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Marketing digital para iniciantes: por onde começar?

Postado em 20 de junho de 2024 | por
na categoria Notícias
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Você está iniciando a vida empreendedora ou já mantém um negócio físico, mas se aventurar pela internet ainda é um desafio? Pois aqui nesse artigo você encontrará os primeiros passos para quem busca objetividade, autoconfiança e assertividade no online. Ganhar visibilidade no mundo de hoje depende de estratégias digitais. O mundo inteiro está conectado e consumindo intensamente pelo computador e celular. Então, ficar de fora desse universo – ou utilizar estratégias ineficientes – vai restringir demais o seu alcance e barrar seu crescimento. Por isso, criamos esse manual de marketing digital para iniciantes, que te ajudará nos primeiros passos no online. 

Importância do marketing digital para iniciantes

Com o advento das novas tecnologias e ferramentas de interação, a exemplo das redes sociais, a comunicação ganhou ainda mais importância no mundo dos negócios. Antigamente, a empresa assumia o papel de emissor de informação, enquanto o cliente era apenas receptor. Não havia diálogo, era uma comunicação unilateral. 

Agora, essa relação mudou. Na era digital, todo mundo é emissor e receptor de informações ao mesmo tempo. Isso traz uma responsabilidade ainda maior para a gestão empresarial, porque qualquer problema no produto/serviço assume uma proporção gigantesca na internet. 

Além disso, como falamos na abertura desse texto, o mundo está conectado. Imagine que, em 2023, 156 milhões de pessoas tiveram acesso à internet. Ou seja, mais de 80% da população do Brasil. No mesmo período, o faturamento dos e-commerces brasileiros chegou a incríveis R$ 185,7 bilhões, de acordo com informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Apesar disso, uma pesquisa realizada em parceria entre o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas apontou que cerca de 30% dos pequenos negócios no Brasil ainda não estão fazendo negócio no digital. E estima-se que esse número seja muito maior, se incluirmos os empreendedores que estão utilizando estratégias digitais erradas. 

Logo, é tão importantes falarmos de marketing digital para iniciantes e mostrar o quão relevante é adotar estratégias digitais eficientes. 

4 melhores dicas de marketing digital para iniciantes 

Confira agora nossas dicas de marketing digital para iniciantes, a fim de que você possa dar início a sua atuação na internet com mais autoconfiança. 

1. Levante dados e informações sobre seu negócio 

A primeira dica para quem quer atuar no digital com mais assertividade é fazer um levantamento de dados, com o intuito de enxergar o panorama atual de seu negócio. Portanto, se debruce sobre a sua empresa e levante todos os dados possíveis sobre ela. 

Por exemplo, se aprofunde em entender:

  • Quem é o seu público-alvo?
  • Quais os seus produtos/serviços que mais vendem?
  • O que não tem saída?
  • Como os seus concorrentes estão se posicionando no digital?
  • Quais as principais fraquezas e forças de seu negócio?
  • Quais as oportunidades que se mostram para sua empresa?
  • Onde você quer estar daqui a alguns anos?
  • Quais as estatísticas de vendas? Quais períodos você vende mais? Quanto você vende mensalmente?
  • Quais estratégias de vendas traz mais resultados?

Enfim, todas as informações sobre seu negócio são relevantes, especialmente quando falamos de marketing digital para iniciantes. 

2. Monte um plano de marketing digital 

O plano de marketing digital é um documento extremamente importante para qualquer negócio, independente do porte, mesmo quando tratamos de marketing digital para iniciantes. Nele, deverão ser reunidas todas as ações que estão previstas para os canais digitais da empresa, independente do objetivo.

Desse modo, você terá um planejamento detalhada para guiar as suas iniciativas no digital, seja para promover o seu negócio ou apenas um produto ou até uma campanha específica. 

Quanto melhor o seu planejamento, melhor serão seus resultados. Portanto, organize o planejamento de suas ações

3. Profissionalize o seu conteúdo nas redes sociais e o seu atendimento

A rede social de sua empresa precisa ser profissional, seus seguidores precisam compreender o que encontrarão por ali. Isto posto, faça um planejamento também sobre o conteúdo que irá publicar. Valorize o seu seguidor oferecendo informações que sejam relevantes para ele. 

Para começar, pense em conteúdos que geram interação, que mostrem os benefícios do produto/serviço que você vende. Inclua também dicas de valor voltadas ao seu segmento, dicas de como utilizar a sua solução e a diferença que ela fará na vida das pessoas

Mas não foque somente em publicação sobre seu produto/serviço. Invista também em informações interessantes, curiosidades, tudo o que possa atrair a atenção de sua audiência positivamente. 

Além do mais, também é importante cuidar do atendimento, da forma como fala com seus clientes potenciais. Promover uma boa experiência do cliente vale também para todos os portes de empresa, e isso começa com um atendimento de qualidade, acolhedor e eficiente. 

4. Invista em uma agência de marketing digital 

O cenário ideal é ter profissionais qualificados na gestão de seu marketing digital. Isso significa que você incluir em seu planejamento a meta de profissionalizar esse serviço, contratando pessoas que entendam do assunto. Inclusive, existem inúmeras vantagens de contratar uma agência digital

De início, nossa sugestão é que você entre em contato com a Abrasivo Digital, para conversar sobre o assunto e ver qual o melhor pacote que se adequa a sua necessidade. A partir daí, você terá ações mais efetivas, criadas por uma equipe de campeões, que soma uma expertise gigantesca no atendimento a empresas de pequeno, médio e grande porte. 

E não pense que esse serviço não cabe em seu bolso. Antes de tudo, faça um contato, que você vai se surpreender com as opções personalizadas que a agência oferece. Certamente, uma delas cabe perfeitamente para você. 

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