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Entenda como funciona o marketing digital e sua importância

Postado em 29 de abril de 2024 | por
na categoria Marketing, Notícias
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aprenda como funciona o marketing digitalUma pesquisa divulgada no final de 2023 revelou que 62% dos consumidores brasileiros efetivam entre duas a cinco compras por mês no ambiente digital. Se formos avaliar quem faz pelo menos uma compra mensal na internet, o número sobe para 85%. A pesquisa “E-commerce Trends 2024”, encomendada pela Octadesk e Opinion Box, escancara o poder que o marketing digital conquistou. Por isso, nesse artigo, traremos informações sobre como funciona o marketing digital e por que ele chegou a esse patamar.

Uma breve contextualização sobre o marketing digital

Todo produto/serviço é apresentado ao mercado de alguma forma. O marketing digital é justamente a maneira utilizada para disponibilizar um bem, a fim de que as pessoas tomem conhecimento sobre ele. Além disso, que saibam como ele funciona, quais os seus benefícios e quais os problemas da vida ele pretende resolver

A intenção de divulgar um produto/serviço é com certeza fazer com que ele chegue ao público certo, aquele capaz de consumi-lo. Então dá para compreender por que o marketing digital precisa trabalhar com tantas variáveis de mercado, como público-consumidor, concorrência, segmento, contexto econômico e social e afins. 

É em meio a essa contextualização que o marketing digital surge como a ferramenta mais poderosa de atração e conversão. Com seu conjunto de estratégias, é possível fazer com que uma marca ganhe notoriedade, que ela conquiste uma posição de respeito no mercado e que ela venda mais. 

Mas claro que aqui temos que partir do pressuposto de que estamos falando de produtos/serviços de qualidade. Afinal, o marketing não faz milagres. Se o bem é ruim, o marketing pode até fazer esse bem repercutir no mercado, porém dificilmente ele vai se sustentar quando surgirem os primeiros feedbacks. 

Então, se você está ofertando um produto/serviço, cuide de todo o entorno para que ele realmente seja uma solução que dê resultados para o cliente. 

Vamos então ao conceito de marketing digital 

Marketing digital é o conjunto de estratégias utilizadas para gerar conexão entre uma marca, produto ou serviço e o seu público-alvo. Os objetivos dessas estratégias são muitos, tudo vai depender da intenção da empresa com aquela ação.

Ou seja, o planejamento estratégico de marketing digital é elaborado a partir da compreensão desses objetivos, auxiliando a empresa a conquistá-los. Apesar da associação do marketing às vendas, suas estratégias ultrapassam esse quesito, elas podem ser utilizadas para inúmeros outros fins.

Mas, obviamente, toda ação de marketing tem em vista algum retorno, ainda que não seja necessariamente financeiro em um primeiro momento. 

Então, o marketing digital utiliza a tecnologia para fazer com que um bem chegue até o seu potencial cliente.

Importância 

Pela própria definição, já dá para entender a importância do marketing digital. Mas vamos aqui enumerar algumas das razões pelas quais uma empresa deve investir nele:

  • Utiliza técnicas de persuasão em seu conteúdo, a fim de estimular o cliente a fazer alguma coisa (seja comprar, clicar em um link, fornecer seus dados etc);
  • Permite que se faça uma segmentação avançada, para que a mensagem chegue exatamente ao potencial cliente;
  • Ajuda a despertar a vontade de o cliente interagir com a marca por meio de técnicas de conteúdo, aumentando o engajamento;
  • Divulga uma solução com efetividades, mostrando os benefícios que ela oferece ao indivíduo;
  • Faz a captura de dados de clientes, criando um rico banco de dados para a empresa;
  • Permite uma precisa mensuração de dados, porque os sistemas que viabilizam as estratégias de marketing digital fazem todo o controle de resultados;
  • Otimiza os investimentos em marketing, porque apresentam custos menores;
  • Cria novas oportunidades de negócios para a empresa;
  • Melhora o ranqueamento da empresa nas páginas de busca da internet;
  • Ajuda na construção de reputação da marca, ajustando o seu posicionamento;
  • Aumenta o tráfego para o seu site; 

Como funciona o marketing digital?

Vamos montar um esquema que te permitirá entender, em linhas gerais, como funciona o marketing digital. Na prática, no entanto, cada uma dessas etapas requer a atenção, o empenho e o planejamento adequados, para que tudo dê certo no final. 

Assim, inicialmente, para montar uma estratégia de marketing digital eficiente, é necessário se debruçar sobre o segmento de atuação da empresa. Isso significa que o profissional de marketing digital precisa conhecer bem o mercado, a concorrência e o público. 

A partir daí é necessário definir os objetivos a curto, médio e longo prazo. Dentro de cada objetivo, deve-se então estipular as metas e prazos. Em seguida, é preciso definir a persona e fazer a segmentação do público-alvo. 

Antes de elaborar um plano de ação, a empresa também deve definir o seu posicionamento de mercado e estudar a atuação dos principais concorrentes.

Identificar o tom de voz da marca é essencial para gerar conexão e tornar o diálogo com o cliente funcional. Daí então é hora de determinar quais estratégias adotar e montar o plano de ação. Por fim, é hora de monitorar os resultados e fazer os ajustes necessários. 

Mas isso só vai funcionar, se sua marca estiver com uma boa assessoria. Por isso, contratar bons profissionais é o diferencial para o marketing digital trazer resultados. Entre em contato a Abrasivo Digital e vamos conversar sobre como fazer o seu negócio crescer. 

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