas e ferramentas. Ademais, é necessário ainda prever o que será submetido à gamificação, quais ações e processos. Por fim, tem que se definir a recompensa. E como toda ação, a equipe deve monitorar a estratégia na prática e avaliar os resultados conquistados.
Você já utilizou a gamificação em alguma ação? Conte nos comentários.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas