A promoção de ações para gerar impacto positivo na sociedade deve fazer parte do planejamento estratégico de marketing. Fazer marketing social é uma maneira inteligente de conectar a marca a valores socialmente relevantes e criar uma boa impressão no público externo. Mas isso não deve ser tratado apenas como estratégia. As causas devem efetivamente integrar os valores da marca, a fim de que as ações repercutam e façam sentido. Além disso, é uma maneira de devolver à sociedade os recursos que dela retira, dentro do contexto da responsabilidade social e da ética empresarial.
Nesse artigo, você entenderá um pouco mais sobre o marketing social e como ele funciona. Além disso, daremos dicas e exemplos interessantes de como usar essa estratégia.
O desenvolvimento de um produto ou serviço é composto por inúmeras etapas. Em meio a essas etapas está a exploração de recursos naturais e sociais, seja pelos elementos físicos extraídos do meio ambiente, seja pela mão de obra humana. Então, é muito comum que algumas situações, considerando esse cenário, acabem afetando a imagem da empresa. Por exemplo, as demissões, a redução do tempo de vida útil de um produto e até o reflexo do processo de produção no ecossistema.
Junte-se a isso o fato de que as tecnologias da informação têm evoluído numa velocidade acelerada, contribuindo para um mercado cada vez mais globalizado e, consequentemente, competitivo. Aliado a isso, surge também um público consumidor mais informado e munido de ferramentas de pesquisa eficientes para buscar dados sobre produtos e serviços. Essa conjuntura requer das empresas um posicionamento direto e objetivo quanto ao compromisso com a defesa de valores. Daí surge a responsabilidade social empresarial.
O marketing social é o conjunto de ações implementadas pela empresa, com o intuito de promover o bem social, a saúde da população em geral, o bem-estar econômico e as boas práticas ambientais. São os esforços empreendidos para fomentar uma nova prática social, a partir da aplicação de conceitos, técnicas e princípios do marketing. O objetivo é disseminar valores sociais relevantes para influenciar positivamente o comportamento humano.
Portanto, enquanto o foco do marketing comercial está em gerar valor para a empresa, no marketing social a geração de valor é para a sociedade.
Mas o que se ganha ao investir em marketing social? Essa questão deve ser compreendida a partir de duas vertentes. Primeiramente, existe o ganho social, ao estimular a mudança de um comportamento coletivo. Aproveitar o alcance da marca para atingir as pessoas em prol do bem público é louvável. Como já diz o ditado, pequenas atitudes promovem grandes mudanças.
No entanto, também há benefícios para a marca, porque o marketing social agrega valor à imagem da empresa. Nos dias de hoje, isso é um diferencial competitivo promissor, pois muitos consumidores já levam em consideração o impacto social que a empresa causa na hora de escolher seus fornecedores.
O planejamento do marketing social segue as mesmas etapas do tradicional, fazendo as adaptações necessárias em razão do seu escopo. Por conseguinte, é necessário definir a questão de impacto social que será trabalhada e o tipo de conduta que se espera modificar com aquela campanha.
O Brasil, infelizmente, é um País que apresenta uma quantidade excessiva de demandas sociais. Por outro lado, isso dá à empresa uma boa margem para definir qual bandeira abraçar. O mais importante é conectar essa causa aos valores da empresa, a fim de que as ações se conectem ao contexto empresarial.
Dito isso, vamos a algumas ideias de temáticas relevantes:
Também é necessário identificar qual comportamento a empresa busca transformar ou estimular. Dentre as opções, podemos citar, por exemplo:
A proposta é que você compreenda a conduta que pretende estimular. Assim, ficará mais fácil ter insights para desenvolver a campanha de marketing social.
Reunindo os temas e comportamentos, a título de ilustração, você pode planejar uma campanha para dar início a um comportamento na área de finanças. Ou, ainda, aumentar a rejeição de um comportamento na área de saúde. Mas obviamente você deve já oferecer soluções de como fazer isso. O cunho social desse tipo de campanha deve estar atrelado ao resultado final e não apenas à conscientização.
Então, defina a área, o subtema, o comportamento e a solução de como inserir essa nova rotina na vida.
As formas de disparar as campanhas de marketing social são as mesma do marketing comercial. Você deve utilizar as ferramentas e softwares disponíveis. O que muda é o conteúdo, o objetivo. Por isso, invista na contratação de uma boa agência, como a Abrasivo Digital, para que os esforços resultem no que foi planejado.
Abrasivo Abrasivo Digital Abrasivo Digital Studio Abrasivo Marketing Digital Agência de marketing digital Agência Digital Aracaju Automação de Marketing Clientes Coronavírus Covid-19 Criação de site Criação de sites Criação de Sites em Salvador Dicas Dicas de marketing e-commerce Empresas estratégias Facebook Facebook ADS Google Home-office Inbound Marketing Instagram internet Isolamento Social Leads Loja Virtual Manutenção de Sites marketing Marketing de Conteúdo Marketing Digital Mídias Sociais Pandemia Planejamento Estratégico Quarentena Redes Sociais Salvador Saúde SEO Site Sites tecnologia vendas