Agência de Marketing Digital em Salvador atendendo Aracaju e demais regiões do Brasil, referência em Criação de Sites e Inbound Marketing.

Como fazer marketing social: dicas, benefícios e resultados

Postado em 1 de julho de 2024 | por
na categoria Notícias
com 0 e 0

A promoção de ações para gerar impacto positivo na sociedade deve fazer parte do planejamento estratégico de marketing. Fazer marketing social é uma maneira inteligente de conectar a marca a valores socialmente relevantes e criar uma boa impressão no público externo. Mas isso não deve ser tratado apenas como estratégia. As causas devem efetivamente integrar os valores da marca, a fim de que as ações repercutam e façam sentido. Além disso, é uma maneira de devolver à sociedade os recursos que dela retira, dentro do contexto da responsabilidade social e da ética empresarial. 

Nesse artigo, você entenderá um pouco mais sobre o marketing social e como ele funciona. Além disso, daremos dicas e exemplos interessantes de como usar essa estratégia. 

Contexto da responsabilidade social empresarial

O desenvolvimento de um produto ou serviço é composto por inúmeras etapas. Em meio a essas etapas está a exploração de recursos naturais e sociais, seja pelos elementos físicos extraídos do meio ambiente, seja pela mão de obra humana. Então, é muito comum que algumas situações, considerando esse cenário, acabem afetando a imagem da empresa. Por exemplo, as demissões, a redução do tempo de vida útil de um produto e até o reflexo do processo de produção no ecossistema.

Junte-se a isso o fato de que as tecnologias da informação têm evoluído numa velocidade acelerada, contribuindo para um mercado cada vez mais globalizado e, consequentemente, competitivo. Aliado a isso, surge também um público consumidor mais informado e munido de ferramentas de pesquisa eficientes para buscar dados sobre produtos e serviços. Essa conjuntura requer das empresas um posicionamento direto e objetivo quanto ao compromisso com a defesa de valores. Daí surge a responsabilidade social empresarial.  

O que é marketing social?

O marketing social é o conjunto de ações implementadas pela empresa, com o intuito de promover o bem social, a saúde da população em geral, o bem-estar econômico e as boas práticas ambientais. São os esforços empreendidos para fomentar uma nova prática social, a partir da aplicação de conceitos, técnicas e princípios do marketing. O objetivo é disseminar valores sociais relevantes para influenciar positivamente o comportamento humano.

Portanto, enquanto o foco do marketing comercial está em gerar valor para a empresa, no marketing social a geração de valor é para a sociedade. 

Benefícios

Mas o que se ganha ao investir em marketing social? Essa questão deve ser compreendida a partir de duas vertentes. Primeiramente, existe o ganho social, ao estimular a mudança de um comportamento coletivo. Aproveitar o alcance da marca para atingir as pessoas em prol do bem público é louvável. Como já diz o ditado, pequenas atitudes promovem grandes mudanças. 

No entanto, também há benefícios para a marca, porque o marketing social agrega valor à imagem da empresa. Nos dias de hoje, isso é um diferencial competitivo promissor, pois muitos consumidores já levam em consideração o impacto social que a empresa causa na hora de escolher seus fornecedores. 

Aprenda a criar uma campanha de marketing social 

O planejamento do marketing social segue as mesmas etapas do tradicional, fazendo as adaptações necessárias em razão do seu escopo. Por conseguinte, é necessário definir a questão de impacto social que será trabalhada e o tipo de conduta que se espera modificar com aquela campanha. 

Dicas de temas para trabalhar o marketing social

O Brasil, infelizmente, é um País que apresenta uma quantidade excessiva de demandas sociais. Por outro lado, isso dá à empresa uma boa margem para definir qual bandeira abraçar.  O mais importante é conectar essa causa aos valores da empresa, a fim de que as ações se conectem ao contexto empresarial. 

Dito isso, vamos a algumas ideias de temáticas relevantes:

  • AMBIENTAL: proteção ao meio ambiente, reciclagem, destinação responsável do lixo, economia de água e energia.
  • FINANÇAS: orçamento doméstico, gestão financeira.
  • SAÚDE: tabagismo, alcoolismo, vício em drogas, gestação na adolescência, câncer, saúde bucal, prevenção ao suicídio, doação de sangue, doação de órgãos.
  • PREVENÇÃO DE ACIDENTES: direção responsável (uso de celular e consumo de álcool), intoxicação por medicamentos, ciclistas, motociclistas, quedas entre idosos.
  • QUESTÕES GERAIS: adoção de filhos, adoção de animais, incentivo à leitura, questões políticas, direito do consumidor. 
  • INVESTIMENTOS: infraestrutura urbana, pesquisas científicas, desenvolvimento de tecnologias, educação gratuita, troca por ingredientes saudáveis em formulações, ESG.

Comportamentos a estimular

Também é necessário identificar qual comportamento a empresa busca transformar ou estimular. Dentre as opções, podemos citar, por exemplo:

  • Abandonar comportamento ruim: para de fumar, não usar o celular ao volante.
  • Dar início a novo comportamento: fazer reciclagem, compostagem.
  • Melhorar comportamento atual: fazer mais atividade física, reduzir o uso de água e energia em casa.
  • Aumentar a rejeição sobre comportamento danosos: começar a fumar, consumir bebida alcóolica em excesso.

A proposta é que você compreenda a conduta que pretende estimular. Assim, ficará mais fácil ter insights para desenvolver a campanha de marketing social. 

Reunindo os temas e comportamentos, a título de ilustração, você pode planejar uma campanha para dar início a um comportamento na área de finanças. Ou, ainda, aumentar a rejeição de um comportamento na área de saúde. Mas obviamente você deve já oferecer soluções de como fazer isso. O cunho social desse tipo de campanha deve estar atrelado ao resultado final e não apenas à conscientização. 

Então, defina a área, o subtema, o comportamento e a solução de como inserir essa nova rotina na vida. 

Como colocar a campanha no ar?

As formas de disparar as campanhas de marketing social são as mesma do marketing comercial. Você deve utilizar as ferramentas e softwares disponíveis. O que muda é o conteúdo, o objetivo. Por isso, invista na contratação de uma boa agência, como a Abrasivo Digital, para que os esforços resultem no que foi planejado.

x